Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Estudo diz que mulheres são mais aceites quando jogam limpo

O contrário é verdade para os homens.

Homens com comportamento agressivo têm mais probabilidade de ser aceites como amigos, do que homens que são passivos e simpáticos, isto quando falamos de comunidades de jogo em shooters. O contrário é verdadeiro para as jogadoras.

Estas foram as conclusões de um estudo da Science Direct, cujos resultados foram publicados pela Gamasutra. Foi conduzido pelos pesquisadores da Virginia Tech e pelas universidades dos estados da Pennsylvania e Ohio, como parte de uma investigação sobre comportamento humano.

Durante um estudo de caso, os pesquisadores jogaram Call of Duty: Modern Warfare 3 online na PlayStation 3. Criaram contas com nomes claramente indicativos de género, e jogaram com ambos ora passiva, ora agressivamente, antes de enviar os convites de amizade.

O estudo sugeriu que os pedidos de amizade são mais provavelmente aceites quando vêm de jogadoras do sexo feminino que se comportam de modo positivo durante o jogo, do que quando estas usam termos ofensivos (conhecido por trash-talk). O nível de habilidade (skill) não provou ter influência nos resultados.

"Encontramos suporte para a hipótese de que em geral, as mulheres conseguem mais complacência com pedidos de amizade do que os homens. Também encontramos suporte para a hipótese que as mulheres com comportamento positivo têm maior aceitação do que aquelas que se comportam negativamente", exactamente o contrário com os homens.

"O papel de género estereotipado por jogadores em ambientes de jogo de "first-person shooters" podem encorajar um espaço social que marginaliza e aliena as jogadoras, as mulheres. O anonimato dos jogos online pode reforçar atitudes consistentes de grupo e amplificação de estereótipos sociais."

A comunicação nos jogos é muito diferente da presencial. As pessoas comunicam com a informação que têm, e por isso é natural que recorram a estereótipos mais levianamente, pelo menos antes de conhecer melhor a pessoa que está do outro lado.

Read this next