Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

LEGO City Undercover - Análise

Agente multifacetado.

Construir uma cidade em Legos sempre um foi um dos meus sonhos de infância. Perdi a conta às horas que passei em redor do meu balde de peças, imaginando o que construiria a seguir. Mas estava limitado, um balde de Legos não era o suficiente para montar uma cidade inteira. Se construísse duas casas e um conjunto de carros já ficava quase sem peças. Visitar Lego City e ver como a cidade tem vida própria, ao contrário das construções inanimadas que fazia em criança, era uma fantasia adormecida que me deixou saudoso da minha infância.

Creio que é este o convite que Lego City Undercover nos faz: abraçar a criança dentro de nós e embarcar numa aventura inocente onde o bem prevalece sempre sobre o mal. Além disto, concretiza todos os sonhos infantis. Lembram-se quando vos perguntavam "O que queres ser quando fores grande?" Não era incomum que as respostas fossem polícia, bombeiro, ou astronauta. Em Lego City Undercover podem ser isso tudo e muito mais em simultâneo.

Lego City Undercover já foi descrito várias vezes como um Grand Theft Auto com Legos e polícias, mas depois de jogar, a ideia com que fiquei é que isto é pouco parecido com os jogos da Rockstar. Sim, têm uma cidade relativamente grande para explorar e podem entrar em qualquer carro a qualquer momento, de resto, as semelhanças ficam-se por aqui. Lego City Undercover é melhor descrito como uma celebração do universo Lego, em que os vários conjuntos de peças se juntam para constituir uma cidade fantástica.

Os jogos Lego tornaram-se bastante populares nesta geração ao cruzarem-se com outras marcas, como Indiana Jones, Batman, Harry Potter e mais recentemente, Lord of the Rings. O que torna Lego City Undercover diferente destes? Pois bem, é sua autenticidade, isto é, pela primeira vez temos algo em mãos que floresceu sem qualquer constrição. Este é um jogo para quem gosta de Legos, sem nada mais à mistura.

É com Chase McCain, um dos agentes da polícia mais prestigiado de Lego City, que entramos na aventura que nos leva a conhecer os sítios mais marcantes da cidade e as personagens mais caricatas de sempre. Sempre presente está o humor e paródia que caracteriza os jogos Lego, sendo feitas referências hilariantes a filmes como The Matrix e Shawshank Redemption. Sejam adultos ou crianças, é garantido que Lego City Undercover conseguirá colocar um sorriso na vossa cara.

A missão de Chase McCain é colocar novamente atrás das grandes Rex Fury, o criminoso mais temido de Lego City, que recentemente conseguiu escapar da prisão. Para encontrar Rex, Chase McCain torna-se um agente à paisana e depois disfarça-se até de criminoso para se envolver com outros criminosos, tudo isto para encontrar pistas que o possam levar ao esconderijo de Rex. Inicialmente um simples polícia, McCain acabará por se disfarçar de mineiro, astronauta, construtor civil, agricultor, entre outras profissões, para cumprir as missões que lhe chegam às mãos dos manda-chuvas do mundo criminoso ou do seu chefe rabugento no departamento da polícia.

O jogo, e as próprias missões, estão estruturados em redor destas profissões. Cada uma tem habilidades únicas e necessárias para aceder a áreas bloqueadas. O ladrão consegue abrir cofres e portas fechadas, o mineiro pode explodir coisas com dinamite, o astronauta pode teletransportar-se recorrendo a plataformas especiais, e assim em diante. Ao desbloquearem uma nova profissão poderão explorar novos sítios da cidade e descobrir novos segredos. Alternar entre profissões é simples, basta carregar num dos gatilhos do GamePad.

A sua simplicidade é um dos pontos a seu favor, mas por vezes, pode-se tornar enfadonho de tão simples e fácil que é. Como já disse, as missões centram-se no alternar entre as várias profissões para progredir. Em adição, terão também que partir objetos do cenário para construir outros objetos que permitem continuar a missão. Por exemplo, ao partirem um vaso poderão usar as suas peças para construir um trampolim e chegar a um sítio elevado a que não conseguiam chegar antes. Este destruir para construir é bastante comum nas missões de Lego City Undercover.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

LEGO City Undercover

PS4, Xbox One, Nintendo Wii U, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários