Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise à performance: Diablo 3 a 1080p na Xbox One

Com Full HD confirmado, será que também teremos 60fps constantes de frame rate?

Ainda estávamos com esperança de vos poder trazer um frente a frente completo de Diablo 3 na PS4 e Xbox One, mas a palavra final sobre o último lançamento da Blizzard em ambas as consolas teve de ser adiada devido ao lançamento de patches que alterarão substancialmente o jogo logo no seu dia de lançamento.

Tal como prometido, a Xbox One vê um aumento de resolução de 900p para 1080p, enquanto que as versões para ambas as consolas recebem uma atualização que corrige um bizarro problema de duplo frame-rate com o qual nos deparamos a semana passada e com o qual os criadores do jogo prometeram lidar.

A última questão que paira no ar está relacionada com a Xbox One e de como é que a Blizzard pode aumentar a resolução de 900p para 1080p sem que isso tenha impacto na performance do jogo. Ainda à uma semana atrás em plena Gamescom falamos com John Hight, diretor de produção da Blizzard, e ele revelou que apesar de o jogo estar inicialmente a correr em Full HD, a resolução teve de ser baixada de modo a que a alta performance do jogo se exibisse de forma mais consistente.

"De facto tínhamos 1080p, mas era difícil manter um frame-rate constante. Como Diablo é em grande parte um jogo de ação, quisemos garantir aquela sensação de grande responsividade, especialmente com 4 jogadores. Ter 4 witch doctors numa área do jogo cheia de demónios para nós é um cenário trágico porque significa que temos efeitos a disparar por todo o lado. Quisemos garantir de que mesmo nessas situações o jogo não perderia responsividade, e foi por isso que baixamos a resolução".

Xbox One 900p
Xbox One 1080p Patch
Uma ampliação feita em cima dos personagens do jogo é uma boa oportunidade para poder comparar os detalhes que o aumento de 44% em resolução do novo patch traz. Não estávamos muito preocupados com a resolução original de 900p quando a testamos e a verdade é que com este novo patch pouco mudou na nossa opinião.
Xbox One 900p
Xbox One 1080p Patch
A Blizzard parece ter conseguido obter os 1080p sem que isso tivesse grande impacto na qualidade de imagem, com uma pequena excepção : pedaços de sombra desapareceram. Podem notar isso á beira da parede no canto superior direito da imagem e na carruagem destruída atrás do nosso Bárbaro. Isto é bastante difícil de discernir na imagem ampliada e não representa um grande problema, mas é uma alteração apesar de tudo.
Xbox One 900p
Xbox One 1080p Patch
Aparte da pequena alteração apresentada na imagem anterior, a qualidade das sombras continua a mesma, com a Xbox One a usar as mesmos definições de suavização de sombras de um PC configurado em High settings.
Xbox One 900p
Xbox One 1080p Patch
Áreas onde o contraste é mais alto tendem a favorecer ou aumento de resolução, mas mesmo aí a diferencia não é muito pronunciada. Tremores na imagem gerados por aliasing aplicado a imagens já processadas podem ser mais evidentes em resoluções mais altas, mas isso nunca foi um problema neste Diablo 3.

A boa noticia é que a Blizzard de facto conseguiu atingir os 1080p na Xbox One, e fê-lo sem qualquer impacto na qualidade visual do jogo. Suspeitamos que isto se deve em grande parte à modificação dos mapas de sombra, uma mudança subtil e ocasional que também ocorre na versão PS4. Contudo, e numa perspetiva de qualidade de imagem, as primeiras impressões apontam para que as versões das duas consolas sejam absolutamente idênticas, algo que queremos comprovar assim que analisarmos mais e mais áreas de jogo para a comparação final entre as duas consolas.

Até agora tudo bem. Contudo, em termos de quantidade de pixeis apresentados no ecrã temos de ter em conta que esta tem de aumentar 44% em relação à versão anterior ao patch. O update ao código que a que John Hight se refere, trata-se presumivelmente da revisão XDK que desliga a reserva dedicada ao Kinect e confere 10% de poder adicional de GPU aos developers. Embora bem-vindo, não parece de todo possível que esta alteração de código consiga trazer todos estes pixeis extra só por si. É para nós claro até, que o aumento para 1080p tem um preço, e isso traduz-se na diminuição do frame-rate nas áreas mais movimentadas do jogo.

Por fim, deve de ser salientado que estas diminuições de frame-rate são as diminuições típicas que encontramos quando estamos a analisar jogos e não os problemas de duplo frame-rate reportados no artigo anterior. Na altura analisamos à mão 12000 frames de imagens por plataforma de forma a mostrar com clareza o problema, mas neste caso, a nossa aproximação standard serviu para isolar as quedas de frame-rate nesta versão 1080p pós patch.

Cover image for YouTube videoDiablo 3 Xbox One 1080p Patch Frame-Rate Test
Análise de performance de Diablo 3 na Xbox One: em grande parte do tempo vemos os 60 frames por segundo, mas quando a ação aumenta há quedas até 50 frames por segundo.

A relação causa-efeito é bastante simples de estabelecer neste caso. Em áreas com mais inimigos e efeitos, como na batalha nos portões de Tristram ou o caótico encontro debaixo da terra no Acto 2 vemos quedas de frame-rate. Em suma, enquanto que a Blizzard consegue reduzir a diferença de qualidade de imagem entre a Xbox One e a PS4, há agora problemas de performance que se manifestam nas áreas mais movimentadas do jogo. Estes problemas, não afectam o jogo de forma séria e a maioria dos jogadores nem sequer vai notar que eles estão lá, mas é certo de que um aumento de resolução em 44% tem o seu custo: nos mesmos cenários, a versão 900p provou ser muito mais estável e suave.

Tudo isto abre um interessante debate : frame-rate vs número de pixeis no ecrã. Os comentários feitos por Hight na Gamescom e as notícias de que a Microsoft enviou engenheiros para a Bungie de modo a que ajudassem a lançar Destiny a 1080p, sugerem que a Microsoft prefere aumentar a resolução de modo a reduzir essa diferença para a PS4 nos títulos multi-plataforma. Mas isso implica que o frame-rate vai baixar. Será que é a melhor aproximação?

Tal como noticiado na semana passada, Diablo 3 a correr a 900p na Xbox One pode não apresentar o mesmo nível granular de detalhe da PS4, mas a diferença é muito subtil. Por outro lado também é difícil de julgar esta nova atualização, porque as quedas de frame-rate não são de todo prejudiciais à experiência geral de Diablo 3. Mas sendo Diablo 3 um título focado na ação e tendo jogado ambas as versões a 900p com 60 frames por segundo fixos e a nova versão a 1080p com algumas quedas de frame-rate, teríamos escolhido a versão mais consistente a 900p se nos pudessem dar a escolher.

Voltaremos à carga brevemente com uma comparação detalhada não só entre as duas consolas de nova geração bem como a versão original no PC.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Diablo III: Reaper of Souls

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários