Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

LittleBigPlanet 3 - Antevisão

Sackboy está de volta e traz companhia.

O anúncio de LittleBigPlanet 3 na conferência da Sony na E3 apanhou todos de surpresa, pois não era um jogo que estava na mira dos rumores antes do evento. Apesar da surpresa o seu anúncio não teve o mesmo impacto que a revelação do primeiro jogo. A série LittleBigPlanet ganhou por direito próprio um lugar cativo no universo PlayStation, saltando, como muitos outros, do estúdio original para estúdios paralelos, neste caso o Sumo Digital.

Apesar de já não ser o estúdio Media Molecule a comandar a produção, LittleBigPlanet 3 continua igual à sua origem, principalmente na sua simpática forma de nos cativar no primeiro instante. O Sackboy é o principal culpado, e desta vez traz consigo mais três amigos: o Toggle, Oddsock e Swoop. Cada uma destas novas personagens tem a sua própria habilidade, abrindo um enorme leque de possibilidades nos níveis, e claro, como já devem estar a pensar, na criação de níveis. Toogle é o gordinho do grupo, usando o seu peso para empurrar objetos, mas também a capacidade de se transformar num pequenote, habilitando-o a passar em zonas que mais ninguém passa e a poder ser usado em plataformas onde é projetado. Oddsock é um tipo de sapo, tendo a habilidade de saltar mais alto e se apegar a paredes. Por fim temos o Swoop que é um tipo de pássaro que para além da óbvia capacidade de voar ainda pode pegar nos seus amigos.

Sackboy e os seus novos amigos.

No nível apresentado na conferência revelou algumas das habilidades de cada personagem e como isso influenciará o gameplay. O estúdio deparou-se na apresentação com diversos problemas de poderem passar pelos níveis, algo que na assistência parecia falta de sorte ou azelhice de quem estava a jogar, mas na verdade o problema era a lag do jogo. Esta lag foi verificada também mais tarde na apresentação à porta fechada que tivemos acesso. Um problema que o estúdio afirma que será resolvido.

Os LittleBigPlanet apesar de serem jogos sidescroll sempre foram um misto de 2.5D, onde temos níveis de profundidade. Em LittleBigPlanet 3 esse nível de profundidade ainda será maior, havendo certas cenas onde iremos quase que andar "para dentro" virando as costas ao jogador. LittleBigPlanet já era um jogo bonito na PlayStation 3 e por isso quando o vemos a correr na PS4 o impacto não é tão grande como outros jogos de nova geração. O facto de não haver um enorme salto gráfico na PS4 poderá também estar associado ao facto do jogo ser lançado também na PlayStation 3. O estúdio afirma que a diferença entre as duas versões se resume à resolução 1080p e melhores texturas na PS4.

"LBP está a ser produzido tendo em vista a cooperação, a comunidade."

A boa notícia é que iremos poder importar todos os níveis da série LBP para LittleBigPlanet 3. Estamos a falar de mais de 8.7 milhões de níveis, onde foram gastas mais de 41 milhões de horas na sua criação. Esta notícia teve logo impacto na comunidade LBP pois os jogadores começaram logo a criar/modificar os seus níveis para receber as novas personagens. Mas mesmo que um nível não seja mexido, todas as personagens poderão aparecer nos níveis criados, agora se irão funcionar ou não é um problema que ficará do lado do criador do nível.

O modo cooperativo não é novidade em LBP. Aliás, é muito mais engraçado e divertido jogar com amigos. Mas diferente do passado, onde os níveis tinham locais de acesso que apenas a cooperação poderia desbloquear, agora com diferentes personagens com as suas diferentes habilidades, estes locais serão ainda mais variados e claro, desafiadores. O estúdio promete que mesmo que joguemos sozinhos, o jogo continuará a ser divertido e recompensador, mas avisa que LBP está a ser produzido tendo em vista a cooperação, a comunidade, algo que vai ao encontro do universo LBP.

Se falamos de LBP temos que falar do seu modo criação, que já originou até diversos jogos dentro do próprio jogo. Neste terceiro jogo a série vai mais longe, entregando 60 ferramentas de criação ao jogador. Na tela vazia podemos criar níveis com cada uma das personagens. Como temos agora 4 personagens jogáveis podemos criar no editor novas personagens, tendo como modelo estas personagens. Podemos atribuir informações de lógica, modificar as suas características como peso, braços, pernas, cabeça, texturas e até velocidade. Ainda na personagem que estamos a criar podemos atribuir uma segunda habilidade de personagem. Tal como o Toogle pode-se transformar num pequenote, podemos colocar uma segunda personagem como segundo habilidade. Esta segunda personagem poderá também ela editada.

Sobre as restantes ferramentas não foi mostrado quase nada, apenas alguns gadjets e poderes que cada personagem poderá ter (como deixar rastos de fogo e andar mais rápido). Mas sabemos que é aqui que residirá o sucesso de LittleBigPlanet 3, tal como aconteceu nos antecessores.

LittleBigPlanet 3 será lançado em novembro deste ano e esperamos uma oportunidade para termos mais tempo com o jogo e com o seu modo criação. Até lá, alteraremos os nossos níveis para a nova geração de LBP.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

LittleBigPlanet 3

PS4, PS3

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários