Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Ska Studios defende o apoio da Microsoft aos indies

Os produtores de The Dishwasher: Dead Samurai e outros jogos do XBLA.

Dois produtores colocaram recentemente a Microsoft debaixo de fogo no que toca ao seu apoio aos jogos de natureza independente. Um desses produtores foi bastante direto, dizendo "A Microsoft trata os criadores independentes muito mal."

Mas nem todos os produtores independentes estão de acordo com as acusações feitas à Microsoft. Um deles é James Silva do Ska Studios, um estúdio com apenas dois produtores.

O Ska Studios já trabalhou várias vezes com a Microsoft, tendo lançado The Dishwasher: Dead Samurai e The Dishwasher: Vampire Smile para o Xbox Live Arcade, e ainda vários jogos para o Xbox Live Indie Games, e até agora só tem coisas positivas a dizer sobre o apoio que recebeu.

A escrever no seu blog, James Silva comentou que "trabalhar com a Microsoft é muito bom", descrevendo situações em que a Microsoft avisa o quão perto de estão de passar na certificação, ajudando a dupla de produtores a corrigir os erros, e que os leva a jantar fora quando visitam a sede da companhia.

Silva atenta que a narrativa de que "A Microsoft é má para os indies" apenas prejudica os produtores independentes, e não a Microsoft, porque quem está a tentar vender os jogos e ganhar dinheiro são os produtores independentes.

"Aqueles que precisam desesperadamente de dinheiro não são as pessoas da Microsoft que dão luz verde aos projetos, são os produtores independentes que estão a tentar deixar os seus trabalhos diários, comprar uma casa, e suportar um recém-nascido," disse.

"Como um consumidor, pensariam duas vezes antes de comprar um jogo de uma plataforma falhada? Hesitariam em comprar um jogo independente de uma companhia que lixa os produtores independentes?" questionou Silva retoricamente. "Esta é a narrativa atual, e embora seja péssima para a Microsoft, é mais péssima para os produtores que estão a publicar no XBLA."

Apesar do seu ponto de vista, Silva reconhece que "conhece pessoas que estão mais contentes em outras plataformas sem ser o XBLA" e que a plataforma da Microsoft "é fechada" e que tem "padrões e protocolos rígidos".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Charlie Murder

Xbox 360, PC

See 1 more
Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários