Mass Effect 3: Leviathan - Análise

O início de tudo.

Mass Effect é uma série épica e depois de três jogos para PC e consolas de alta definição, assim como dois jogos iOS/Android, essa sensação é atestada quando se pensa que este universo ainda parece ter começado. A ideia que tem muito mais para nos mostrar é quase uma certeza e depois de uma conclusão épica, a série da BioWare pode estar a preparar-se para um descanso mas não sem entregar os já esperados conteúdos adicionais para os devotos seguidores devorarem sem reservas. A este respeito, já Mass Effect 2 tinha elevado a escala de qualidade a um patamar forte ao apresentar Lair of the Shadow Broker e depois de tal experiência a exigência ficou alta.

Mass Effect 3: Leviathan leva-nos para eventos que decorrem antes do assalto final e da conclusão épica e controversa que fechou a trilogia. Shepard e a restante tripulação da Normandia fica perante um mistério tão ou mais antigo que a grande ameaça que paira sobre toda a galáxia e o jogador que enveredar pela escuridão vai conhecer um pouco mais sobre a origem dos Reapers e conhecer um pouco mais de todo o enredo em redor deste épico espacial. Ficando ainda com a promessa de alterações no final do jogo caso viva estes eventos.

No papel e em teoria tudo isto resulta altamente fascinante e intrigante. É quase irresistível diria, pois ponderar sobre a possibilidade de em primeira mão descobrir mais sobre os grandes e temíveis inimigos de todas as formas de vida é algo que apela a qualquer fã que se preze. No entanto tal pode desapontar alguns pois apesar de todo o tom misterioso com que o jogador é conduzido ao longo do DLC, não temos algo que verdadeiramente abale o universo Mass Effect e que se estabeleça como obrigatório mas antes sim como um forte e fácil apelo aos que não arriscam não ter tudo o que é ME.

Encarem Leviathan como uma missão que dura cerca de 2/3 horas e imaginem o perfil e estrutura tradicional. Temos que ir a um determinado ponto para iniciar a missão, seguem-se os tradicionais diálogos e depois somos presenteados com uma tarefa. Daí temos que nos dirigir a um planeta para enfrentar a tradicional ameaça para poder descobrir mais sobre a história. Podemos dizer que o maior erro de Leviathan é não se desviar muito da fórmula tradicional da maioria das missões base e não oferecer algo verdadeiramente novo, além de umas interessantes linhas de narrativa.

Em alguns pontos temos uma ligeira variação da estrutura mais orientada para a acção, algo mais focado na exploração, se bem que centrada num espaço muito curto. Com todo um tom cinematográfico e intrigante, somos convidados a procurar peças de um puzzle e todo mistério em redor da situação é muito bem-vindo e a atmosfera estabelecida ao longo do DLC é interessante. Pode ser muito bem um dos seus maiores trunfos.

O pior de Leviathan provavelmente são os momentos de tiroteio que se sentem banais e quase forçados. Numa missão de salvamento temos uma corrida contra o tempo que se sente emotiva, dinâmica e frenética, provavelmente o grande momento do DLC, mas a ausência de diferentes tipos de inimigos e a forma já bem conhecida de atuar dos que surgem fazem com que a sensação de desafio ou empenho seja quase nula. A sensação que fica é que estamos a aturar os tiroteios apenas para descobrir mais da história. O grande motivador de Leviathan. Até o desafio final deste segmento é algo copiado do jogo base e já visto várias vezes.

Perto do final temos alguns momentos diferentes mas nada que se desvie muito da fórmula base de jogo e apesar disto poder ser bom para os que gostam da sensação de algo familiar, os que preferem ter nos conteúdos adicionais algo diferente da experiência base podem ficar altamente desiludidos. A sensação pode ficar pior quando sentimos que finalmente estamos a ganhar gosto e o DLC já está no final. Acreditamos que qualquer fã facilmente criaria mil e uma formas diferentes de tornar os momentos de acção mais emotivos para acompanhar com melhor gabarito o desenrolar do enredo mas a BioWare parece ter preferido manter-se restrita ao que já havia criado.

"Leviathan não se sente como algo mal concebido mas sente-se como algo que não deriva muito do que conhecemos e acima de tudo que podia ser muito mais do que é."

Com pacotes de conteúdo adicionais de elevado gabarito, a série Mass Effect não é uma qualquer em nenhum aspeto, consequentemente a exigência perante tudo o que nela é feito é altamente elevada. Nesse sentido Leviathan não se sente como algo mal concebido mas sente-se como algo que não deriva muito do que conhecemos e acima de tudo que podia ser muito mais do que é. Não sentimos que estamos a comprar algo diferente, que não poderia pertencer ao produto base mas antes uma missão que facilmente poderia estar inserida já no disco de jogo. A premissa que o final do jogo é alterado reserva em si desde logo grande poder motivacional mas algumas linhas de diálogo extra podem não ter o mesmo fascínio para todos.

No final do dia Leviathan nada mais é do que um par de interessantes horas extra dentro do universo Mass Effect. Pode ser precisamente o que a maioria dos devotos fãs espera de conteúdos adicionais mas pode ser pouco para quem preferia algo verdadeiramente diferente e fora do normal do jogo base. Diverte e entretém mas não vai revirar do avesso a vossa compreensão do universo criado pela BioWare. É mais para todos os que respiram Mass Effect.

7 /10

Publicidade

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (18)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Em P.T. controlas sempre Norman Reedus

Nova descoberta confirma mais uma curiosidade.

Promoções Xbox One para os Game Awards

Os melhores jogos do ano com desconto no preço.

Resident Evil 2 R.P.D. Demo surge na Microsoft Store

Actualização: É a mesma demo, mas sem cronómetro.

Também no site...

Gearbox anuncia GodFall para PS5 e PC

Um novo jogo de acção e loot.

Senua's Saga: Hellblade II anunciado para a Xbox Series X

Trailer feito com o motor do jogo é impressionante.

No More Heroes 3 confirmado para 2020

Revelado novo teaser nos Game Awards.

Comentários (18)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários