Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Escolha dos Leitores 2013 - Top 10

Aqui estão os favoritos do ano da comunidade.

E assim chegamos ao final de mais um ano. 2013 foi um ano em cheio para o mundo dos videojogos repleto de experiências diferentes para todo o tipo de plataformas. Com tanta variedade e com tantos êxitos lançados ao longo dos últimos 12 meses, a escolha dos melhores de 2013 não pode ter sido fácil.

O período de deliberação dado foi de duas semanas, tendo a votação terminado na passada terça-feira. Como em anos anteriores, o Top 50 dos leitores será dividido e revelado em cinco partes. Publicaremos uma destas partes por dia até ao último dia de 2013.

O Top 50 dos leitores é um espelho dos jogos favoritos da comunidade Eurogamer Portugal e não tem qualquer influência da equipa da redação. Cada leitor teve a oportunidade de nomear cinco jogos, de modo a contribuir para esta lista, e de justificar as suas escolhas. Algumas dessas justificações vão aparecer ao longo do Top depois das conclusões das análises.

Se estão à procura do artigo "Os favoritos da redação", este ano decidimos apostar num formato em vídeo. Podem visualizá-lo aqui para descobrirem quais foram os jogos que mais marcaram os membros do Eurogamer Portugal em 2013.

10. Pokemon X & Y

GameFreak / 3DS

O que dissemos: "Pokémon X & Y não modifica a fórmula da série, mas vem sem dúvida modificar algumas bases já estabelecidas. Nunca antes houve tantas novidades a chegar em simultâneo e é precisamente este motivo pelo qual vão querer jogá-lo. É uma aventura nova criada com o intuito de aproveitar o melhor que Pokémon nos deu até hoje e de pegar nisso e evoluir para o próximo nível. Com Pokémon X & Y está garantido que a série continua a ser relevante e uma das melhores escolhas para as consolas portáteis. Para os fãs é mesmo obrigatório. Desde o lançamento da Nintendo 3DS que este é o jogo pelo qual aguardam e as expectativas são cumpridas, excluindo o pequeno detalhe do efeito 3D."

MasterLobus disse: "É impressionante como uma série dos anos 90 ainda consegue ser tão popular hoje em dia. Pokémon é um jogo com uma formula tão boa, que não precisa de mudar muita coisa para agradar aos fãs. Mas a verdade é que a cada jogo da série a Game Freak supera-se a si mesmo. Pokémon X e Y não foram excepção. Desde os novos gráficos 3D e os excelentes designs dos modelos dos Pokémons às animações bem conseguidas das batalhas e novas mecanicas de breeding, esta geração de jogos Pokémon introduziu muitas novidades na série. Mas a novidade que mais me impressionou foi o modo online do PSS. Certamente dos melhores modos online que já vi num jogo portátil, que nos permite estar em contacto com milhares de fãs de Pokémon de todo o mundo a qualquer momento. Quer sejam trocas, batalhas ou até voice chat, o modo PSS é pura diversão!"

rafaelsoares1 disse: "Após 14 anos (Gold/Silver 1999) onde todos os jogos de Pokémon não traziam grande inovação, chega Pokémon X&Y. Game Freak realmente sabe o que está a fazer e este novo título trouxe uma série de novos conceitos para o mundo de Pokémon. Apesar de sentir um pouco a falta dos pequenos personagens cabeçudos, a passagem do Pokémon para o 3D foi muito bem feita e recebida."

miguelcmb disse: "Um jogo que trouxe inúmeras novidades à série, como um mundo em 3D, o tipo Fairy, o Pokémon Amie, o Super Training e outros aspectos que facilitaram o jogo competitivo (o chamado Metagame). As batalhas estão mais interessante do que sempre foram, e a Game Freak está de parabéns pela banda sonora. Não é uma autêntica revolução, mas é bem capaz de trazer de volta aqueles que já se começaram a fartar dos últimos jogos e antigos fãs da série."

9. Ni No Kuni: Wrath of the White Witch

Level-5 / Studio Ghibli / PS3

O que dissemos: "Somando todas as partes que constituem Ni No Kuni, em especial a força do estúdio Ghibli e a produção da Level 5, é impressionante descobrir como o resultado final se revela tão equilibrado, como se as mentes que desenvolveram este jogo já se tivessem encontrado não numa, mas em várias produções. Neste primeiro esforço em comum, o resultado atinge o notável. Há poucos jogos nesta geração com uma dimensão tão grande e coesa. É verdade que boa parte das mecânicas de jogo nem são novidade, mas a Level 5 e a Ghibli conseguiram reforçar a autoria da obra, pondo exclusividade e bastante interacção nos sistemas de jogo, sem nunca recusar um desafio sólido e seguro para os veteranos dos jrpg's. Esta é uma daquelas viagens únicas que jamais esqueceremos e todo o investimento que se possa fazer para aceder a ela depressa se dilui perante tão grande sentido de dedicação e compromisso."

pedroasdi disse: "Uma verdadeira obra prima. A história do jogo é simplesmente fantástica e as cenas cinematográficas são espectaculares. A melhor surpresa de 2013."

PT-Satyr disse: "Uma história e personagens fantásticos aliados a uma jogabilidade de luxo muito a jeito dos tradicionais JRPG, tinha tudo para dar certo. Se adicionarmos os icónicos estúdios Ghibli não há como falhar. De facto o resultado é um dos melhores JRPG's dos últimos anos!"

swrutra disse: "Uma obra prima da Level 5. Apesar de relativamente linear, oferece um sem número de sidequests, personagens interessantes, e uma banda sonora envolvente composta pelo mítico Joe Hisaishi, que a par do estilo visual típico do Studio Ghibli nos faz sentir dentro de uma obra de Miyazaki interactiva. Dos melhores jogos japoneses da PS3."

8. Super Mario 3D World

Nintendo EAD Tokyo / 1-UP Studio / Wii U

O que dissemos: "Diria que entre as conquistas alcançadas pela EAD Tokyo neste Super Mario 3D World, há duas dominantes, e que justificam a atribuição da pontuação máxima. A primeira é a construção de um Super Mario em 3D capaz de albergar quatro jogadores em simultâneo. Enquanto que até aqui, exceptuando a linha 2D da série, qualquer uma das experiências em 3D era refém de um compromisso essencialmente individual, com este jogo a equipa de Koizumi superou uma barreira e entregou um jogo que mantém os valiosos atributos dos jogos anteriores mas que agora podem ser desfrutados por quatro jogadores. A segunda conquista é o alargamento dos conceitos que passaram do papel para experiência interactiva. Super Mario 3D World é um grande jogo cheio de surpreendentes jogos por dentro. As fronteiras da imaginação foram novamente superadas, prevalecendo a forte interactividade e a magnífica concretização em termos técnicos."

leaf_br disse: "A Nintendo conduziu de forma Perfeita todos os ingredientes para a receita de um jogo inesquecível para todas as idades. Parabéns."

miguelmiguel disse: "No meu top tinha que incluir, no meu entender o melhor título Wii U deste ano, e claro que para mim Super Mario 3D World não poderia faltar ao meu top. Dos jogos mais belos graficamente que já me passaram pelas mãos, acima de tudo bastante divertido. Obrigatório."

neveda disse: "A tarefa não se adivinhava fácil, mas a Nintendo volta a surpreender. A direcção artística é deslumbrante, o desenho de níveis roça a perfeição e a componente multijogador é a melhor que já se viu num jogo de plataformas. Recomendado a qualquer jogador e sem dúvida, o melhor jogo da Wii U."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários