Pokédex 3D Pro - Análise

Um complemento demasiado caro para o que oferece.

Com a Pokédex 3D Pro a Nintendo e a GameFreak mostraram-se finalmente dispostas a capitalizar no fenómeno que é pokémon para além dos videojogos. Para que fique claro, a Pokédex 3D Pro não é um jogo, é antes uma aplicação que de certa forma complementa os jogos Pokémon, mas também não é correto referir que é um conteúdo adicional.

A Pokédex 3D pode ser adquirida através da eShop da Nintendo 3DS, ou seja, apesar dos mais recentes jogos Pokémon terem sido desenvolvidos para a Nintendo DS, esta aplicação é exclusiva para os possuidores de uma 3DS, assim como o Dream Radar. É um sinal óbvio de que o próximo Pokémon, cujo a Gamefreak deve estar a desenvolver neste preciso momento, será para a Nintendo 3DS e fará uso das suas capacidades.

A Pokédex 3D Pro é um sinal de que no futuro próximo a série Pokémon poderá transitar para o mundo tridimensional, contudo, por enquanto não passa de uma versão melhorada da Pokédex 3D, lançada no ano passado gratuitamente para todos os possuidores da 3DS através da eShop.

A grande mudança da Pokédex 3D para “Pro” é que deixou de ser uma aplicação gratuita e passou a ser paga. Ademais, se não descarregaram a versão gratuita, agora também já não o poderão fazer, dado que a Nintendo a removeu por completo da eShop. O preço pedido pela aplicação Pro é de 14,99€. De gratuito a este preço há uma grande distancia, pelo que devem estar a questionar-se o que esta aplicação oferece para o preço pedido ser tão elevado.

A Pokédex 3D Pro inclui de imediato todos os 649 pokémons e todas as suas formas, algo que a aplicação anterior não oferecia. Todos os pokémons são apresentados em modelos tridimensionais magníficos e com animações que fazem uso das capacidades 3D da portátil, como fazer um ataque de bolhas. Se carregarem no botão do som, o pokémon emitirá o mesmo som que emite quando aparece nos jogos.

Nesta aplicação poderão consultar todas as informações dos pokémons: os ataques que podem aprender e a que níveis, as habilidades que podem possuir, a que nível evoluem, qual o seu grupo de ovos a que pertencem, e as suas fraquezas. Na Pokédex 3D também encontram uma lista com todos os ataques existentes, bem como a lista completa de pokémons que podem aprender os ataques.

"A grande mudança da Pokédex 3D para “Pro” é que deixou de ser uma aplicação gratuita e passou a ser paga."

A verdadeira novidade da Pokédex 3D Pro, dado que grande parte do que foi referido anteriormente já era possível na versão gratuita, sendo a única limitação a não inclusão dos 649 pokémons, são os quizzes sobre Pokémon que são uma surpresa agradável. Nestes quizzes terão que responder a sessões dez questões sobre o mundo Pokémon, como adivinhar o nome de um pokémon pela sua silhueta ou pela descrição da Pokédex. É uma pequena diversão que estou certo que agradará aos fãs.

A realidade aumentada, que também já existia na aplicação gratuita, regressa na Pokédex 3D Pro mas com algumas melhorias. Desta vez poderão interagir de mais formas com os Pokémons, como descobrir os tipos de pokémon aos quais os seus ataques são super-efectivos. Esta funcionalidade é complementada por um albúm de fotografias, onde podem guardar as fotos tiradas quando no modo da realidade aumentada.

Não nego que a Pokedex 3D Pro é melhor que a versão anterior, todavia, não há forma de justificar o preço pedido. É demasiado para o que oferece, apesar de ser uma grande de base de dados sobre Pokémon. Mas o grande obstáculo desta aplicação é que existem sites gratuitos como o Bulbapedia ou Pokemon Data Base que disponibilizam a mesma quantidade de informação gratuitamente. Além disto, se quiserem consultar a Pokedex 3D Pro enquanto jogam Pokémon terão sair e abrir a aplicação. Faria mais sentido se a aplicação ficasse integrada dentro do próprio jogo.

Em jeito de conclusão, a Pokedex 3D Pro peca por exigir um preço demasiado elevado e por não oferecer um melhor serviço aos fãs que os vários sites gratuitos que abundam na Internet.

6 /10

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (14)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (14)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários