Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Rain - Entrevista a Noriko Umemura

Apenas visível pela chuva.

Estivemos nas instalações da Sony Computer Entertainment em Espanha para acompanhar a apresentação de Rain, o peculiar exclusivo a cargo dos Japan Studios. A representar a equipa de produção estava Noriko Umemura, que depois de uma breve apresentação teve a amabilidade de responder a algumas questões que lhe colocamos, uma pequena entrevista que nos permitiu obter uma luz mais clara sobre o invulgar gameplay que se promete diferenciar de tudo o que vimos até hoje.

O jogo esteve escondido durante muito tempo depois da sua apresentação durante a Gamescom, será mais focado no “storytelling” e na vertente emocional, a julgar pela sua estética, a sua escala, e as palavras da própria Noriko, que apesar de lutar com as palavras em Inglês, nos deixou a curta entrevista que vos deixamos de seguida:

Eurogamer PortugalBoa dia e obrigado por este pedaço do seu tempo. Gostava de começar por lhe perguntar, de onde surgiu esta ideia de um mundo invisível apenas revelado pela chuva?
Noriko Umemura

Olá, começamos por discutir uma forma de oferecer surpresa, queríamos surpreender as pessoas, algo que fosse diferente. Durante essas conversas tivemos a ideia de um protagonista invisível, esse foi o nosso ponto de partida. Foi a partir daí que a história evoluiu, e o game design também, fomos procurando formas de utilizar a invisibilidade no gameplay e surpreender o jogador.

Eurogamer PortugalQue tipo de mecânicas podemos esperar? Haverá algum tipo de ação?
Noriko Umemura

As mecânicas centrais (“core”) são consistentes ao longo de todo o jogo, tu controlas a visibilidade do rapaz, e tens que evitar uma série de monstros, diferentes monstros. Então, o jogador tem que pensar como fugir, como evitar esses monstros utilizando o meio envolvente. Desta forma, em cada momento e em cada nível tens uma experiência nova, e que te faz pensar também.

Noriko Umemura aponta para o céu.
Funciona em estilo de puzzle então? Terá outros tipos de obstáculos?

O rapaz neste jogo é um ser realmente frágil, não é como os protagonistas que estamos habituados a ver nos jogos, é o oposto na verdade. Ele não se pode defender, não é capaz de magoar os inimigos. Existem sim momentos como o que viste à pouco, onde atraímos os monstros para armadilhas, mas mesmo ai é uma mecânica que te faz pensar, não é combate.

Eurogamer PortugalDiria que o jogo tenta dizer alguma coisa, tem alguma mensagem implícita?
Noriko Umemura

Diria que procura invocar incerteza e solidão. Toda a gente no passado, quando era criança se encontrou perdido a certa altura, talvez num bairro, andou às voltas assustado, com medo, mas ao mesmo tempo estás curioso, tens a vontade de ver um pouco mais, explorar mais profundamente para ver o que está para lá. Devo virar para a esquerda ou direita? Esse sentimento de incerteza é o que tentamos trazer bem incrustado em Rain.

"Quando o rapaz ficou invisível, perdeu a voz também, então inicialmente o jogo será silencioso, sem qualquer diálogo. - Noriko Umemura"

Eurogamer Portugal Será completamente mudo, apenas com narração em texto?
Noriko Umemura

Quando o rapaz ficou invisível, perdeu a voz também, então inicialmente o jogo será silencioso, sem qualquer diálogo. Depois a história desenrola-se, terás que esperar e ver.

Eurogamer PortugalQuando escolheram o nome, não temeram que o público o achasse confuso, considerando o outro exclusivo da PlayStation 3 com um nome semelhante?
Noriko Umemura

Sim claro (risos). Mas a chuva é o elemento mais importante no jogo, decidimos por isso que faria sentido e que comunicava melhor a ideia que temos, decidimos chamar Rain.

Eurogamer PortugalQuantas horas de conteúdo podem os jogadores contar para uma sessão completa?
Noriko Umemura

Não vai ser um jogo curto, curto no sentido de o conseguires acabar em duas ou três horas. Vai ser mais longo do que isso, não posso ser específica neste momento. Vais sim poder voltar ao teu jogo depois de o acabares e coleccionar fragmentos de história, para teres um conhecimento mais profundo de algumas coisas.

Eurogamer PortugalPoderemos esperar por uma versão para a PlayStation Vita?
Noriko Umemura

Não sei sinceramente, neste momento estamos concentrados no lançamento apenas para a PlayStation 3.

Eurogamer Portugal É tudo, muito obrigado Noriko.
Noriko Umemura

Obrigada.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Rain

PS3

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.

Comentários