Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Wii Karaoke U - Análise

Sensação vocal.

Depois de Sing Party ter chegado ao nosso mercado há sensivelmente um ano, exclusivamente para a Nintendo Wii U, os amantes dos jogos de karaoke encontram agora uma outra alternativa. Wii Karaoke U, desenvolvido pela japonesa Joysound, perfila-se como mais um tecto vocal, o jogo que testa os dotes vocais de qualquer pessoa, levando-as a experimentar, num reduto íntimo e livre de angústias, para cima de uma milena de músicas oriundas dos mais diversos géneros musicais com forte peso popular. Não podia ser outro o seu objectivo senão proporcionar um ambiente típico dos karaokes japoneses, sendo talvez uma das imagens mais genuínas que guardo, a exibição de Kazuma a cantar temas tipicamente japoneses em Yakuza 3.

Contudo, nota-se nos primeiros instantes de navegação pelos menus e numa primeira vaga de temas que escolhemos, que Wii Karaoke U pretende abranger o maior número possível de pessoas e ligar os continentes, abarcando as mais diversas bandas, independentemente do tempo e lugar de aparecimento. Claro que a escolha final de temas é sempre discutível se pedirmos meças ao jogo sobre os nossos favoritos. De qualquer modo é uma lista invulgar para um jogo deste calibre, compreendendo mais de 1500 títulos, estando previstos acrescentos de forma regular, o que significa que até ao fim do seu ciclo de abastecimento é expectável que supere os dois mil temas.

Mesmo sem bilhete é possível entrar no jogo e criar listas musicais.

Há, no entanto, uma grande diferença sobre este jogo que pode ser transferido para o disco rígido da Wii U sem quaisquer custos. Em vez de comprar um produto que o jogador acede ao seu conteúdo quando quiser, neste jogo o jogador adquire tempo que lhe dá acesso às músicas, ou seja, compra bilhetes que permitem o ingresso nos temas, descarregando-os de forma online, através de um sistema de "streaming", uma vez que as músicas escolhidas não são transferidas a título definitivo para o disco, mas activadas através da ligação à rede. Assim que o tempo de acesso às músicas terminar podem sempre entrar no jogo para realizar uma série de funções como organização do palco e alinhamento dos vossos temas favoritos para uma futura sessão do jogo, mas não poderão cantar os temas enquanto não adquirirem novo ingresso.

A primeira vez que acedem ao jogo depois de o descarregar da eShop, têm 1 hora de acesso às músicas, dando acesso a uma sessão experimental, sem qualquer limite no que respeita aos temas disponíveis, pelo que podem escolher qualquer um ou então definir uma lista de favoritos. Terminado o acesso gratuito pelo período de uma hora, terão que obter bilhetes. O preço destes depende do tempo que pretendem gastar com o jogo. Uma hora custa dois euros, enquanto que 24 horas correspondem a 4.99 euros. Ter o jogo por 30 dias equivale a gastar 14.99 euros. O tempo decorre de forma ininterrupta, a partir do momento que activam o bilhete e termina exactamente à hora prevista. Se ainda estiverem a efectuar "stream" do tema no tempo de fecho, é possível continuar a cantar até ao fim.

A variedade de espaços onde podem cantar é significativa. Pode ser num estúdio mas também num estádio.

É pena que não se tenha seguido a opção de contabilizar o tempo proporcionado pelo bilhete apenas durante o uso efectivo do jogo, pois se para 1 hora é provável que usem esse tempo na sua plenitude, o mesmo não se pode dizer para o bilhete de 24 horas a não ser que optem por uma maratona musical com os amigos e família. O menu do jogo é composto por uma série de colecções que se destinam a levar o jogador por diversos géneros musicais. Clássicos dos anos oitenta ou noventa, passando por vozes mais recentes, da pop e rock, é possível escapar ao quadro das recomendações e ir ao encontro de um tema em particular que tenhamos em mente. Com mais de 1500 músicas, a Joysound optou por conceder maior relevância a temas populares e conhecidos do grande público, muitos deles oriundos dos tops americanos e britânicos, não faltando Jessica Simpson, BB King, Johnny Cash, Oasis, Beatles e por aí em diante. Levaria muito longe perpassar as músicas presentes, incluindo os sempre desconhecidos temas japoneses, alguns com ritmo difícil de acompanhar. Porém, se querem algo mais alternativo irão encontrar algumas dificuldades ou então poucas músicas de bandas ou cantores cuja dimensão popular não é tão forte.

É possível pensar em Wii Karaoke U apenas como um jogo para se divertirem com os amigos, independentemente das qualidades vocais que possam ter. Mesmo que sejam uma cana rachada a cantar, podem sempre ignorar a opção que activa a pontuação pela vossa performance vocal, permitindo que acompanhem o tema sem serem punidos pelas desafinações ou tons errados. Mas para uma competição mais forte, inclusive com jogadores por perto, podem entrar numa batalha até 10 jogadores. Neste caso o microfone (ou o GamePad) irá circular entre duas equipas durante duas rondas.

Optando por uma avaliação da exibição vocal, a nota final obedece ao reconhecimento de diferentes parâmetros como o tempo das notas, a melodia, passando pelo uso de técnicas como o vibrato e ressonância da voz. Nestes jogos é difícil ter a certeza de um controlo apertado e exigente por parte do computador, ainda que haja uma nítida separação entre quem assegura ou não os seus dotes vocais. Mesmo acertando a letra e o tempo das notas, fica a sensação que nalgumas mudanças de entoação o computador concede eventuais atrasos ou entradas com antecedência. Porém, é sempre melhor conhecer os temas se quiserem chegar perto dos 100 pontos, a nota máxima, surpreendendo os amigos ao mesmo tempo que alcançam um lugar relevante na tabela europeia de pontuações, isto no caso de escolherem uma avaliação através da ligação à rede.

Uma nova sensação musical.

Como sucede noutros jogos do mesmo género é possível optar por cantar apenas um segmento de uma música em vez de passar todo o tema. Trata-se de uma opção mais consistente no caso de encherem uma lista com músicas. A utilização que é dada ao GamePad não é surpreendente nem particularmente inovadora. As opções básicas estão lá, sendo talvez a mais destacada a possibilidade de tirar fotografias com o vosso Mii em palco enquanto decorre um tema. Só não dá jeito terem que clicar nos botões de apoio por uma certa ordem. E embora seja possível utilizar o microfone do GamePad, é muito mais confortável segurar o microfone e ter o comando apenas para gerir as opções. Se são possuidores de um microfone que acompanhou Sing Party poderão conectá-lo imediatamente à porta USB.

Depois existem algumas definições na passagem das faixas áudio que podem ser alteradas, como o ritmo da música e até uma diminuição do efeito feedback caso aproximem demasiado o microfone das colunas. Podem optar também por aumentar a reprodução sonora da vossa voz em detrimento do acompanhamento. Depois há outros parâmetros de definição relacionados com o Mii, designadamente a personalização, na qual podem escolher uma indumentária apropriada aos géneros musicais que pretendem cantar. Tanto pode ser um fato ou uma roupa mais excêntrica. É também possível mudar a configuração do palco e das personagens que acompanham o nosso Mii. O design do palco e da audiência é bastante minimalista e baseado nas construções do género Mii, cumprindo minimamente com a função.

Numa colaboração da Nintendo com a Joysound inédita na Europa, há um cumprimento das expectativas traçadas para um jogo de karaoke. Não junta nada de novo nem inclui mais modos de jogo que outras opções existentes no mercado disponibilizam. Contudo, com mais de 1500 músicas passíveis de serem transmitidas, Wii Karaoke U proporciona um arquivo musical retumbante, sendo que há um custo por isso, que se traduz na impossibilidade de gravação destas músicas no disco. A opção pelos bilhetes que concedem uma utilização temporária servirá aquelas pessoas que querem jogar por curtos períodos, como uma hora, mas para períodos acima disso, a produtora e a Nintendo deveriam ter optado por um sistema que contabilizasse apenas o tempo efectivamente gasto. Como está, também faz lembrar os jogos arcade. Insiram uma moeda e cantem com os amigos.

6 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Wii Karaoke U

Nintendo Wii U

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários