Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

League of Legends - A escada para o sucesso

E como lidar com os flames.

A escada do Sucesso.

League Of Legends é um grande edifício e subir as suas escadas até ao topo não é uma tarefa fácil. É importante conhecer o jogo e saber como este funciona, mas existem vários obstáculos que têm de ser ultrapassados nesta subida.

Lidar com o flame

Flame - uma palavra que circula no vocabulário de todos os gamers. Não há um videojogo que consiga escapar às pessoas que têm como objetivo criticar o próximo e deitar abaixo os colegas de equipa. Está na natureza de algumas pessoas ser assim, outras apenas estão a passar um mau bocado e, infelizmente, nada podemos fazer para acabar com os flamers. Porém, podemos aprender a lidar com eles!

Os flamers distribuem-se em duas categorias: por um lado, existem jogadores que, mesmo antes de entrar no queue, já têm o intuito de praticar o flame e, em contrapartida, outros apenas se tornam agressivos no decorrer do jogo.

A 1ª categoria é, normalmente, a mais difícil de lidar, visto que é totalmente desconhecido, para nós, o motivo desta atitude do jogador. São inúmeras as causas que o levam a descarregar nos colegas de equipa: um mau jogo anterior, várias derrotas consecutivas, problemas familiares ou apenas um mau dia. Assim sendo, não está dentro do nosso alcance ajudá-lo e a única maneira de lidar com este tipo é ignorar o jogador, usando o botão Mute e, no final da partida, reportá-lo.

"infelizmente, nada podemos fazer para acabar com os flamers. Porém, podemos aprender a lidar com eles!"

Por vezes podemos pensar que a utilidade deste botão é nula, mas a verdade é que o flame é “transmissível”, com isto quero dizer que, depois de tanto tempo a ler os insultos de alguém, a nossa única vontade é responder da mesma forma. Portanto temos de dar uso a este botão logo que nos deparamos com um flamer e, também alertar os nossos colegas para fazerem o mesmo. No fim das contas, o flamer irá entender que ninguém lhe está a prestar atenção e, muito provavelmente, acabar com os insultos. A Riot, por sua vez, já se apercebeu deste problema da comunidade e, na mais recente atualização, afirmou que todos flamers serão punidos com 14 dias de ban e, num futuro mais próximo, os jogadores com muitos avisos de “rage” não poderão realizar jogos a nível ranked.

A 2ª categoria é a mais comum no mundo virtual. É certo que já lidamos com jogadores que, inicialmente, pareciam simpáticos e atenciosos, porém mais tarde mostram ser o contrário. Esta mudança de atitude é, sobretudo, provocada por críticas pouco construtivas que em nada ajudam o desenvolvimento do jogador, apenas baixando a sua moral e levando-o a agir incorretamente. Uma forma de prevenir o flame é criando um bom ambiente dentro da equipa logo de início, fazendo comentários positivos aos colegas à medida que a partida segue.

É evidente que nem todos são bons, aliás, vão aparecer muitos jogadores com pouca capacidade pelo caminho, mas a verdade é que dizer-lhes isso sem qualquer fundamento não vai, de forma alguma, ajudá-los a melhor. Pelo que, se quisermos chamar a atenção alguém devemos fazê-lo de uma forma suave, explicando onde este errou e dar dicas para fazer melhor numa próxima vez. A maior parte dos praticantes do League Of Legends querem tornar-se melhores, aliás, os artigos mais lidos em todos os fóruns costumam ser os que abordam exatamente esta questão, mas nenhum jogador irá melhorar sem ajuda externa que, por sua vez, pode ser a vossa.

Sintetizando, é perfeitamente possível lidar com a maior parte do flame e, mais fácil ainda, preveni-lo. Não nos podemos precipitar nos nossos comentários e ajudar sempre os nossos colegas de equipa, nunca esquecendo o mais importante: O principal objetivo e a razão pela qual começamos a jogar é a diversão.

Dicas para uma subida mais eficaz

Lidar com o flame é o primeiro passo para que a subida da escadaria do League Of Legends seja mais simples. Todavia, um bom ambiente dentro da equipa nem sempre é suficiente para arrasar com o inimigo. Porém, se a esta boa relação entre os colegas de equipa adicionarmos algumas dicas vitais do jogo, o domínio será acessível a qualquer um!

Farm e Last Hitting

Não é novidade que o farm é a principal fonte de gold em todas as lanes, naturalmente, se conseguirmos um melhor farm que o nosso adversário direto, teremos mais gold e seremos mais fortes. Contudo, é preciso conhecer algumas dicas para que o ato de farming seja mais simples, nomeadamente, teremos de dominar o Last Hitting. O Last Hit representa o último ataque que é feito por nós num dado minion que, portanto, abate-o. Esta prática é fundamental para que os nossos minions não avancem em demasia no terreno e para que nós tenhamos acesso a todo o gold proveniente dos minions adversários. Sendo que, um bom last hitter deve controlar, por completo, a sua lane, isto é, ser ele a decidir quando os minions se devem aproximar da sua torre ou da torre adversária, através dos seus auto atacks.

Por exemplo, se sentirmos que estamos a precisar da ajuda do nosso jungler devemos deixar de atacar os minions, usando apenas o last hit. Desta forma, os inimigos vão ter a tendência de ataca-los e estes, por sua vez, vão se aproximar da nossa torre, deixando um enorme espaço atrás do adversário que irá ser aproveitado pelo nosso jungler. Se, no entanto, quisermos recuar até a nossa base devemos ser nós a “puxar” a nossa lane, isto é, a atacar repetidamente os minions adversários para que os nossos avancem na lane. Este ato vai impedir o adversário de se aproximar da nossa torre, deixando-a em segurança ou, em contrapartida, se o adversário recuar, tal como nós, a torre inimiga irá abater os nossos minions (o que significa que o inimigo vai perder a experiência destes).

Para praticar o Last Hitting:

Comece um custom game sem aliados nem adversários, apenas nós e os minions! Escolha um champion que queira dominar, uma lane e, sem runes nem masteries, apenas com uma doran's blade começe o trabalho. Já na sua posição, espere pelos minions e tente treinar o last hit usando apenas os auto atacks, nada de habilidades, tentando abater todos os minions adversários que aparecem no seu caminho. Jogue até aos 20 minutos da partida, sem nunca sair da sua lane, e repita o jogo com outros champions e noutras lanes.

Depois de uma duzia de jogos, ou após se sentir confortável e não perder muito farm, avance para o passo seguinte: Um custom game com bots, tanto do seu lado como do lado inimigo. Vá para a sua lane e tente concentrar-se no farm, use as habilidades quando for necessário e treine o ato de puxar a sua lane ou, em contrapartida, deixar o inimigo fazê-lo. Repita o processo muitas vezes e lembre-se: o objetivo do jogo não são as kills!

Aqui está o farm perfeito que deverá ter dentro da sua lane:

  • 5 min: 38 minions
  • 10 min: 90 minions
  • 15 min: 141 minions
  • 20 min: 192 minions

O Controlo do Jogo

A tática do Last Hit ajuda-nos a controlar a nossa lane, mas para um maior domínio do jogo temos de aprender a controlar todo o mapa.

Para começar, é essencial termos sempre a noção da possível posição do jungler inimigo, conhecendo os timers e o seu percurso. Sabemos que os buffs, o alvo inicial do jungler, nascem 1 minuto e 55 segundos após o início da partida. Assim sendo, se este campo se encontrar do lado da nossa lane, é possível recebermos uma visita do jungler perto dos 2 minutos e 15 segundos, contrariamente, se o seu buff inicial se encontrar do lado oposto do mapa, podemos aguardá-lo aos 3 minutos de jogo. É importante, também, saber que de 5 em 5 minutos os buffs renascem, procurando assim contestá-los.

O mesmo acontece com os maiores objetivos da jungle: o dragon e o baron. É crucial ter visão destas áreas do mapa durante todo o jogo e saber o tempo que estes demoram a nascer. Do mesmo modo, também devemos procurar contestá-los, ou seja, se o dragon caiu para os inimigos, é nossa obrigação preparar o próximo com antecedência, quer isto dizer que devemos privar os nossos inimigos da visão dessa região do mapa antes do dragon renascer, isto é, em menos de 6 minutos.

O Contra-Ataque

Todos as partidas baseiam-se em ataques: os inimigos atacam os nossos minions, os nossos colegas de equipa e as nossas torres, sendo que uma das chaves para a vitória passa por saber quando devemos defender ou contra-atacar.

Num determinado jogo, tu e o teu companheiro de equipa encontram-se na Top Lane e, enquanto isso, toda a equipa inimiga faz uma visita surpresa à tua Bot Lane, onde se encontram os restantes membros aliados. Neste caso, tentar ajudar os teus colegas é uma péssima decisão, visto que não é possível atravessar todo o mapa e chegar a tempo para ter alguma influência na teamfight. Por outro lado, tu e o teu colega têm uma Top Lane vazia pela frente, será muito mais proveitoso continuar a puxar o Top, sendo que poderão compensar o gold e expandir o vosso território em vez de recuar e chegar a uma lane já sem ninguém. É evidente que terás de recuar se houver uma possibilidade de os inimigos chegarem ao Nexus, antes de qualquer companheiro teu renascer.

É importante nunca ficarmos parados num jogo como o League Of Legends, devemos sempre procurar obter gold e aumentar o nosso território ou, por outro lado, tentar compensar o gold que a outra equipa ganha. Caso os inimigos corram para as nossas torres e não for possível, para nós, chegar a tempo de as defender, devemos compensar o gold começando um Dragon. Se, pelo contrário, forem os inimigos a começar o Dragon ou o Baron e não estivermos à altura para contestar, teremos todas as torres adversárias abertas e à nossa espera. Também é importante esperar pelos momentos certos para fazer as jogadas, por exemplo: se conseguirmos puxar toda a Bot Lane, pelo menos um adversário terá de a defender, o que será o momento perfeito para começar um Baron, visto que é a lane mais afastada e o adversário não conseguirá chegar a tempo de o contestar.

Em suma, não é impossível subir no League Of Legends. Os problemas foram criados para serem solucionados e a solução destes passa por nós, pelo que teremos de ser pacientes e lutar pelo nosso objetivo de uma forma inteligente, nunca esquecendo de manter o bom ambiente dentro do jogo.

Boa sorte nos Campos de Batalha, Summoners!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

League of Legends

PC

Related topics
Sobre o Autor
Vladyslav Reznikov avatar

Vladyslav Reznikov

Redator

O newbie da Eurogamer, mas que já tem anos de vida no universo online. Amante de MMOs e FPS, mas não deixa de viver a realidade com o seu interesse pela música, nomeadamente guitarra elétrica.

Comentários