Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Primeiros detalhes de PES 2014

O novo jogo foi construído com base em seis pilares que prometem uma experiência futebolística autêntica.

Em antecipação à sua conferência pré-E3, que decorrerá esta quinta-feira às 18h00 de Portugal, a Konami revelou os primeiros detalhes e as primeiras imagens de PES 2014, confirmando ainda que o novo jogo será lançado para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e PSP.

A grande novidade de PES 2014 é claro o FOX Engine, que abriu novos horizontes para a série e libertou a equipa de produção das restrições impostas pelo motor antigo. Com o novo motor, o PES 2014 dá primazia à fluidez, ao movimento constante dos jogadores em campo, à individualidade de cada jogador, e também à tática, que pode ajudar uma equipa desfavorecida a vencer.

O PES 2014 foi construído com seis pilares em mente. O primeiro deles é o TrueBall Tech, que trata a bola como uma identidade própria em campo. É graças a isto que o jogador terá controlo total sobre o primeiro toque na bola e a jogada que daí poderá surgir. Esta mecânica "oferece um controlo total de 360 graus dentro de vários metros à volta do jogador" e um domínio completo sobre a bola, acrescentando mais liberdade ao estilo de jogo de cada um.

O M.A.S.S. (Motion Animation Stability System) é o segundo pilar de PES 2014, que "estimula o contacto físico entre vários jogadores em animações personalizadas que se sucedem continuamente umas às outras". Este sistema calcula em tempo real a direção e a força com que um jogador é derrubado para apresentar uma animação adequada à situação, havendo ainda a possibilidade de o jogador conseguir evitar a queda, dependendo de factores como o seu tamanho e força.

De destacar que o M.A.S.S. melhorou a inteligência artificial nas situações de um contra um. Os defesas vão exercer uma pressão maior sobre o jogador que está a atacar, enquanto que os atacantes também vão responder melhor face à defesa da equipa adversária.

"Com o novo motor, o PES 2014 dá primazia à fluidez, ao movimento constante dos jogadores em campo, à individualidade de cada jogador, e também à tática, que pode ajudar uma equipa desfavorecida a vencer."

O futebol não seria o que é sem emoções à mistura, e é por esta razão que o pilar seguinte é o Heart, que dá importância ao estado de espírito e mental de cada jogador. Quando um jogador estiver em baixo, a equipa pode juntar-se para lhe elevar a moral, assim como um só jogador, ao marcar um golo, pode entusiasmar o resto da equipa. O Heart recriará ainda os efeitos das claques e a atmosfera que se sente num estádio.

Desde o PES 2013 que já se conhece o PES ID, e está confirmado que regressará para a edição desde ano. No ano passado houve suporte para 50 jogadores, que apresentavam estilos de jogo únicos, como a corrida, movimento e passes. Em 2014 esse número será duas vezes maior.

O Team Play é a novidade seguinte, deixando os jogadores criar táticas diferentes com três ou mais jogadores para explorar livremente os espaços vazios relvado ou com fragilidades defensivas.

Por fim, o último pilar é o The Core, que consiste na implementação de melhorias de vários tipos, desde estádios iguais aos verdadeiros, um novo sistema de mapeamento de luz, a adição de detalhes incríveis, até aos pontapés-livres e penaltis, que vão aparecer drasticamente modificados em PES 2014

Em adição a isto tudo, o PES 2014 contará Liga dos Campeões da Ásia, pela primeira vez, contando com ainda mais clubes licenciados, e com a exclusividade da Liga dos Campeões da UEFA.

"Pensar de forma inovadora numa série anual como o PES não é fácil," explicou Kei Masuda, Produtor Criativo, "mas o Fox Engine permitiu-nos desenvolver um tal nível de liberdade que estamos constantemente a concretizar maneiras de tornar o PES 2014 numa verdadeira representação do futebol. Quando os fãs de futebol pegarem no comando e experienciarem o controlo de bola, o movimento do jogador e compreenderem como as equipas funcionam e se movimentam, estamos convencidos que eles verão um jogo que já não está limitado pela tecnologia, mas capaz de crescer com eles e de os surpreender constantemente com a qualidade impressionante a que se habituaram com o futebol real."

Fiquem com as primeiras imagens, que foram retiradas do jogo a correr nas consolas atuais, embora tenha sido sublinhado que o FOX Engine pode ser facilmente adaptado para as próximas consolas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Awaiting cover image

PES 2014

PS3, Xbox 360, PSP, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários