Diferença entre Xbox One e PS4 pode encurtar-se

Consultor diz que ESRAM pode mudar as coisas.

Wolfgang Engel, consultor de soluções tecnológicas na Confeti FX, conversou com o Gamingbolt e falou sobre como a Xbox One poderá chegar à mesma performance 64-bits que a PlayStation 4.

Emil Persson, diretor de pesquisa no Avalanche Studios, disse na GDC 2014 que as ROPs permitem texturas com maior largura de banda e por isso a PS4 pode gerar texturas de 64-bits e a Xbox One apenas texturas a 32-bits.

Engel, que geriu a tecnologia RAGE em GTAIV da Rockstar, disse que esses números são teóricos e não refletem o ambiente de desenvolvimento de um jogo pois as tecnologias e técnicas implementadas podem ditar resultados variados.

Adicionalmente, falou que a inclusão da ESRAM na Xbox One pode vir a mudar os números pois tem uma alta largura de banda a 204GB/s. "Vamos pegar num cenário em que tens 20 alvos de renderização diferentes por fotograma e os renderizas para a memória, será difícil dizer que este será mais rápido que aquele e é ainda mais difícil tirar uma ideia geral sobre algo, especialmente com a ESRAM metida no meio."

"Depende muito de como usas a memória do sistema e a ESRAM. Irás correr muitas capturas de performance para ver onde estão o gargalo, acesso de memória ou instruções aritméticas. Na maioria dos casos, acredito que os padrões de acesso à memória sejam o nosso maior desafio."

No futuro, os padrões de acesso podem ganhar maior importância pois os programadores podem criar caminhos diferentes para a CPU e GPU acederem à memória e obter altos ganhos na performance. Mas teremos que esperar para ver.

Salta para os comentários (34)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (34)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários