Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Wii Sports Club - Análise

Campeão de vendas numa nova plataforma.

Com Nintendo Land a encabeçar a primeira fornada de jogos para a Nintendo Wii U e como um dos títulos melhor demonstrativos da capacidade do GamePad de modo a promover a jogabilidade assimétrica, um ano depois a Nintendo regressa à série que permitiu à Wii alcançar um resultado estrondoso. Há quem sustente que jogos como Wii Party U ou este Wii Sports Club deveriam ter sido lançados juntamente com a consola. Embora uma decisão dessas daria um sentido de continuidade, poderia também suscitar um efeito inverso ao dar aos jogadores uma mensagem que levaria os jogadores a aceitarem a Wii U como uma consola semelhante à anterior mas com alta definição. Ora, Wii Sports Club é um título que partindo das bases do original e da sequela Wii Sports Resort, transporta para a nova plataforma doméstica da Nintendo um desafio algo similar, baseado nos controlos por movimentos, ao qual se junta uma aparente simplicidade sem ignorar um desafio consistente e um grafismo de alta definição.

Embora Wii Sports tenha sido lançado juntamente com a Wii, a Nintendo não está a disponibilizar este jogo como um produto completo. Ao fragmentar Wii Sports Club em diversas modalidades que podem ser adquiridas separadamente, por preços razoáveis e mais económicos (10 euros por cada desporto), é dada ao jogador a possibilidade de escolher o desporto que melhor serve os seus interesses, como também pode adquirir o "pack" completo.

Fazer a bola passar entre os arcos dá mais alguns segundos e pontos.

Existe ainda outra hipótese que consiste em obter uma licença de uso do jogo completa por um período de 24 horas, custando 2 euros o bilhete. Por agora, apenas 3 modalidades se encontram disponíveis. Aquando o anúncio do jogo, durante a Nintendo Direct em Setembro de 2013, ficámos a saber que mais modalidades seriam incorporadas nos meses seguintes, nomeadamente o boxe e o basebol. Mas se tiverem activada na Wii U a opção que vos permite receber conteúdo através do SpotPass, uma versão de demonstração do jogo estará instalada no vosso disco podendo até aceder ao seu conteúdo por um período de 24 horas, sem qualquer custo.

Marcado por uma apresentação simples, quase em linhas suaves, transições de cores cómodas, despido dos detalhes e dos pormenores que fazem de qualquer jogo desportivo uma espécie de transmissão televisiva, Wii Sports Club beneficia de duas inclusões relevantes, embora um pouco tardias, como são a possibilidade de jogar partidas online com os amigos ou com jogadores de todo o mundo e usar os Wii remotes plus de modo a conseguirem um nível de precisão com o qual se consegue aprofundar e desenvolver um pouco mais a jogabilidade. Porém e não obstante estas melhorias, às quais acresce um desenvolvimento dos desafios, não deixa de ser um jogo fortemente ligado à época de produção da Nintendo Wii, com isso quase relegando para um plano secundário as funções mais importantes do GamePad, com excepção para o golfe.

No bowling também existem desafios intermédios.

Começando pela adição dos Wii remotes plus, sente-se desde o começo que a experiência ficou mais fluida, em qualquer um dos desportos. No caso do ténis é possível endereçar a bola para um ponto específico do court com mais alguma precisão, assim como dosear melhor a força da pancada. A movimentação da raquete é bem mais realista mas continuamos sem controlar o nosso Mii. Dependendo do lado para que estejamos a apontar, o Mii tende a colocar-se na posição adequada, incluindo aproximações à rede. De certa maneira ainda é uma experiência algo condicionada, simples e semi-automática, ainda que conte com novos movimentos que tornam algumas jogadas mais interessantes. Lutando por pontos e vitórias dentro de jogos de duração variável, acresce a hipótese de jogarem em pares, ainda que tenham apenas mais uma pessoa ao vosso lado para partilhar a experiência. A inteligência artificial encarrega-se de controlar os restantes parceiros mas a sua intervenção é escassa.

É possível praticar e treinar este deporto antes de avançar para a competição online, onde o nível de desafio é genuinamente mais alto. Através de diferentes mini-jogos, como fazer passar a bola por arcos e ganhar assim mais tempo de jogo ou então encestar as bolas em pontos específicos, são pequenos desafios que complementam o modo principal e com os quais poderão até passar mais algum tempo, na tentativa de conseguirem aquela pontuação máxima. O Wii remote plus trouxe uma evolução no plano da jogabilidade mas algumas pancadas ainda não alcançam o ponto do court que tínhamos em mente, pelo que é provável passarem por uma ou outra dificuldade enquanto não se adaptarem totalmente ao sistema.

Quanto ao bowling, era e continua a ser o melhor dos três desportos, talvez por ser o desporto cujas regras melhor se adaptam ao método de utilização do Wii remote plus. A sensação de retorno é muito boa, especialmente quando jogarem com mais pessoas. Aqui tanto podem realizar partidas rápidas ou mais demoradas com a hipótese de acrescentarem obstáculos, o que vos obriga a usar o d-pad para criar uma diferente linha de trajectória e alguns efeitos especiais. Em bowling os jogadores mais experimentados tenderão a dar a volta aos obstáculos com mais facilidade mas também depende da aprendizagem e do treino. Ao fim de algum tempo conseguem memorizar a melhor forma para os contornar e, com alguma sorte à mistura, sempre se conseguem os tão desejados strikes.

Wii Sports Club está localizado para português.

Para o golfe os produtores mexeram nas fundações do jogo, ao ponto de incluírem o GamePad como elemento secundário na experiência. Colocado aos pés do jogador, o ecrã táctil serve de referência e auxiliar, mostrando a bola sobre o relvado juntamente com um medidor de intensidade de pancada, com o qual é possível antever a potência da pancada de forma a saber se a mesma é suficiente para levar a bola ao buraco. A sua execução não é particularmente complexa, embora envolva algumas calibragens do Wii remote pois o taco virtual tende a sair da sua posição ideal quando colocado junto da bola ao fim de algumas pancadas. De um modo geral a experiência é positiva, bem recriada e acessível, embora tenha alguns picos de dificuldade fruto da colocação dos novos buracos criados para esta versão.

Uma das características deste jogo é a possibilidade de evoluírem o nível de progressão da vossa personagem. Ao vencerem jogos adquirem pontos de experiência que vos permitem enfrentar adversários mais capazes e superar diferentes obstáculos. Depois, estes pontos tanto podem ser canalizados para o clube de que façam parte como para o vosso país, pois existem diversos rankings; individuais e colectivos, incluindo neste caso a posição de Portugal dentro de uma série de territórios europeus.

Wii Sports Club beneficia da passagem para o HD. À volta das áreas de jogo existem mais alguns detalhes, como construções ou instalações desportivas, mas o traço minimalista do original continua a imperar, ganhando pela acessibilidade, mas perdendo na comparação com outros jogos dedicados às diferentes actividades desportivas que compõem Wii Sports Club.

A resiliência da Nintendo em se afastar significativamente do original é também uma tentativa de conseguir trazer de volta a audiência que se entusiasmou pela acessibilidade do desafio em Wii Sports. Os três desportos agora lançados podem ser adquiridos separadamente, possibilitando alguma economia e preferência na hora da decisão. Mas sendo ainda experiências leves, comungam alguns pontos, como acessibilidade e jogo em família. A Wii U é uma consola construída pela Nintendo para outros voos, mesmo sem esquecer a base de apoio da Wii, sendo Nintendo Land, no capítulo da acessibilidade e demonstração das funções do GamePad e Super Mario World 3D, nos capítulos da complexidade e grafismo, exemplos de jogos que reflectem a dimensão extra proporcionada pela consola da Nintendo e pelo seu particular comando. Wii Sports Club fica assim um pouco desenquadrado junto desta nova oferta, mesmo que se lhe reconheça o papel decisivo na produção de um sistema vencedor e usemos com ele o comando mais revolucionário de sempre.

6 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Wii Sports Club

Nintendo Wii U

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários