Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 14 - Entrevista a Nick Channon

Os golos como momentos gratificantes e sobre os 20 anos da série FIFA.

Nick Channon é produtor-chefe de FIFA 14 há alguns anos, mas trabalha na Electronic Arts e na série FIFA desde o primeiro jogo lançado em 1993. Designado nessa altura de FIFA International Soccer, o jogo da EA que tinha na seleção das Quinas jogadores como Luís Figarros, é hoje uma marca mundial de sucesso. A EA tem números que atestam o sucesso da série. FIFA 13 alcançou no ano passado 4.4 milhões de unidades vendidas só durante a primeira semana.

A isso acresce a média de 90% no sítio Metacritic (tendo alcançado durante cinco anos consecutivos uma média de 88 % de críticas), fator que não deixa de ser sustentado pelos milhões de jogadores que jogam FIFA ao longo do ano, protagonizando mais de 65 milhões de jogos de futebol virtuais por semana. A EA pretende consolidar o trilho de sucesso e por isso já está a pensar na próxima temporada e em como fazer de FIFA 14 um jogo mais gratificante.

Eurogamer PortugalQuer apresentar-se aos leitores portugueses do Eurogamer?
Nick Channon

Olá. Eu sou Nick Channon, produtor chefe de FIFA 14 e trabalho na série, nestas funções, há várias edições.

Eurogamer PortugalÉ verdade, este ano celebra-se o vigésimo aniversário da série FIFA. Tudo começou com FIFA International Soccer...
Nick Channon

Bem, é fantástico ver como a série ficou por tanto tempo. Eu já estou na companhia desde o lançamento desse jogo e nessa altura causou grande entusiasmo. Para mim é maravilhoso ter feito parte disso, foi um sonho tornado realidade. É fascinante fazer parte de um dos maiores videojogos. Tínhamos já uma grande equipa, mas depois prosseguimos e chegámos ao número um depois de um longo e árduo trabalho. Mas é uma posição que queremos cimentar e, mais importante que isso, manter a chama do jogo.

Eurogamer Portugal Se pudesse escolher um jogo da série que tenha mudado a direção da série, qual escolheria?
Nick Channon

Diria que o FIFA 10 introduziu as maiores mudanças, foi um grande passo na direção que pretendíamos ver estabelecida para a série. E ao longo das edições seguintes fomos melhorando determinados aspetos do jogo. No FIFA 12 renovámos o motor de jogo através do sistema de colisão. No ano passado as alterações foram muito mais dinâmicas; nós mudámos o controlo, acrescentámos mais imprevisibilidade, com melhorias no ritmo de jogo e este ano, temos um novo sistema que está a alterar novamente, a partir do meio campo. Está uma experiência mais autêntica e mais gratificante e através da renovação que estamos a preparar é possível criar aquelas jogadas fenomenais, criar aquelas oportunidades e depois, no momento final e decisivo, rematar de forma espetacular.

Eurogamer Portugal Precisamente isso, vimos há pouco na apresentação que FIFA 14 terá uma vocação ofensiva, com particular foco na construção de jogadas e finalizações. Já tinham isso em mente para os jogos anteriores ou só agora conseguiram reunir as condições para trabalhar nesse sistema?
Nick Channon

Sim, obviamente que nós sentíamos por vezes que o jogo era demasiado fluído, muito para trás e para a frente, quase como um jogo de ténis. Bom, nós não estamos a alterar a velocidade de jogo. Mas ao colocarmos maior atenção e foco na criação de jogadas ofensivas, notámos que era isso que os jogadores queriam e que fazíamos este jogo mais autêntico, que é uma boa coisa. E então nós achámos que era uma boa oportunidade para trabalhar os remates, numa mudança que também se faz juntamente com os visuais. Agora, tu consegues compreender melhor a situação e a jogada, observando os jogadores e o suas reações.

Eurogamer Portugal Acha que essa evolução pode afetar os jogadores menos habituados e que só agora estejam a entrar na série?
Nick Channon

Não. Eu julgo que o que nós fizemos ao longo dos anos e este ano em particular é equilíbrio. Nós não estamos só a fazer mais marcações, mas aumentar as oportunidades para criar golos. Estamos a proporcionar mais variantes de remate, como acontece nas situações em que a bola desce quando se aproxima da baliza. Mas é sobretudo uma mecânica que traz mais equilíbrio. Existe mais marcação defensiva, mas também mais oportunidades de golo.

Eurogamer Portugal Desta vez há mais animações nos movimentos dos jogadores. Pretendem tornar o jogo mais realista?
Nick Channon

Penso que consiste em ser um jogo mais autêntico, mas também tem de ser divertido. Por isso acaba por ser uma conjugação desses elementos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 14

Android, iOS, PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PS2, PlayStation Vita, Nintendo Wii, PSP, PC, Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários