Skylanders: SWAP Force - Entrevista com Guha Bala, o co-fundador do Vicarious Visions

Fiquem a par de tudo o que há de novo.

Tivemos a oportunidade de conversar com Guha Bala, co-fundador do estúdio Vicarious Visions, responsáveis pelo novíssimo Skylanders Swap Force, a nova fornada de bonecos de plástico que trarão as suas próprias aventuras, um renovado portal do poder, e uma curiosa funcionalidade que vai permitir fazer combinações entre as várias figuras.

Como sabemos, Swap Force terá uma responsabilidade superior aos anteriores, já que contará pela primeira vez com a concorrência de Disney Infinity. Quisemos por isso saber o que pensa Guha sobre esta nova fase, e o que terá exatamente Swap Force para oferecer de novo, que lhe permita manter a hegemonia dos bonecos virtuais. Fiquem com a entrevista:

Eurogamer Portugal: Olá Guha e obrigado por este tempo. Pode começar por uma breve apresentação de Skylanders Swap Force, para quem não está familiarizado com ele?

Guha Bala: Claro, o foco principal de Skylanders sempre foi dar vida a estas figuras de plástico, e desta vez fazemos isso de uma forma completamente nova. Swap Force é sobre um grupo de forças especiais, um grupo de Skylanders que depois de uma explosão mágica, ganha o poder de trocar a sua parte de baixo com a parte de cima. O que isto significa na prática para os jogadores, é que podes agora pegar num dos 16 Skylanders de Swap Force, e conseguir cerca de 250 combinações de Skylanders únicos.

Cada um destes Skylanders únicos e independentes pode ser melhorado (upgradable), tem habilidades próprias e jogabilidade adaptada a ele. É como uma tela em branco para a imaginação do jogador preencher. É uma forma totalmente nova de jogar na sala, onde combinas os teus Skylanders em busca de uma combinação, mas eles depois ganham vida no jogo de formas únicas também.

Eurogamer Portugal: Vão existir Giants com esta nova mecânica, como Swappable Skylanders se quiser?

Guha Bala: Em cada lançamento de Skylanders procuramos uma filosofia inovadora, com o primeiro Skylanders tratou-se de dar vida aos brinquedos através do portal do poder, com Giants a ideia era torna-los grandes e poderosos, e agora é tudo sobre permutar e experimentar. Então, com Swap Force não vamos ter gigantes, a ideia é que cada combinação represente um Skylander único.

Eurogamer Portugal: E vai existir um novo portal, assumo que os Skylanders antigos vão funcionar neste novo portal? E ao contrário como será?

Guha Bala: Vamos apresentar uma nova colecção de brinquedos com Swap Force, o novo portal do poder trará uma nova magia, e por isso estes novos Skylanders não funcionarão no jogo e portal antigos. A boa notícia é que toda a colecção anterior, todos os Skylanders em que tenhas investido, vão ter agora mais valor, vão funcionar no novo portal, vão ter o seu nível máximo aumentado de 15 para 20 e vão todos conseguir saltar. Foram todos remasterizados em alta definição também, por exemplo na PlayStation 4, vão todos estar em 1080p, com uma enorme clareza e detalhe.

Eurogamer Portugal: Seria louco por um produto destes quando era miúdo. Alguma vez consideraram uma linha de Skylanders designada para um público mais velho, ou uma audiência mais ampla se quiser?

Guha Bala: O nosso foco principal são as crianças, aos 4 começam pelo interesse pelos bonecos, depois a partir dos 5 ou 6 já se conseguem adaptar ao comando e ao funcionamento de um videojogo. Depois mantêm-se maioritariamente até cerca dos 12 anos de idade, em ambos os géneros, então temos rapazes e raparigas apaixonadas por Skylanders. É importante sim garantir que desenhamos o jogo de modo amplo, uma criança de 4 ou 5 anos não se relaciona com o jogo da mesma forma que uma de 12.

Ao mesmo tempo, Skylanders é um jogo divertido para os pais jogares com os seus filhos, e mesmo para os denominados “gamers”. Para isto oferecemos ajustes na dificuldade, tens o modo easy, normal, hard e nightmare, sendo que este último só fica disponível depois de terminares a aventura. Com o aumento da dificuldade, as recompensas de experiência e ouro são correspondentemente maiores. Assim, em modo easy toda a aventura é ajustada para que uma criança de 6 anos consiga facilmente ultrapassar, mas depois em hard, e com os desafios, é mais aconselhado para um jogador de 12 anos.

Eurogamer Portugal: Quando desenham um novo Skylander pensam primeiro no herói virtual que vai estar no monitor, ou no brinquedo físico nas mãos da criança?

Guha Bala: Quando desenhamos um Skylander novo, mantemos a experiência virtual e a experiência física no centro. Mas o mais importante, é que a personagem que criamos seja fantástica no jogo, as personagens são desenhadas com tamanho detalhe, que assim que pegamos no boneco, ele é capaz de contar algo da sua história.

Com uma personagem de Swap Force, assim que escolhes uma combinação, ela conta a sua própria história. Depois a criança vai querer aprofundar quem é este Skylander, de que tipo é, o que o distingue exatamente, todo um conjunto de surpresas. O foco está sempre em como tornar esta grande personagem, numa grande experiência.

Eurogamer Portugal: Disney Infinity será um competidor directo, sente a pressão?

Guha Bala: Para mim, e provavelmente para toda a companhia também, o objectivo mantem-se em oferecer o maior valor e inovação possíveis, com as crianças no centro da experiência. Foi por isso que fizemos o primeiro jogo antes de qualquer um, investimos muito, tanto nos brinquedos como no jogo.

Giants também foi uma grande ideia, agora Swap Force, então, estamos sempre concentrados em oferecer inovação, com as crianças em mente, mas também o aumento da colecção claro. Essa é uma pressão que colocamos em nós próprios a cada ano, e julgo que isso tratará da competição por si.

"Todas as versões serão lançadas ao mesmo tempo, com a excepção da próxima geração."

Eurogamer Portugal: Uma das coisas que Infinity oferece é o suporte para quarto jogadores, coisa que não temos em Skylanders. Isto é uma limitação técnica do antigo portal, ou uma escolha de design?

Guha Bala: Posso dizer que se tratou de uma escolha de design o modo cooperativo de dois jogadores, algo que descobrimos sobre as crianças, é que os pais querem uma experiência segura para os filhos na sala. Depois, a magia é dar vida aos brinquedos, quatro jogadores juntos começa a modificar a dinâmica pretendida, foi por isso que mantivemos a experiência de dois jogadores para Swap Force, tanto na aventura principal como nos mini jogos.

Depois a filosofia de troca dos Swap Force, julgo que também é mais adequada a dois jogadoes, se o teu amigo traz duas figuras, e tu tens as tuas próprias duas, de repente são 16 combinações diferente de Skylanders que podes aproveitar. Então o cooperativo a dois pareceu-nos ser o mais gratificante para os jogadores.

Eurogamer Portugal: Pode terminar por nos dizer qual a data de lançamento e quais plataformas em Skylanders: Swap Force estará disponível?

Guha Bala: Todas as versões serão lançadas ao mesmo tempo, com a excepção da próxima geração. O jogo estará disponível na Wii, Wii U, Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS, na Europa o lançamento está marcado para 18 de Outubro. Com a PlayStation 4 e Xbox One, será lançado ao mesmo tempo que os sistemas.

Muito obrigado Guha.

Publicidade

Salta para os comentários (1)

Sobre o Autor

Aníbal Gonçalves

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.

Conteúdos relacionados

Também no site...

GRID terá modo com 40 carros no Stadia que não é possível noutro hardware

Codemasters fala ainda na ausência perceptível de latência.

Ghost Recon Breakpoint recebe actualização de 7GB repleta de correcções

Ubisoft ajusta ainda a stamina e corrige imensos bugs.

Free Fire é uma máquina de fazer dinheiro

Ultrapassou a marca de $1 mil milhões.

Comentários (1)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários