Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 14 Ultimate Team - antevisão

Fomos a Madrid conhecer o mais popular modo de jogo da série FIFA.

FIFA Ultimate Team (FUT) é o modo mais popular do simulador de futebol da EA Sports. A equipa de produção dedicada exclusivamente ao desenvolvimento do FUT, conhece o desejo dos fãs; aliar ao lado mais tradicional do futebol virtual, uma componente que lhes permita aprofundar a vertente estratégica. Isto dentro de uma estrutura dinâmica, sujeita a constantes updates, e da qual é possível jogar sem um final à vista. Nisto, há quem vá mais longe e considere este modo o futuro dos jogos de estratégia. Parece-nos uma conclusão precipitada, embora não nos seja possível ignorar o interesse da EA Sports em desenvolver mais soluções e funcionalidades, capazes de aliciar novos jogadores e, ao mesmo tempo, aprofundar a experiência de modo a manter a confiança dos veteranos.

Reflexo disso é a oportunidade da EA Sports em nos revelar algumas das coordenadas que marcam FUT para FIFA 14. É a primeira vez, este ano, que a equipa de produção comenta e divulga sobre este modo de jogo, fora do seu estúdio. Mas durante o verão estão prometidas mais revelações e novidades, na GamesCom. Numa apresentação que reuniu a imprensa ibérica, coube a Nick Wlodyca, produtor do modo FUT, dirigir a apresentação. Começou por revelar números. Troféus que comprovam o sucesso de FUT. São mais de 3,4 milhões de jogos jogados diariamente e mais de 17 milhões de jogadores transferidos diariamente no mercado de transferências. Esse resultado decorre do período de análise até aos primeiros oito meses de presença no mercado e é revelador do empenho e dedicação dos jogadores. Sem eles isto não era possível.

Mas por que razão esta confiança em FUT? Porque é uma experiência que muda diariamente. As melhores performances dos jogadores são disponibilizadas e é sempre um incentivo para testar novos talentos. Em suma, possibilita a reunião das melhores experiências de FIFA num só modo. O mercado de transferências está sempre disponível, com um número significativo de jogadores abertos a novos contratos. Do ponto de vista da competição, são oferecidos diferentes eventos e novos níveis de competição para testar as capacidades dos jogadores.

O factor comunidade continuará a ser predominante. Quer do ponto de vista do feedback, quer do aproveitamento, FUT é um modo conduzido pela comunidade, que voltará a contar, na edição FIFA 14, com a habitual interacção a partir dos tablets e smartphones, onde se pode fazer quase tudo para controlar a equipa, num qualquer ponto distante da consola.

Este ano, a equipa de produção melhorou bastante a interface e a apresentação. Mais elegante e mais polida, está conforme os fãs solicitaram. Mas a grande novidade é a integração da nova química de estilos. Isto irá proporcionar um novo nível de estratégia e um novo nível de profundidade. O objectivo passa por permitir que múltiplos estilos sejam afectados por diferentes atributos. A estratégia dependerá assim da forma como se articular a química da equipa, com os estilos de cada jogador. Num primeiro exemplo, para uma táctica em 4-3-3, dependendo da forma como o lateral esquerdo desce no campo e ataca, o extremo terá de recuar e actuar com mais definição defensiva, evitando apuros para a defesa, ao mesmo tempo que se destaca esse estilo. No segundo exemplo e para a mesma táctica, supondo que o jogador quer os extremos a rematar mais vezes à baliza. Nesse caso, o jogador aplica estilos de química para que os jogadores desenvolvam essas aptidões. É um novo nível de profundidade.

No que respeita aos modos da comunidade, o destaque vai para os jogos individuais, para as novas opções de personalização e, especialmente, para a nova pesquisa do mercado de transferência e opções de comparação. A nova configuração do painel torna mais fácil encontrar - e descobrir - determinado jogador que tenhamos em mente, do qual sabemos o nome, mas desconhecemos o clube e a liga. A EA Sports sabe da popularidade que goza este modo Ultimate Team e quão importante é escutar e manter viva a comunidade. A inclusão destes estilos de química, enquanto função capaz de permitir um aprofundamento da táctica em termos estratégicos, gera mais opções tácticas, mas ainda nos falta interagir com a equipa que queremos construir, a fim de aquilatarmos melhor sobre o reflexo das alterações. Contudo, Nick Wlodyka está confiante na renovação do sucesso de FUT.

Read this next