Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PlayStation Super Slim, Gangnam e Metal Gear Solid

Rescaldo semanal ao estilo Eurogamer.

Setembro chegou e praticamente já passou. A malta já voltou à escola, mas quem tem férias tardias não fica triste porque o tempo está para sorrisos, ou talvez não. A indústria recuperou em pleno o seu fulgor e está a movimentar-se como habitualmente, com notícias de destaque todos os dias e grandes lançamentos mesmo ao virar da esquina. A cada nova semana temos um título de topo a chegar às lojas e nos escritórios estão-se a formar os planos para o próximo ano.

Como tem sido hábito, este é o rescaldo semanal no qual pretendemos destacar as notícias de maior perfil na semana segundo as indicações da comunidade Eurogamer. Assim sendo nada melhor que começar com uma das mais interessantes notícias vindas do Tokyo Game Show: O anúncio da PlayStation 3 SuperSlim que pesa apenas 2 quilos. Ficámos a saber que a Sony vai lançar no final deste mês um modelo PlayStation 3 ainda mais magro, o Super Slim. Este novo modelo, pelo menos o de 12GB de memória Flash, pesa apenas 2 quilos. O modelo com um disco de 500GB pesa 100 gramas adicionais. Ou seja, desde 2007 até agora a PlayStation 3 viu reduzido mais de metade do seu peso. Em termos de dimensões a consola está também mais pequena. As medidas do modelo Super Slim são as seguintes: 290 × 60 × 230 mm (largura, altura e comprimento).

A isto o sergiosergio tem a dizer que, "Sony deve ter reduzido bastante o consumo de energia, menos consumo menos calor e o tamanho da fat devia-se a 60% do tamanho da consola era cooler mais a fonte incorporada, se traduzia ao peso que tinha. Agora o preço ideal para a Super Slim não devia ser superior a 150€ com os 12GB e só existir essa versão, quem quisesse mais espaço por 40€ já se compra um bom disco de 160GB." Quanto ao prazeres69 "Acho que não faz sentido o modelo de 12gb custar o mesmo que o actual modelo de 160gb :/" e para o DwarfStar, "ao preço que vai custar, as pessoas vao preferir a wii U."

"Acho que não faz sentido o modelo de 12GB custar o mesmo que o actual modelo de 160gb - prazeres69"

Ainda por terras do Sol Nascente vimos Kingdom Hearts HD 1.5 Remix ser anunciado como exclusivo PlayStation 3. Os ansiosos fãs de Kingdom Hearts vão poder finalmente ter um jogo da série numa consola caseira Sony e aqui vão encontrar Kingdom Hearts Final Mix e Kingdom Hearts Re:Chain of Memories em versões de alta definição num só disco. Ao contrário do que sucedeu com o original, as vozes vão estar em Japonês e todas as cut-scenes de Kingdom Hearts 358/2 Days vão ser refeitas em HD. "Espero sinceramente que o tragam ao ocidente. Não só é o aliciente do HD mas também o poder jogar ao Remake do chain of memories e a uma versão "completa" do kingdom hearts 1, ambos nunca lançados na Europa." Este foi o pedido do Bruky, enquanto o gargles deixa a pergunta, "O Final Mix e o Chains of Memories... E o 2? O melhor da saga, não pode ser incluído? Seja como for, pergunto-me se estes HD Remasters serão lançados fora do Japão. Os Final Mix não passaram por aqui."

Continuando ainda por terras da Sony, esta aclama que a PlayStation 3 e a Vita rivalizam com a Nintendo Wii U. John Koller, vice presidente de marketing na SCEA, está convencido que com a PlayStation Vita, a PlayStation 3 consegue oferecer o mesmo que a nova consola da Nintendo. "Estamos sempre a dizer aos nossos fãs PlayStation que o que a Wii U oferece é algo que a PlayStation 3 e Vita conseguem fazer facilmente," comentou Koller com o Engadget. Koller explica que a Sony não quer forçar esta experiência de dois ecrãs aos jogadores, pelo que a sua implementação está dependente dos conteúdos. "Precisamos de assegurar que os conteúdos não são forçados. E, para nós, assegurar que o jogador recebe o tipo correto de experiência é o mais importante. Essa tecnologia existe na PlayStation" acrescentou Koller.

"Há realmente conteúdo que a Nintendo não poderá ter, como por exemplo o God of War, Gran Turismo, etc..., como há um outro conteúdo que Sony não pode ter, exemplo o Super Mario, The Legend of Zelda, Pokémon, etc... Minhas caras editoras, metam na cabeça que o que faz vender as vossas plataformas, são os jogos exclusivos e não o vosso hardware." Assina o Guerreiro. "a ps vita como comando fica caro", diz o thefly79 e o Liquid_Belmont apela a que, "Ó senhor John Koller, esteja calado. Outra vez a mesma conversa de que a PS3 + Vita rivalizam com a WiiU? Esperta é a Nintendo que fica calada a vender o seu peixe, tem confiança na sua consola e não anda a tentar inventar "bundles" sem qualquer lógica e comparando feijões com batatas."

Game with Zombies YEAAAHH!

Permanecendo ainda em torno das máquinas e séries da Sony, ficamos a saber que Sly Cooper: Thieves in Time vai ser lançado em Março de 2013, escapando assim a 2012. Sly Cooper: Thieves in Time beneficiará da opção Cross-Play da Sony, sendo que se comprarem a edição para a PlayStation 3, receberão completamente gratuita a versão PS Vita. O jogo será lançado durante o mês de março de 2013, e será lançado em simultâneo nas lojas físicas e PlayStation Store. A opção Cross-play estará presente quer na compra online, quer nas lojas. "A primeira imagem tem o logo da produtora. LOL As skins e a capa estão Altamente. Espero que sejam as mesmas pessoas dos anteriores a dobrar o jogo, o Sly tem a voz do Yugi de Yu-Gi-Oh," disse o Collector_Boy.

A Nintendo Wii U foi um dos grandes assuntos da anterior semana e volta a dar que falar pois uma das suas fraquezas é o CPU. "Uma das fraquezas da Wii U quando comparada com a PS3 e Xbox 360 é o poder do CPU, que é mais fraco," disse Akihiro Suzuki, o produtor. "Então, para jogos na série Warriors, incluindo Dynasty Warriors e Warriors Orochi, quando tens muitos inimigos em simultâneo, o desempenho é afetado por causa do CPU."

"Depois de todos os rumores e todas as declarações deste genero a conlusão a que chego é: A wiiu é a consola mais potente atualmente mas por pouco... - Dusted"

"Desenvolver para novo hardware é sempre um desafio, assim como preparar um jogo para o lançamento da consola. Mas um ponto de vista visual, baseado no desempenho da Wii U, sabíamos que o jogo tinha a capacidade de ter melhores gráficos que os jogos da PS3 e Xbox 360. Não se enganem, de um ponto de vista visual, a consola é capaz de produzir melhores gráficos. O nosso desafio foi fazer gráficos melhores, e o objetivo foi cumprido."

O Dusted. comentou sobre isto dizendo que, "Depois de todos os rumores e todas as declarações deste genero a conlusão a que chego é: A wiiu é a consola mais potente atualmente mas por pouco..." enquanto o kk1r partilhou que, "Segundo o que li, o problema é que a arquitetura do CPU é diferente da arquitetura do Cell e do Xenon (CPU da 360). Ou seja, apesar do clock speed (GHz) ser inferior ao Xenon da 360, o CPU é mais poderoso e mais eficiente (tal como um Core i7 de 2.4GHz é mais poderoso que um Pentium 4 de 3.2GHz). Além disso, foi revelado pela Nintendo que a GPU da Wii U é uma GPGPU, ou seja, pode ser usada para "ajudar" o CPU com certas coisas como physics, AI, colisão, etc."

Para os mais atentos a tudo o que é Nintendo Wii U convém destacar que, Assassin's Creed 3 vai ser jogo de lançamento e no mesmo lugar podem conferir todo o conhecido catálogo de estreia da nova coqueluche Nintendo. Atualmente sabemos que a consola vai ser acompanhada por 16 jogos e todos eles com bastantes argumentos para serem comprados. "New Super Mario Bros. U, ZombiU, Darksiders II, Assassin's Creed III, Batman: Arkham City, LEGO City: Undercover, Monster Hunter 3 Ultimate, Ninja Gaiden 3: Razor's Edge, Pikmin 3 e Bayonetta 2 são dos jogos que vou adquirir ou ficar atento." Novamente palavras do Guerreiro.

War Z mostra um pouco de si mesmo.

Não largando desde já a Nintendo Wii U, ficamos esta semana a saber que Dragon Quest X Wii U chega na Primavera de 2013. Este é um título importante na aclamada série RPG e esperamos que chegue à Europa. Esses parecem ser os votos dos membros da comunidade. O swrutra partilhou que, "Provavelmente já não vai sair na Europa na Wii. O ocidente gosta de arranjar estratégias de venda, e é óbvio que estando confirmada uma versão Wii U lançar na Wii era menos uma razão para comprar uma nova consola. Agora espero que lancem a versão Wii U, quando vier a nova consola eles já não têm desculpa. Desculpa… eles arranjam sempre. Os jogos estilo anime têm deixado de ser lançados no ocidente. Com tantos jogos ocidentais já confirmados para Wii U, quer-me parecer que se vão criar novamente dois mercados isolados para a mesma plataforma. Como todos sabem, os grandes sucessos do ocidente passam despercebidos no Japão, mas entre os jogos mais vendidos no ocidente, também já nenhum é japonês."

Mais novidades sobre Metal Gear Solid: Ground Zeroes é o que todos queremos e assim tivemos. No Tokyo Game Show foi referido que devido a ser um mundo aberto, todos os conteúdos estarão em stream direto, mas ocorrerão sempre em segundo plano. Este é um aspeto que vai contra o que foi referido ao Eurogamer na semana de anúncio do jogo, onde Kojima afirmou que Metal Gear Solid: Ground Zeroes terá ecrãs de loadings. No evento no TGS foi referido que a única exceção será durante a entrada no helicóptero. Aí haverá um ecrã de carregamento da informação. Haverão locais neste mundo aberto que poderão ser explorados também por helicóptero. Voltou a ser confirmado os ciclos dia e noite, e que o motor de jogo FOX estabelecerá um novo padrão dentro do género.

"Melhor jogo de sempre! diz o Philips_PT e este ainda nem saiu ou então seria do 'forever'. Já o feitio prefere comentar mais e dizer que, "Foi o que tinha dito. Só carrega quando somos transportados para outro local. Estou bastante expectante, e confiante que este Ground Zeroes possa fazer-me esquecer as criticas que fiz ao MGS4." Como te percebo feitio.

"Confiante que este Ground Zeroes possa fazer-me esquecer as criticas que fiz ao MGS4. - Feitio"

Mais perto do final da semana ficamos a saber que a beta de Medal of Honor: Warfighter chega em exclusivo à Xbox 360. A beta terá o modo multijogador chamado de Hotspot, onde os jogadores terão que atacar diversos locais e os defender de uma forma aleatória. O mapa escolhido é um estádio em Sarajevo. Mas as novidades não se ficam por aqui. Numa parceria com o grupo de música Linkin Park, se a beta for descarregada mais de 3 milhões de vezes será revelada a música Castle of Glass, onde o seu videoclip contem imagens do jogo e será mostrado cinco dias depois da beta.

"lol se fosse uma beta a sério estava em todas as consolas e pc, mas infelizmente hoje em dia beta é sinónimo de demo cumps" comentou o Kaos_pt. "Não confundam BETAS com DEMOS, BETAS normalmente saem antes do jogo sair,podem ser abertas ou fechadas, nunca é a build final do jogo, e servem para testar o jogo, para achar problemas com a build especifica e ver se está estável. DEMOS, são partes da build final, normalmente saem ao mesmo tempo que o jogo, e serve como demostração para o jogador decidir se compra o jogo ou não. Estas são as diferenças, ou pelo menos devia ser, porque muitas editoras não lançam demos porque não tem confiança no seu produto, tambem com a quantidade de jogos banais que tem saído provavelmente muitos jogadores que experimentassem a demo acabava por não comprar. Com esta atitude de merda da EA quase de certeza a versão da 360 vai ser a melhor porque é uma versão mais testada, não vejo qual é o problema de lançarem betas para a PS3 e PC, pois tanto os jogadores como o dev só teriam a ganhar com isso, enfim mais uma decisão parva da EA." Foi o que o sergiosergio teve a dizer.

Para terminar temos a Sony que diz que donos de uma Xbox 360 querem uma segunda consola, que é precisamente a PlayStation 3 acompanhada de Uncharted 3. "Com a Wii U a chegar? Não sei não, se tivessem acertado nos preços e no disco rígido das novas Super Slim, talvez sim. Se alguem não comprou uma Slim, ao preço das Super Slim ainda menos motivado fica para comprar." Foi o que o cybertuga teve a dizer sobre as ideias de John Koller da Sony. Já o Renato Melo partilhou que, "Por isso que não me desfaço ou digo que essa consola é podre ou pior que outra, porque no final, a gente quer aqueles games que a outra consola possui. Quando comprei meu primeiro XBOX 360 (Esse morreu com 3rl kkk) o PS3 estava fraquíssimo em games, mas depois as coisas mudaram. Comprei meu PS3 depois que saiu o SLIM e estou super contente em ter as duas plataformas. Eu também tenho o Nintendo Wii e tem suas falhas, mas possui games legais da Nintendo e alguns JRPJs muito bons. Quem critica um consola é pura idiotice! Acho o XBOX o melhor nos games Multiplataforma, curto os exclusivos, compro games na XBL que não possui na PSN, jogo na LIVE até derreter. O PS3 jogo os exclusivos, compro meus games favoritos de PSone, jogo de graça na PSN. Estou perdendo algo? HÁ algo de ruim no PS3 ou XBOX que eu possa criticar? Quem carrega Bandeira de plataforma é fanboy e não sabe se divertir! Quem puder comprar o PS3 e XBOX vai se divertir e esquecer que há uma marca. Boa diversão para quem comprar!! :)"

Assim terminamos o mais recente rescaldo semanal enquanto nos preparamos para mais uma semana especial, está aí a chegar a Eurogamer Expo 2012 que promete ser espantosa para todos os aficionados desta nossa indústria. Desde a Nintendo Wii U nas mãos dos fãs a vários jogos há muito aguardados, o evento Londrino promete ser algo bem especial. Entretanto vamos aguardando por novidades e pela chegada de mais estrondosos lançamentos.

Read this next