Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Escolha dos Leitores 2013 - Top 20-11

Há aqui algumas surpresas.

E assim chegamos ao final de mais um ano. 2013 foi um ano em cheio para o mundo dos videojogos repleto de experiências diferentes para todo o tipo de plataformas. Com tanta variedade e com tantos êxitos lançados ao longo dos últimos 12 meses, a escolha dos melhores de 2013 não pode ter sido fácil.

O período de deliberação dado foi de duas semanas, tendo a votação terminado na passada terça-feira. Como em anos anteriores, o Top 50 dos leitores será dividido e revelado em cinco partes. Publicaremos uma destas partes por dia até ao último dia de 2013.

O Top 50 dos leitores é um espelho dos jogos favoritos da comunidade Eurogamer Portugal e não tem qualquer influência da equipa da redação. Cada leitor teve a oportunidade de nomear cinco jogos, de modo a contribuir para esta lista, e de justificar as suas escolhas. Algumas dessas justificações vão aparecer ao longo do Top depois das conclusões das análises.

Se estão à procura do artigo "Os favoritos da redação", este ano decidimos apostar num formato em vídeo. Podem visualizá-lo aqui para descobrirem quais foram os jogos que mais marcaram os membros do Eurogamer Portugal em 2013.

20. Rayman Legends

Ubisoft Montpellier / PC / PS3 / Xbox 360 / PS Vita / Wii U

O que dissemos: "Um jogo destes é um clássico imediato, uma obra obrigatória para qualquer jogador; seja ele novato ou veterano. Este é um daqueles títulos que recebemos com prazer e acabámos com absoluta satisfação. O género das plataformas está longe de perder viabilidade. É isso que nos quer demonstrar a equipa comandada por Ancel e a Ubisoft na validade da sequela, sinal revelador de que o êxito comercial não é tudo, mesmo que tenha sido evidente a tentativa de minimizar os riscos ao proporcionar adiamentos e conversão de exclusivo Wii U em multiplataformas, embora a versão Wii U ofereça mais argumentos em termos de interactividade e seja uma espécie de edição premium. Mas, no fim, ganham todos e assim, qualquer que seja a plataforma, são poucos os jogadores que terão de ficar à porta deste maravilhoso e obrigatório núcleo de diversões. Maior que Origins, desafiante e absolutamente surpreendente em termos de arte e design, Rayman Legends justifica todos os euros dispendidos na sua aquisição."

Lopes1988 disse: "O melhor jogo de plataformas do ano. Banda sonora perfeita, co-op apaixonante e gráficos de chorar por mais."

DjCodo22 disse: "O jogo é extremamente divertindo, provando o quanto o mundo dos jogos plataforma ainda pode oferecer!"

19. Forza Motorsport 5

Turn10 / Xbox One

euzkadi disse: "O Rei das pistas em grande estreia na nova geração. Pistas em grande detalhamento, cenários deslumbrantes e uma sensação de velocidade e perigo nunca antes vivenciado nos consoles."

GentlemanProxy disse: "Não comprava nenhum jogo de carros à alguns anos, desta vez decidi comprar o Forza, e nao me arrependo nada, já me tinha esquecido de como jogos de corridas podiam ser intensos."

18. Tearaway

Media Molecule / PS Vita

O que dissemos: "Tearaway é, até este momento, simplesmente um dos melhores jogos para a PlayStation Vita e a melhor demonstração das suas capacidades no contexto de um videojogo. É o seu expoente máximo na atualidade, um produto digno de louvor independente da plataforma. É um pequeno grande feito de engenho e criatividade que o estúdio Media Molecule conseguiu, que apesar de algumas falhas é um produto de excelente qualidade que vai figurar entre os melhores. Façam um favor a vocês próprios, comprem Tearaway. A vossa Vita precisa dele, vocês precisam dele."

kik0729 disse: "Divertido e adorável."

Ricardoxd disse: "Tearaway é uma das coisas mais belas que já vi no mundo dos videojogos."

17. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Nintendo EAD / 3DS

O que dissemos: "Quase ao fim de 3 anos, a Nintendo 3DS recebe o primeiro jogo produzido originalmente para a consola. A obra remasterizada do clássico Ocarina of Time é um marco na série e um título obrigatório se ainda não o têm, mas a Link Between Worlds fica ligado à primeira grande evolução da série, partindo daí para novas ideias e um conjunto de inovações que sem diluírem a identidade e estrutura da série, definem uma nova experiência, num misto de combates, puzzles e acção que se completam com satisfação, ao mesmo tempo que atestam a criatividade dos produtores em superar uma exigente meta. Mais uma vez, a Nintendo volta a surpreender e a proporcionar um jogo de comprovada qualidade."

John-San3 disse: "Mais uma vez a Nintendo prova sem dúvida alguma que consegue manter a incrível qualidade existente num dos seus franchises mais famosos de todos os tempos, e, provavelmente, melhorar a fórmula."

ElitePortugal disse: "Gosto do jogo original e este não lhe fica nada atrás... Com novos itens e diferenças grandes no grafismo fiquei um pouco reticente. Mas gostei muito e sempre senti que este era um jogo em que a história merecia mais detalhe. Mais um sucesso da casa tLoZelda."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Batman Arkham Origins

Android, iOS, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii U, PC

Call of Duty: Ghosts

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii U, PC

See 8 more

FIFA 14

Android, iOS, PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PS2, PlayStation Vita, Nintendo Wii, PSP, PC, Nintendo 3DS

Forza Motorsport 5

Xbox One

Gran Turismo 6

PS3

Rayman Legends

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PlayStation Vita, Nintendo Wii U, PC

Tearaway

PlayStation Vita

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários