Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Microsoft esclarece dúvidas sobre a Xbox One

Tudo sobre partilha de jogos, compras digitais, e ainda oferta de jogos a amigos gratuitamente.

Nota:

A notícia foi retificada devido a confusão com a questão das ofertas. Pelo que dá e entender, a Microsoft permitirá a troca de jogos, mas o jogo usado físico em causa apenas poderá ser dado a alguém que seja nosso amigos à mais de 30 de dias, e apenas poderá ser oferecido uma vez.

Esta questão é compreendida em função do registo do jogo na plataforma online Xbox Live da Xbox One. Assim o jogo físico fica registado/marcado como sendo de uma pessoa. Logo, se for dado a outro amigo, esse mesmo amigo terá que o registar, mas o jogo em causa apenas poderá ser trocado uma vez.

Depois da revelação da Xbox One diversos rumores e contra informações correram pelos meios noticiosos, dando conta de diversas opções por parte da Microsoft sobre a sua nova consola.

Hoje o Major Nelson, partilhou alguns links sobre a Xbox one, explicando em detalhe diversos processos relacionados com a compra a partilha de jogos.

Partilha de jogos:

Ficamos a saber que por exemplo quando comprarmos um jogo físico, o mesmo encontra-se na Cloud para acesso em qualquer consola Xbox One, mesmo que estivermos na casa de um amigo.

É referido que os jogos serão lançados ao mesmo tempo nas lojas físicas como digitais.

A consola de uma casa poderá ser usada por toda a família e amigos, bem como os seus conteúdos como jogos. Mesmo que o perfil não seja da pessoa que comprou/instalou o jogo, o mesmo estará disponível.

Por outro lado, cada utilizador poderá partilhar a sua biblioteca de jogos com 10 pessoas, ou familiares, como refere a Microsoft. Desta forma um familiar pode ir para a casa de um amigo e entrar com a sua conta e ter acesso aos conteúdos do seu familiar, dono do conteúdo.

Mas a Microsoft ainda vai mais longe, pois afirma que a consola foi criada visando a partilha de conteúdos, sem qualquer taxa extra, pelo menos da sua parte. Podemos vender jogos físicos a amigos, mas apenas a amigos que sejam nossos amigos a mais de 30 dias e cada jogo apenas poderá ser oferecido uma vez.

Continuando com algumas ressalvas, a Microsoft afirma que os seus estúdios Microsoft Studios autorizarão a oferta e a troca de jogos usados nas lojas, mas que as empresas terceiras poderão ou não optar por o fazer e optar ou não por pedir valores sobre essa troca. Os emprestimos e aluguer é outro negócio que a Microsoft está a pensar, mas que não estará disponível no laçamento.

Ligação constante online:

Sobre a obrigatoriedade de estar sempre ligado à internet, é referido que não é uma obrigação, mas que alguns jogos poderão ter essa obrigatoriedade, em virtude de sua ligação constante em Cloud.

Esta ausência do Online é permitido durante 24 horas, isto na consola primária do jogador, ou uma hora se for numa consola de um amigo, estando com o login efetuado.

Não iremos poder jogar offline após estes períodos de inatividade online, mas podemos continuar a usar a consola para ver filmes ou TV.

Sobre o Kinect:

A Microsoft afirma que todo o processo será personalizado no início da configuração da consola com o Kinect. Podermos escolher ter autenticação automática ou manual, por exemplo.

A companhia afirma que leva as questões de segurança muito a sério, e que se a consola estiver ligada e estivermos a conversar na sala não existirá qualquer gravação da mesma.

Podemos também desligar o Kinect, ou colocar em modo Pausa enquanto estivermos a jogar ou a ver qualquer conteúdo. Podemos usar qualquer outro conteúdo sem que tenhamos que usar o Kinect.

Read this next