Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Football Manager 2013 - Antevisão

Quem disse que o Braga não pode ser campeão?

Já com cinco jornadas decorridas na temporada futebolística e com os principais simuladores do desporto rei já no mercado, aproxima-se a chegada do principal simulador de treinadores de futebol, Football Manager, que este ano promete trazer mais novidades do que normalmente acontece nestes religiosos lançamentos anuais.

A versão para antevisão a que tivemos acesso pareceu-me já bastante completa, com todas as opções, com a sua gigantesca base de dados atualizada (sim, o Hulk e Witsel já não moram cá) e os novos modos de jogo já absolutamente funcionais. Logo ao primeiro contacto, a maior diferença que vão notar é a possibilidade de iniciar uma carreira de treinador em Football Manager 2013 de duas formas bastante distintas.

Um dos problemas clássicos do jogo sempre foi o facto de não ser muito amigável com novos jogadores, as montanhas de informação que apresenta tornavam-no rapidamente avassalador para quem não conhecia. E não são apenas estes, a sua complexidade cresceu de tal forma ao longo dos anos, que se tornou demasiado "time consuming" para os hábitos de muitos dos fãs da modalidade, ora foi para responder a este problema que a Sports Interactive se decidiu então por estes dois novos modos de jogo.

O primeiro é igual ao que conhecemos das últimas versões, com todas as opções de simulação ativas, e onde controlamos absolutamente todos os aspetos que envolvem um clube de futebol. Por outro lado o segundo modo conhecido como "Football Manager Classic", é uma forma de jogar à maneira antiga, ou seja, não nos precisamos de preocupar com coisas como os treinos, relação com a imprensa, palestras e por aí fora, é só contratar escolher a equipa e jogar.

This article contained embedded media which can no longer be displayed.

Pessoalmente sou um tipo de jogador que se adequa mais a este último modo, há muito que perdi a paciência com toda a micro gestão que Football Manager exige, e muito menos me convencem a pagar novamente o preço de um jogo novidade só porque agora posso dizer individualmente ao Cristiano Ronaldo que está a ser displicente. Reconheço que a maioria dos adeptos do simulador adora cada adição que o simulador recebe a cada ano, afinal, tenho um grupo de amigos absolutamente obcecados pelo jogo, mas percebo perfeitamente o alvo do modo clássico.

A primeira coisa que reparei durante a minha experiência com Football Manager 2013, é que me pareceu consideravelmente mais rápido do que os anteriores, tanto durante os jogos, como quando o jogo está a processar a base de dados. Esta rapidez é fundamental se considerarmos que o jogo sempre teve problemas para manter os jogadores engajados devido aos ridículos tempos de loading, muitas vezes apenas para processar os jogos dos adversários, informação que por vezes nada tinha a ver com a nossa equipa.

"Grandes negócios fazem-se à última hora".

Onde esta versão para 2013 apresenta mais novidades é durante as partidas propriamente ditas, tanto no que diz respeito a novas opções e mais conveniência, como a um renovado motor de jogo em 3D com mais animações e maior qualidade de resposta dos jogadores. Foi mesmo introduzido um motor de física que torna a bola sensível às condições atmosféricas (desta vez confirma-se) e melhora a resposta aos remates, acabando com aqueles golos impossíveis que por vezes aconteciam, e que requeriam um verdadeiro contorcionista.

A interface é também mais simples durante as partidas, e também podemos aceder a um maior número de informação relevante em tempo real. A nota de cada jogador, a sua condição física, estado mental, dicas da equipa técnica, resultados dos outros jogos que nos afetam diretamente, tudo isto pode ser configurado para surgir numa janela lateral que nos atribui o feedback que julgarmos importante. Podemos também atribuir algumas indicações à equipa a partir da linha lateral durante os jogos, a estratégia global e estilo de jogo, que podemos ir ajustando mediante o feedback que recebemos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Football Manager 2013

PC, Mac

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.

Comentários