Falha poderá ter comprometido a economia de Elder Scrolls Online

"Item duping" é um problema sério num MMO.

O chamado "item duping" é um termo antigo no gaming, para denominar um tipo de "exploit" que basicamente permite copiar e colar qualquer item sem custos adicionais.

Em jogos single-player isto não representa grande problema, se o jogador escolher usar truques para benefício da sua própria experiência, não há nada de errado. Já num MMO, um caso destes pode facilmente arruinar por completo a economia do jogo, o que pode já ter acontecido com o Elder Scrolls Online.

Aparentemente, a possibilidade de duplicar items já existe desde a beta, com o caso a ser hoje conhecido, depois de alguns utilizadores mais "nobres" terem comunicado o facto à Zenimax. Não há forma de sabermos de imediato os impactos que isto poderá causar na economia, mas importa notar que era bastante simples de usar o "exploit", não se tratava de uma avançado golpe de "hacking".

Tudo podia ser duplicado, desde os materiais lendários para craft, até aos valiosos "racial crafting books". Qualquer arma ou armadura podia ser copiada. O patch deste fim-de-semana deverá ter corrigido o problema imediato, tendo em conta que se relacionava com o empilhamento ("stacking") de items no guild bank.

"Mudamos a funcionalidade de empilhamento automático no guild bank. Terás que juntar os items no teu próprio inventário, antes de os colocar no banco."

Apesar de serem boas notícias, o mal causado por este erro está longe de ser apagado. Mesmo que a Zenimax consiga identificar e banir os infractores que utilizaram este "exploit", os materiais lançados por eles para a economia são impossíveis de retirar a jogadores que os compraram de forma legítima, ainda que a preços mais baixos.

Outra opção, mais radical, seria um restauro ao estado do jogo. Este será muito pouco provável, tendo em conta que iria pôr em causa o progresso dos valiosos jogadores que jogam normalmente, e que, lembramos, pagam uma mensalidade para o fazer.

Salta para os comentários (3)

Sobre o Autor

Aníbal Gonçalves

Aníbal Gonçalves

Redator  |  Darthyo

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Jogos Project Zero poderão receber mais remasters

Koei Tecmo ficou surpresa com as reações.

Netflix não comprará estúdios de jogos a torto e a direito

Estará atenta a oportunidades que façam sentido.

Abertas as reservas para Cotton 100% e Panorama Cotton

Strictly Limited Games e ININ Games celebram 30 anos da série.

Vídeo | Lootbox #34 LIVE - Em direto com a comunidade

Junta-te a nós pelas 16h de Portugal, 12h no Brasil.

Comentários (3)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários