Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sony ameaça banir hackers PS3

"Violação do Acordo de Licença do Sistema para o sistema PlayStation 3 invalida o direito ao consumidor aceder a esse sistema."

A Sony tomou providências para reassegurar a PlayStation Network na ressaca da fuga da PS3 lv0 bootloader key e a capacidade de consolas codificadas jogarem online juntamente com utilizadores legítimos.

"Programas não autorizados para o sistema PlayStation 3 foram recentemente disponibilizados. Uso de tais programas viola os termos do 'Acordo de licenciamento de software de sistema para o sistema PlayStation®3' e os 'Termos do Acordo de Serviços e Utilizador' para a PlayStation®Network/Sony Entertainment Network e a normas do seu Código de Conduta da Comunidade," pode-se ler na declaração da Sony.

"Violação do Acordo de Licença de Software de Sistema para o sistema PlayStation®3 invalida o direito do consumidor a aceder a esse sistema. Os consumidores a correr programas não autorizados ou pirateados podem ter o seu acesso à PlayStation®Network e acesso aos serviços Sony Entertainment Network através do sistema PlayStation®3 terminados de forma permanente."

Aqueles que acreditam que ao comprar as suas consolas têm absoluto direito de propriedade sobre o seu equipamento podem não ficar muito contentes com a contenção que violar os termos e condições da Sony é fundamento para o que parece ser desativar consolas remotamente. No entanto, atualmente, as ações da companhia contra os que têm consolas modificadas não foram tão extremas: relatos não confirmados sugerem que acesso da conta e consola à PlayStation Network é revogado quando são banidos, mas a funcionalidade offline das unidades afetadas permanece intocada.

Adicionalmente, os utilizadores que têm firmware personalizado ainda não foram banidos, a Sony parece estar a dar uma oportunidade.

"Para evitar terminação permanente, os consumidores devem de imediato cessar o uso e apagar todos os programas não autorizados ou pirateados dos seus sistemas PlayStation®3," continua a declaração da Sony.

Tendo em conta o lançamento de Call of Duty: Black Ops 2 esta semana, o timing da Sony é impecável. No entanto, os efeitos das suas ações podem ser curtos: a PlayStation 3 está agora completamente aberta e os hackers estão equipados com uma lista de todos os dados identificadores enviados da consola para o servidor. A Sony pode enfrentar um desafio para manter estes sistemas banidos offline se as ferramentas de deteção de identidade de equipamento se tornarem disponíveis.

A Sony recusou adicionais comentários às suas declarações.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários