Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Resident Evil 6, Toyota e Kinect e 3DS Pikachu

Tudo e mais qualquer coisa neste rescaldo.

Agora que estamos em Outubro já podemos dizer que estamos em plena época alta de indústria e se Setembro nos trouxe a reentrada fantástica que todos esperavam, este novo mês promete ser arrasador. Depois da época futebolística ter começado em Setembro, temos agora um mês repleto de novidades que prometem arrasar com as carteiras de qualquer um. Seja qual for a plataforma de preferência, as propostas são mais do que muitas e para todos os gostos. Com a indústria em pleno poder, temos também uma semana bem curiosa em termos de notícias e até curiosidades portanto vamos ao que interessa.

Temos muitas notícias neste novo rescaldo semanal e acreditamos que apesar de preferirem esquecer algumas, elas estão aqui inseridas para mostrar do que foi feita esta indústria na primeira de Outubro. Com uma indústria cada vez mais importante como meio de entretenimento é normal ver as suas criações se ligarem com outros meios e desde carros a cantores existe muito para relembrar.

Para começar nada melhor do que aquele que é provavelmente o acontecimento mais estranho nesta indústria dos últimos anos: Justin Bieber aparece em NBA 2K13. É que nem sabemos bem o que dizer aqui, talvez até fosse altura para inserir uma piada do género, 'e ele tem sequer altura para isto?', mas não vamos por aí (ou já fomos?). A comunidade mostrou grande interesse em torno desta notícia mas aparentemente não temos muitos fãs do cantor por aqui. "Se fosse como cheerleader até se compreendia, agora como jogador?! Será que vai ter as stats reais ou quando ele entra em campo o jogo vira um NBA Jam?" Esta foi a pergunta do dudas enquanto o fanboy_killer comentou que "Aqui está uma coisa que eu não me importava nada que fosse apenas DLC. Até daquele que está incluido no disco, neste caso abria excepção! No NBA Street Vol. 2(grande jogão!), o Nelly e os Saint Lunatics estavam incluidos e até tinham a sua piada. Este miúdo não tem graça nenhuma. Preferia jogar com a Adele."

O maior lançamento da semana foi sem dúvidas Resident Evil 6 da Capcom, a mais recente entrada na aclamada e controversa série estreada em meados da década de 90. Com este novo jogo a Capcom tem sido criticada pela direção que afasta o jogo das suas raízes, sentido contraditório ao pedido pelos fãs, mas a companhia tem sido firme na promoção do seu novo jogo. O diretor do jogo falou sobre Resident Evil 6 ao blogue oficial PlayStation onde revelou que,"Estamos sempre a ouvir o que os fãs estão a dizer e tentamos levar isso em conta quando estamos a fazer o jogo. Mas é o nosso trabalho criar uma nova experiência e oferecer algo que seja fresco e desafiador. Queremos ter a certeza que agradamos os fãs mas a reação inicial poderá não ser logo positiva. Nós ouvimos os fãs mas não podemos ficar agarrados a eles a cada passo que damos e não acho que poderíamos progredir em termos do desenvolvimento da série."

"Isto não é o que os fãs querem. É o que vocês querem, e o que vocês querem são o exemplo dos filmes de Resident Evil. Explosões, show off, muitos tiros e um enredo digno do canal Syfy (B-movies)."

O Rurouni comentou que, "Qual quê..realmente tá muito fresco e desafiador....cagaram no que os fãs pediram e saiu o jogo que saiu! Agora tou pa ver o que vão fazer com DMC.. Nice goin Crapcom.." O v_for_vendetta segue o mesmo sentido mas vai ainda mais longe, "Isto não é o que os fãs querem. É o que vocês querem, e o que vocês querem são o exemplo dos filmes de Resident Evil. Explosões, show off, muitos tiros e um enredo digno do canal Syfy (B-movies). Esta industria, assim como a industria cinematográfica estão mesmo na merda. Jogos de merda e filmes de merda. Já não há amor á camisola e só querem fazer dinheiro. De mim nem 1 cêntimo vêm." Resident Evil 6 parece ter conseguido o que ninguém pensava, gerar mais controvérsia que o anterior.

O novo FPS da EA em novo trailer.

Ainda nesta semana ficamos a conhecer do interesse do produtor de Final Fantasy Type-0 pela PlayStation Vita. Hajime tabata confessou estar a pensar na PS Vita dizendo que gostaria de criar um novo jogo para o sistema. "Tendo em conta tudo isso, é um aparelho muito apelativo. Eu já queria criar m Final Fantasy genuíno para aparelhos móveis e acabei por criar Final Fantasy Type-0, portanto não posso dizer que já existe algo em mente, mas se houver uma oportunidade definitivamente gostaria de tentar criar um jogo para a Vita." Cá entre nós devo confessa que não me importava primeiro de ver Type-0 na Europa e se fosse na suposta versão HD para a Vita então ainda melhor, depois pensaria num novo jogo feito de raiz. "Bem podiam era meter o FF Type Zero na Vita. Vendia que nem pães!" Obrigado David5988.

Para os interessados convém não esquecer que os conteúdos PlayStation Mobile chegaram no dia 3 de Outubro. Hoje é o dia de lançamento deste novo tipo de conteúdos, onde se destacam jogos a preços reduzidos, que variam entre 50 cêntimos e 12,99€. Podemos hoje contar com jogos tais como Super Crate Box, Twist Pilot e Fuel Tiracas. Na PS Vita os conteúdos estão debaixo da categoria PlayStation mobile na PlayStation Store e no caso dos tablets e smartphones, teremos que descarregar a aplicação PlayStation Mobile.

Algo que poucos poderiam sequer pensar, tendo em conta o que aconteceu com a Epic Games nesta geração de consolas, acabou por acontecer. Cliff Bleszinski deixou a Epic Games após 20 anos de trabalho e um estrondoso desempenho na série Gears of War. Do seu futuro nada se sabe mas Cliff diz que chegou a hora de um merecido descanso. ":OOOOOOOOOO Que notícia! Doeu um pouco saber... mas espero o melhor, tanto a ele quanto à indústria," partilhou o Romaryo. O kk1r também demonstrou o seu espanto: "Muitas figuras icónicas da indústria dos jogos estão a abandonar posições de elevada importância... Alguns para se dedicarem a outro tipo de jogos (e.g. Peter Molyneux), outros para saírem completamente desta indústria (e.g Greg Zeschuk e Ray Muzyka). Apesar de isto abrir caminho para novo talento, o facto de tantos nomes importantes estarem a "desistir" dos jogos preocupa-me. Seria a mesma coisa se o Spielberg, Peter Jackson ou Tarantino decidissem deixar de fazer filmes. Como grande fã de Gears of War e dos outros jogos em que ele trabalhou (Unreal, Shadow Complex, Infinity Blade, etc), desejo o melhor possível ao Cliff e espero que em breve possamos saber notícias acerca do seu novo grande jogo."

"Isto parece tecnologia de ponta, mas quem viveu os anos 80 sabe bem que isto era o normal com O Justiceiro e o seu KITT."

Que o Kinect podia ser utilizado para as mais diversas coisas já o sabíamos mas agora foi revelado que a Toyota produziu um carro protótipo que usa o Kinect. O Toyota Smart Insect, que de acordo com o Engadget, usa o Kinect para reconhecer o dono do carro, ao ler a face e forma do corpo. Ao detectar o dono do carro pode por exemplo abrir a porta automaticamente, bem como reconhecer diversos comandos de voz (algo que já existe em muitos automóveis), mas neste caso em conjunto com uma câmara na frente e traseira, dando as boas vindas ao condutor. "Isto parece tecnologia de ponta, mas quem viveu os anos 80 sabe bem que isto era o normal com O Justiceiro e o seu KITT. Nem precisa viver os anos 80, pois eles fizeram um remake que está a passar agora nalguns canais," diz o xpto2004.

Perto do final da semana a Nintendo revelou que a Nintendo 3DS XL Pikachu está a caminho da Europa e confirmou detalhes adicionais sobre vários jogos para a sua portátil coqueluche. Sobre jogos para a 3DS foi confirmado que Paper Mario: Sticker Star chega à Europa a 7 de Dezembro enquanto Pokedex 3D Pro Lands tem lançamento marcado para 7 de Novembro. No entanto, já no dia 12 de Outubro vamos ter a chegada de Pokemon Dream Radar. Foi também revelado que os jogos criados pela Level-5 através do Guild01 vão ser lançados na Europa através da eShop: o primeiro é Liberation Maiden de Suda51 que chega precisamente hoje. Caso sejam adeptos dos jogos digitais podem a partir de hoje encontrar no serviço da Nintendo jogos como Super Mario Land 3D, Mario Kart 7, Ocarina of Time 3D e Star Fox 64 3D. Já Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked chega em formato físico numa data por anunciar mas ainda este ano. Monster Hunter 3 Ultimate está a caminho da Europa e chega em Março de 2013 tendo sido demonstrada a possibilidade de ligar três sistemas 3DS a uma Nintendo Wii U.

Sobre isto o MasterLobus disse-nos que, "Eu até comprava a 3DS XL Pikachu, mas não tenho dinheiro para isso agora. Vou esperar por outra versão limitada da XL para comprar uma. Não estava nada à espera que lançassem os jogos do Guild01 na Europa. Não se esqueçam que a eshop também vai receber a sequela do excelente Pullblox - Fallblox -, Denpa Men, Nano Assault EX, Hydroventure Spin Cycle e Hana Samurai nos próximos meses. Para além disso vão por um titulo da eshop com desconto por semana, durante as proximas 6 semanas, começando com o Pullblox hoje e o Colors 3D na próxima semana. Acho que está na altura de comprar mais um eshop card... O Line-up de jogos de fim de ano para a 3DS não está mal: Professor Layton, Epic Mickey, Paper Mario, Virtue's Last Reward e Shin Megami Tensei. Podia ser melhor (o Luigi's Mansion e o Fire Emblem bem que podiam sair este ano), mas não é má. Foi um Nintendo Direct razoavel. Não houve nenhuma surpresa bombastica, mas é bom ver que a Nintendo está a oferecer melhor conteudo na eshop do que na DSiWare."

Para terminar temos a sensacional a possibilidade de os jogos GameCube chegarem à Nintendo Wii U através da Consola Virtual. Surgiram novas informações na revista Retro Gamer, onde afirmam que os jogos da consola da Nintendo irão ser lançados via Virtual Console, a loja digital da Nintendo para os jogos retro, e não só. A Nintendo ainda não oficializou nada sobre como iremos poder jogar jogos da GameCube, mas já é sabido que os discos da mesma não funcionam na Wii U. " Espero que seja verdade. Queria jogar o Super Mario Sunshine, o Luigi's mansion, o Wario World,The Legend of Zelda: Twilight Princess (versão gamecube) entre outros.Embora já tenha jogado o The Legend of Zelda: Twilight Princess gostava de o jogar com o comando da GameCube para ver como seria a experiencia. Podiam também permitir que os jogos do gameboy advance também saissem via digital e que se podesse jogar os jogos do gameboy advance, gameboy color, gameboy original,etc na Wii U, se isso acontecesse era muito fixe, ou seja, havia apenas uma unica loja mas se o jogo em questão não podesse ser jogado no equipamento que estavamos a utilizar aparecia uma mensagem do genero, "Para jogar este jogo precisa de utilizar uma Nintendo 3DS" ou "Para jogar este jogo precisa de utilizar uma Nintendo Wii U", conforme o caso." Foram as palavras do Colector_Boy.

Assim sendo temos mais um rescaldo semanal desta nossa indústria que parece simplesmente não querer parar de surpreender com curiosidades. Cada vez mais o ritmo de lançamentos aumenta e temos grandes motivos para passar o tempo de comando na mão. Seja a correr nos melhores estádios do mundo, a desbravar imensas paisagens ao lado de amigos ou então a dar pontapés em zombies que aprenderam a usar armas de fogo. Existe de tudo um pouco e agora que já ficaram a saber, ou relembraram, o que se passou nesta semana, estão à vontade para regressar para perto da consola de eleição.

Read this next