Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mais curiosidades acerca de Final Fantasy XV

"Final Fantasy XV será a primeira parte de um épico maior", disse o diretor Tetsuya Nomura.

Na revista da Famitsu, Tetsuya Nomura revelou mais algumas informações e curiosidades quanto ao novo título do Final Fantasy que sairá para a Xbox One e PS4.

"Final Fantasy XV será a primeira parte de um épico maior", disse o diretor Tetsuya Nomura.

Segundo a mesma entrevista da revista Famitsu, foi dito que seria possível que o jogo se mantivesse com o nome original, no entanto a decisão final para mudá-lo para Final Fantasy XV foi decidida quando o Final Fantasy Agito XIII foi renomeado para FF Type-0. E pelos vistos o re-anúncio do novo Final Fantasy estava planeado para 2012, no entanto, fora adiado por várias razões. O tempo de vida das consolas da geração atual tornaram-se um problema.

"Eu fiz um monte de tentativas/erro na geração atual de consolas, tal como queria experimentar imensas coisas e conseguir tirar máximo proveito do hardware. Esse foi o início de mudar completamente para as consolas da próxima geração, que foi sugerida pela companhia.

Embora, sem termos tido alguma informação, a decisão de mudar para a PlayStaion 4 e Xbox One fora feita já há dois anos atrás e na altura, ainda se esperava que fosse para a geração atual, nomeadamente para a PS3.

Como já todos sabemos, este novo FF traz uma mecânica de jogabilidade completamente diferente das outras. Uma curiosidade que pode deixar os fãs incondicionais de Final Fantasy de boca aberta, é que Tetsuya chegou a pensar em fazer um jogo de ação de Final Fantasy: "Eu brinquei com a ideia de trocar o Noctis para a única personagem jogável e pôr ainda um ponto de vista na primeira pessoa, mudando até a UI completamente. No entanto isso eliminaria algum tipo de similaridade que teria com a série FF."

Qualquer jogo de Final Fantasy tem batalhas com valores numéricos (contadores de dano, tal como no FF XIII e todos os outros jogos) e o jogador tem de saber gerir o seu HP e as três personagens jogáveis. A base do novo sistema de combate é semelhante ao do Kingdom Hearts e foi desenhado para ser intuitivo. Na batalha, os companheiros irão participar num modo cooperativo e também tomar medidas por conta própria. O jogador também vai estar ciente acerca da atividade das personagens fora da equipa. Ou seja, parece que as cinco personagens apresentadas lutarão e viajarão juntas, no entanto, a equipa é sempre limitada aos três participantes.

"Graças ao hardware da próxima geração pude incluir destruição, teletransporte para altas altitudes e alterações do mapa." Há uma menção de "free-running contra os monstros fora do mapa", o que pode significar um encontro ao sistema similar de Final Fantasy XII e Final Fantasy XIII, permitindo ao jogador evitar combates aleatórios. Relativamente aos monstros, o jogador poderá andar em alguns, e nas batalhas, atingir certas partes dos seus corpos.

Tetsuya afirmou também que o nível do Noctis no trailer mostrado na E3 é bastante elevado, por isso é que ele era capaz de usar imensas armas e teletransportar-se livremente. Os jogadores não poderão usar todas essas habilidades no início do jogo.

Irão haver situações chamativas e batalhas com bosses tais como a batalha com o Leviathan (mostrada no trailer), na qual irá causar um redemoinho e o jogador pode saltar entre os edifícios em destruição. O sentimento de rapidez é importante durante a batalha. O jogador pode controlar livremente os movimentos, mas as pessoas que estiverem a ver irão perder a ideia do que se está a passar.

Tetsuya comentou ainda que estava a ter alguns problemas com o movimento do jogo. "É simples torná-lo realista, mas há alguns problemas a ocorrer. Estou constantemente a reequilibrar o jogo para que pareça realista e corra bem."

O diretor está ainda a considerar a possibilidade de introduzir elementos online no Final Fantasy XV, uma vez que, enquanto o desenvolvimento do jogo leva um período de tempo prolongado, o tempo de jogo real é limitado a um período de tempo muito mais curto. Portanto ele está a considerar o tipo de componentes on-line que irão "manter o jogador animado e envolvido na história, uma vez que continua."

Para terminar, após terem revelado a equipa que está trabalhar neste projeto, há um elemento também importante que fará parte que ainda não tinha sido anunciado antes: a compositora Yoko Shimomura, conhecida pelas belíssimas composições dos títulos de Kingdom Hearts, vai compôr a nova banda sonora do jogo.

Como podem ver, há alguma ligação indireta com estes dois jogos uma vez que metade desta equipa também está a trabalhar com o Kingdom Hearts.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Final Fantasy XV

PS4, Xbox One, PS3

Related topics
Sobre o Autor

Ana Branquinho

Contributor

Comentários