Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Alien Isolation - Antevisão

Uma enorme surpresa e sim estamos entusiasmados.

A série Alien não tem sido muito bem tratada nos últimos anos, andando um pouco à deriva no que realmente pretende ser. Uma série que nasceu no cinema tem todo o potencial de ligar o jogador ao imaginário dos filmes, e continuar a ser relevante, mesmo após 35 anos desde o primeiro filme. Se pegarmos no cinema como exemplo, a série de filmes é também ela destinta entre si. Para minha felicidade Alien Isolation tem como inspiração o primeiro filme, Alien - O 8.º Passageiro.

Na apresentação à porta fechada nesta E3 tivemos a oportunidade de ver uma parte do jogo, onde foi revelado não só o conceito, mas como também as principais mecânicas, que se centram mais no terror do que ação. Esta mudança em relação aos jogos anteriores traz um jogo mais calmo e apurado, muito mais claustrofóbico, na onda do primeiro filme da série.

O jogo está a ser produzido pelos criadores da série Total War, uma decisão que assim de repente parece ser um tiro no escuro, tal é a diferença de géneros. Esta diferença poderá ajudar Alien Isolation, pois às vezes é preciso sangue novo para poder mudar o que está mal. Uma coisa é certa, pelo que vi o estúdio The Creative Assembly está no bom caminho.

Sendo um jogo mais virado para o terror temos que agir com mais cautela. Temos que analisar bem para onde vamos, o que está à nossa volta e escolher bem os sítios onde nos podemos esconder. Uma das ajudas que temos ao dispor é o mítico sensor de movimento, que revela a posição de pessoas e Aliens. Este sensor é de extrema importância no jogo, não só pela sua funcionalidade, mas também por conseguir ligar rapidamente o jogador ao imaginário Alien.

Quando usamos o sensor e olhamos para ele, todo ambiente fica esbatido, e quando olhamos para o ambiente o sensor fica esbatido. É um pequeno pormenor mas que ajuda a criar ainda mais o efeito claustrofóbico. Presente está também a iconica arma lança chamas, que é de grande ajuda para limpar condutas.

A nível estético Alien Isolation busca inspiração no filme de 1979. Os menus revelam uma arte e tamanho do letring que definia os originais, com botões maiores, sons retro, dando um ar antigo, apesar do jogo ser futurista.

Um dos objeticos do nível era passar por uma porta, mas estava fechada, e sair da zona onde se encontrava o Alien. Para a abrir tínhamos que simular um plano se evacuação, abrindo assim a porta pretendida. Depois de hackearmos uma zona onde estava um gerador libertamos um sintético, os seres produzidos pelos homens, bem conhecidos da série. Aqui temos que usar de diversas armas para o matar, pois devido à ausência de partes metálicas e sangue, a junção de fogo e eletricidade deu conta do recado.

Pelo meio temos que lidar com Alien e humanos como inimigos, mas não esquecer os sintéticos, sendo que estes últimos não sabemos de que lado estão. Em busca da sobrevivência fará com que tenhamos que lidar com outros humanos, que querem exatamente o mesmo que nós, sobreviver. Com a evacuação iniciada o Alien foi alertado pelo enorme barulho, bem como certos inimigos.

"A tenção está constantemente no jogo, quer pela música bem como pelo enredo."

O estúdio está a fazer um excelente trabalho com os efeitos sonoros e visuais. Alien Isolation é rico no trabalho de arte, de luz, da forma como os níveis estão construídos, tornando tudo mais real. Sendo um jogo de terror a progressão é mais lenta, mas bastante recompensadora. Temos que olhar para qualquer canto e quando vistos temos que rapidamente esconder-nos para que não sejamos detectados. Quando estamos escondidos, como por exemplo num armário, temos que ter cuidado com a nossa respiração, pois o Alien sente tudo e está sedento.

Estamos sempre em constantemente stress no jogo, quer pela música bem como pelo enredo. Temos que estar constantemente à procurar nos corpos mortos bens que possam ser úteis. Não foram raras as vezes que saltei da cadeira, pois assusta mesmo. A ausência de luz também ajuda para criar o ambiente certo, mas é na combinação de tudo isto que torna o jogo bastante promissor.

Alien Isolation está no bom caminho. Um jogo mais calmo, pautado e com uma enorme doze de terror. Estaremos bastante atentos à produção de Alien Isolation e ver até onde irá o estúdio, quebrando com algumas regras do passado.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Alien: Isolation

Android, iOS, PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários