Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Se não fosse a Nintendo, Bayonetta 2 não existia

Diretor criativo fala sobre exclusividade Wii U.

Durante uma apresentação no UCF's Center for Emerging Media, o diretor criativo da PlatinumGames teceu uns comentários sobre a exclusividade de Bayonetta 2 na Wii U.

Quando questionado sobre os desafios em transitar de editora e plataformas, Kellam disse que o jogo "não existiria sem a vontade da Nintendo." No final de contas, a Platinum queria muito fazer Bayonetta 2, e isso era o mais importante.

"Sem entrar em matéria que é ao mesmo tempo confidencial e tema de negócios, a questão que gostava de colocar é a seguinte: Queres jogar Bayonetta 2? Ele não existiria sem a Nintendo. Por isso, embora compreenda que as pessoas quisessem jogá-lo nas plataformas em que jogaram o primeiro, nós queríamos criá-lo."

Quando pressionado sobre as vendas que seria necessário a Platinum alcançar, Kellams acrescentou: "Mas se vais vender um jogo numa plataforma da Nintendo, quem é que preferes que publique o teu jogo? Pois, a Nintendo. Eles sabem melhor que ninguém como servir a sua audiência, e vão explicar melhor o nosso jogo na sua plataforma."

"Raramente vês grandes sucessos "third-party" nas plataformas Nintendo, porque é mesmo muito difícil lutar contra Mario, certo? É por isso que a Universal não é tão grande como a Disney. Quer dizer, é complicado lutar contra alguém no seu próprio território."

"O que importa é que Bayonetta 2 é um projeto em que temos muito entusiasmo, e queríamos garantir que ele sobrevivia. Olho para ele todos os dias da minha vida quando estou no escritório. É mesmo porreiro, e o mundo (do gaming) vai ser um sítio melhor porque Bayonetta 2 existe."

"Passo muito tempo no Twitter a ver pessoas zangadas, "porque não está na PS3 e 360?", "porque temos que comprar uma Wii U para jogá-lo?". E agora que a Ps4 e Xbox One saíram é "porque não está na PS4 e Xbox One?", então, não se trata de ter que comprar uma peça de hardware, é só porque algumas pessoas não o queriam na Wii U."

"É compreensível, talvez esse não seja o sistema para ti, ou talvez essa não seja a plataforma onde estás habituado a jogar, mas nós queríamos fazê-lo, pensamos que vai ser um título divertido, as pessoas que o vão jogar vão adorá-lo, e pensamos que tomamos a decisão correcta para que sobrevivesse. Prefiro viver num mundo onde Bayonetta 2 é uma realidade."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Bayonetta 2

Nintendo Wii U, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.
Comentários