Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

A Sony parte à conquista do mundo

A PlayStation 4 e a grandiosidade que nos espera.

Nesta semana da Gamescom, a Sony prepara-se para dar o terceiro passo na sua caminhada em direção à aclamada "Grandiosidade à Espera". O primeiro foi certamente o evento de revelação da PlayStation 4 em Fevereiro, quando descobrimos em Nova Iorque quem era Mark Cerny, quais as suas intenções e o que representava aquele até então desconhecido para o mundo PlayStation. Em Junho, na E3 em Los Angeles, ficámos a conhecer a forma do futuro do entretenimento caseiro da Sony assim como o seu preço. O valor de €399 fez soar gritos de alegria não só no local como em todo o mundo. Com a data de lançamento ainda incerta, apontada para Novembro ou Dezembro, o que é certo é que a Sony quer que a PlayStation 4 seja o objeto mais desejado deste Natal. Para isso tem agora em pleno Verão a tarefa de clarificar todas as pontas soltas, moldar a imagem dos primeiros seis meses de vida do sistema e mostrar de que forma o sistema progrediu desde os percalços na E3.

Isto será feito na Gamescom que decorre desde hoje na Alemanha, onde estaremos em direto, antes mesmo do importante passo final que é o lançamento da consola em si. Pelo meio está o Tokyo Game Show mais centrado no público Japonês e sem a exposição mediática Ocidental que a Gamescom terá. Certamente será importante para o público do Japão e para os aficionados altamente dedicados que todos os dias procuram na internet as mais recentes notícias mas para o mundo em geral, esta é a maior exposição mediática antes do lançamento. Eventos como o Tokyo Game Show ou até a Eurogamer Expo, que cresce de ano para ano, ainda não têm a visibilidade nos media não dedicados que a Gamescom tem.

Na Alemanha vamos ficar a saber a data de lançamento, provavelmente o catálogo de lançamento, a interface principal da consola será detalhada, campanhas de pré-venda serão apresentadas, conheceremos funcionalidades ainda não reveladas e vamos perceber até que ponto evoluíram os estúdios na sua arte de manusear o sistema. Cerny diz que provavelmente só daqui a dois anos a consola será usada com grande parte do seu potencial, portanto queremos conhecer mais dos primeiros passos. Ver se Edward Kenway já não se "engasga" ao percorrer os convés dos navios enquanto explosões decorrem em seu redor.

Existem aliciantes técnicas para os que gostam de medir e comparar especificações, então o que dizer de um novo sistema que se mostra muito mais aberto, mais fácil de conhecer e mais similar a uma arquitetura PC (onde a grande maioria dos jogos está a ser desenvolvido) e depois existem outras aliciantes. Existem outras tais como tentar perceber qual é especificamente a filosofia da consola, como está moldada para servir os princípios base da Sony e da sua marca PlayStation de referência, como irá inserir-se no estilo de vida que a Sony tenta incorporar nos seus sistemas, a integração com a PlayStation Vita e como irá a Sony levar-nos para essa tal grandiosidade.

Especificações PlayStation 4:

  • Nome do Produto: PlayStation 4 Jet Black
  • Código do Produto: CUH-1000A series
  • Preço de venda recomendado: EUA $399, Canadá $399, Europa €399, e Reino Unido £349
  • Processador principal: Processador de um chip personalizado
  • CPU: x86/64 AMD "Jaguar", oito núcleos
  • GPU: 1.84 TFLOPS, motor gráfico Radeon da AMD de nova geração
  • Memory: GDDR5 8GB
  • Armazenamento: disco duro 500GB
  • Dimensões externas: Aproximadamente 275x53x305mm (largura x altura x comprimento - provisórias, exclui projeção maior)
  • Mass: Approx 2.8kg
  • Drive óptica: BD x6 CAV, DVD x8 CAV (leitura apenas)
  • Entradas/saídas: Entrada Super-Speed USB (USB 3.0) x2, entrada AUX x1
  • Networking: Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T) x1, IEEE 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1 (EDR)
  • AV Output: Saída HDMI, Toslink SPDIF
  • Incluído: Sistema PlayStation 4, comando sem fios (Dual Shock) x1, mono headset x1, cabo energia AC x1, cabo HDMI x1, cabo USB x1

Primeiro é inevitável olhar para as especificações do produto, algo que tem dado muito que falar. De um momento para o outro o termo GDDR5 ganhou uma exposição tremenda e de um momento para o outro os estúdios a trabalhar na PlayStation 4 conquistaram uma grande aliada. Não vamos entrar em grandes detalhes, caso o queiram têm um excelente artigo Digital Foundry que vos dirá tudo o que precisam saber. Numa consola que terá funcionalidades como Pausar/Resumir similares às da PlayStation Vita (podemos colocar a consola numa espécie de modo suspenso para depois arrancar rapidamente) será preciso poder para as sustentar. As especificações mostram que esta é uma consola que tenta oferecer aos estúdios margem de manobra para as mais avançadas experiências nos videojogos enquanto se faz munir de arcabouço para aprimorar componentes sociais.

Atualmente o padrão parece colocar-se na jogabilidade 1080p30 e após olharmos para jogos como inFamous: Second Son ou Killzone: Shadow Fall é impossível não ficar espantado com o potencial dos primeiros jogos PlayStation 4. Uma forte unidade de processamento computacional irá permitir que funcionalidades como Cross-Game Chat sejam possíveis (apesar de não ser novidades no gaming) e que várias aplicações estejam a correr ao mesmo tempo. O futuro PlayStation 4 parece ser bem risonho e se a Sony ainda está a arranhar a superfície do potencial da consola com estas primeiras funcionalidades, então podemos acreditar que a PlayStation 4 será uma consola muito melhor em 2015 do que será no seu lançamento. Que o diga quem comprou uma PlayStation 3 em 2007.

PlayStation Dinamic Menu:

Depois do XMB da PSP ou PlayStation 3 e até do LiveArea da PlayStation Vita, sabemos que a Sony tem cartas dadas no design de interfaces de utilizador. O PlayStation Dynamic Menu é uma das maiores atrações atuais e a curiosidade em seu redor é mais que muita. A Sony tem uma mensagem clara para o jogador: quando pressiona aquele botão PS não está a ligar apenas uma consola de jogos, está a abrir portas para todo um mundo de entretenimento cada vez mais social. Este novo menu dinâmico faz pensar em meios digitais centrados nas componentes sociais que pretendem por um lado oferecer uma interação rápida com uma vertente social vincada e por outro um acesso extremamente rápido a informação.

Ao arrancar a consola, o menu dinâmico não mostra só os "quadrados" com os nossos itens básicos: jogos, imagens, vídeos, PlayStation Store, definições e afins estão todos no topo do menu. Tal como nas mais populares redes sociais, a PSN é glorificada na PlayStation 4 pois é altamente promovida pelo menu da consola. Assim que o jogador a liga, tem desde logo no menu as mais recentes atividades executadas pelos seus amigos, seja num jogo ou até em filmes e aplicações sociais.

Assim que ligamos a consola, por exemplo, ficamos a saber que o Jorge Loureiro bateu o melhor tempo numa pista em Drive Club. Se quiserem, podem "gostar" dessa notificação e deixar que ele saiba que reconhecemos o seu mérito. Podem ainda visualizar quem gostou da notificação e até partir logo para o jogo para o tentar bater. A Sony pretende que tudo isto seja simplificado e sem quaisquer interrupções. Todo um eco-sistema centrado numa espantosa evolução da PlayStation Network que conhecemos que pretende levar ainda mais além a sensação de que conhecemos e comunicamos verdadeiramente com os nossos amigos virtuais.

Se o Loureiro for realmente um tipo porreiro, ele terá partilhado um vídeo de como conseguiu esse tempo de espantar na pista de Driveclub. Pausando o jogo, poderemos ver o vídeo que ele partilhou com o mundo e até poderemos enviar mensagens por texto ou voz para saber como melhorar a nossa prestação. Aqui o menu mostra-se verdadeiramente dinâmico e abre uma espécie de janela enquanto pausa o jogo. Após vermos o vídeo um rápido pressionar do botão PS leva-nos para o nosso jogo.

O Cross-Game Chat é vital no dinamismo do novo menu, aquela preciosa capacidade de comunicar por voz com alguém que está noutro jogo ou noutra sala, por isso imaginem que o Jorge Soares vos está a chatear para mostrar como é bom de futebol e vos chama para o FIFA ou PES (quem sabe do que falo sabe do que falo), uma simples navegação pelos menus permite em questão de segundos passar para outro jogo.

Se ainda não tiverem o jogo e quiserem comprar a versão digital, ou se chegou o dia de comprar Call of Duty: Ghosts e assim que chegam a casa já tem amigos a correr o jogo e a chamar, podem transferir e instalar o jogo enquanto executam outra tarefa qualquer. Convém não esquecer que a todo o momento podem estar a falar com vários amigos, seja por voz ou por texto. Mostrando que a rapidez e facilidade com que executamos os processos é mesmo um elemento essencial na experiência PlayStation 4, a Sony desenhou o sistema para que caso desejem entrem de imediato na sala onde Jorge Soares tenta recriar os 5-1 ao Arouca. Isto claro, se quiserem.

Existe ainda uma outra nova funcionalidade que é especialmente deliciosa para todos os que têm uma PlayStation 3. Se já sentiram que por vezes parece que só ligam a consola para aguentar demoradas atualizações ou instalações, os jogos PlayStation 4 vão beneficiar do sistema PlayGo. Enquanto o jogo transfere da PlayStation Store ou enquanto se instala no disco da consola, podemos começar desde logo a jogar as partes que vão ficando acessíveis e assim matar os tempos longos e aborrecidos de espera.

Os estúdios estão a desenvolver os seus jogos com esta funcionalidade em conta e isto irá permitir que todos os jogos PlayStation 4 usufruam desta novidade. Assim sendo, todos eles vão estar desenhados para dar ao jogador uma determinada parte do jogo para que jogue desde logo, enquanto o resto vão sendo instalado em fundo. É este tipo de funcionalidades que ditará a diferença no prazer da interação com o sistema no dia-a-dia e não acredito que nenhum fã Sony deixe de se sentir mimado por ela.

Ver no Youtube

O DualShock 4:

Esqueçam o DualShock 3 ou o Sixaxis, não são compatíveis com a nova consola, agora temos o novo e melhorado DualShock 4. Giroscópio e acelerômetro para controlo por movimentos, vibração melhorada e o painel tátil frontal são algumas das suas principais características. A principal delas é provavelmente o painel tátil que permitirá ao jogador efetuar controlos por movimento caso deseje. Os estúdios já estão a pensar em formas de o usar e desde navegação por menus até a controlo alternativo durante gameplay, certamente que irá ser palco central de algumas experiências.

O botão Share servirá para partilhar as nossas experiências e num mundo cada vez mais social, a Sony tem feito tudo que pode para o destacar e promover. Aliás, toda a simplicidade, rapidez e acessibilidade da interface do sistema terá o apoio do novo comando. Até a barra de luz que pode apresentar-se em diversas cores servirá para dar feedback ao jogador, como indicação da cor da sua equipa, da sua barra de saúde e até notificações sociais.

Outro dos pontos de referência do novo DS4 são os seus analógicos. Muito similares aos do modelo existente, estes novos contém uma superfície côncava para melhor segurar os dedos. Os polegares ficam melhor posicionados e o jogador terá um melhor controlo do jogo e irá segurar muito melhor o comando. Pelo menos é o que a Sony diz e nós estamos ansiosos para o podermos experimentar. Afinal de contas é o meio de comunicação entre jogador e jogo que teremos durante os próximos largos anos. É inevitavelmente um dos focos de atenção.

Sobre a PlayStation Eye, a nova câmara para a PlayStation 4, esta prometida uma forte melhoria sobre o atual modelo para a PlayStation 4 e existe ainda interação com o DualShock 4 para leitura de profundidade e distância. Alguns jogos vão inevitavelmente centrar-se no seu uso mas tendo em conta que não é parte essencial do pacote PlayStation 4 será de esperar que a grande maioria dos estúdios passe ao seu lado.

Ver no Youtube

Os Jogos PlayStation 4:

Este é o elemento principal que motivará a compra da nova consola, pelo menos para uma grande maioria. Todas as outras funcionalidades, por muito boas e avançadas que sejam, foram desenhadas para criarem uma sintonia que vive em prol dos videojogos. O próprio slogan da Sony assim o diz, por muita grandiosidade que esteja à nossa espera, de nada servirá à PlayStation 4 ser "a melhor consola de sempre" se não tiver "os melhores jogos de sempre".

Desde jogos de próxima geração multi-plataformas a referências multi-plataformas cross-gen, que saem para as atuais consolas e para as novas, passando pelos exclusivos que pretendem incutir novas referências, entre eles novas propriedades intelectuais, a Sony volta novamente a tentar ser o mais abrangente e variada o possível. Quer sejam AAA exclusivos ou multi, quer sejam jogos indie de aclamados programadores, a PlayStation 4 quer agradar a todos os gostos.

Recuando a 2007 na era PlayStation 3, ninguém pensaria no estrondoso sucesso que seria Uncharted ou The Last of Us, para mencionar dois exclusivos, que a consola nos iria dar portanto pensar no que está a ser feito e será lançado depois do período inicial da PlayStation 4 é entusiasmante para qualquer fã de videojogos. A Sony diz que este é o catálogo de lançamento mais forte jamais existente numa plataforma sua e é inegável que a grande maioria dos jogos ostenta um aspeto de surpreender.

Para vos ajudar, decidimos criar uma lista com os jogos PlayStation 4 já anunciados e confirmados para 2013. Temos títulos independentes de ilustres conhecidos, uma parte cada vez mais importante na política da Sony para as suas máquinas e um crescente destaque nas suas atualizações PSN semanais portanto esperem um reforçado apoio na PlayStation 4, temos títulos AAA exclusivos e os multi da praxe.

A grande maioria dá a maior parte dos jogos como adquiridos mas olhando para a situação da Nintendo Wii U, para a qual existe uma mão cheia de jogos multi que lhe passam ao lado, ver que a Sony tem desde já um forte apoio dos mais consagrados estúdios e editoras é mais do que motivador, é essencial. Atualmente novas propriedades intelectuais exclusivas são tão importantes quanto a presença de multi-plataformas pois são eles que tem ajudado a vender consolas e a decidir batalhas.

Jogos PlayStation 4 para 2013:

  • Driveclub - exclusivo
  • Killzone: Shadow Fall - exclusivo
  • Knack - exclusivo
  • Novo SuperStar Dust - PSN - exclusivo
  • PlanetSide 2 - F2P
  • War Thunder - F2P
  • Warframe - F2P
  • WatchDogs
  • The Walking Dead: Season 2 - PSN
  • Super Motherload - PSN
  • Skylands: Swap Force
  • Need for Speed: Rivals
  • NBA 2K14
  • NBA Live 14
  • Madden NFL 25
  • LEGO Marvel Super Heroes
  • Just Dance 2014
  • FIFA 14
  • Contrast
  • Call of Duty: Ghosts
  • Battlefield 4
  • Assassins Creed IV: Black Flag

Esta é a lista de jogos já confirmados para o atual ano de 2013 e agora na Gamescom esperamos que mais sejam anunciados. Existem muitos jogos já anunciados para 2014, como inFAMOUS: Second Son ou The Order: 1886 por exemplo, portanto será de esperar que a Sony vá gerindo o ritmo de lançamentos exclusivos com a astúcia que desejamos. Existem jogos como The Witness, The Crew, The Division, Daylight, Deep Down, Kingdom Hearts III, Final Fantasy XV, Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, Destiny, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Rainbow 6: Patriots, Witcher 3, ou Wolfenstein: The New Order já confirmados para o próximo ano portanto a consola está longe de ter falta de jogos para os meses imediatamente a seguir ao lançamento.

Obviamente que será feita uma gestão para dar espaço para respirar a determinados jogos. Para que Drive Club e Killzone brilhem neste Natal, foi necessário que jogos como inFAMOUS: Second Son sejam lançados mais tarde. Por um lado perdemos um grande exclusivo para 2013 mas pelo outro o foco e destaque não se fragmentou ainda mais. De igual forma, será necessário ter em conta os lançamentos PlayStation 3 como Beyond ou Grand Theft Auto V e se a Sony irá de alguma forma utilizar a emulação via nuvem para permitir que sejam jogados na nova PlayStation 4.

A Sony já confirmou que existem pelo menos 200 títulos em desenvolvimento para a PlayStation 4 e pensando em todos os seus estúdios internos que estão a desenvolver exclusivos, será difícil acreditar que teremos os mesmos erros da PlayStation 3. A Sony já corrigiu vários deles ainda antes do lançamento da consola e tudo na PlayStation 4 parece indicar que temos a Sony no seu melhor. Até ao momento, a PlayStation 4 foi já aclamada como um sistema muito mais acessível, poderoso e com capacidade para permitir que talento como o do Naughty Dog ou Sony Santa Monica possa ser realizado em pleno.

O embate que agora se prepara para acontecer é tão importante quanto os anteriores e os próximos, é mais um passo para a Sony partilhar a sua visão para a PlayStation 4. Mais do que isso, é uma oportunidade fulcral antes da reentré para a Sony convencer que dar €399 pela sua mais recente consola é um prémio mais do que merecido a todos os que querem dar um pontapé na crise. Com a ausência da Xbox One em terras Lusas, é de esperar que o domínio da Sony esteja mais do que assegurado mas acreditamos que a Sony quer mais do que simplesmente bater as rivais.

Líder de mercado nas portáteis e líder nas consolas caseiras, a Sony Computer Entertainment Portugal tem agora a tarefa de convencer os consumidores que a PlayStation 4 pode ser cara para os nossos padrões de vida mas que justifica por completo com todo o seu poderio tecnológico e novas funcionalidades. Os jogos dão um aperto de mão mais firme aos elementos sociais e o jogador será premiado enquanto membro de uma comunidade. Este é o futuro do entretenimento e assim que a consola chegar ao mercado nada mais será igual.

Ver no Youtube

Foram adicionados alguns vídeos dos nossos amigos do PlayStation Access.

Read this next