Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

DayZ - O mod que todos falam

Um dia dentro da mente de um jogador ávido por saquear e sobreviver.

Para uma melhor compreensão do início de uma ronda em DayZ aconselhamos a verem o vídeo em anexo.

Alguma vez quiseram um jogo de zombies open world misturado com survival horror, onde temos que procurar pelo nosso próprio equipamento e que temos que ter em consideração a nossa condição física?

Não procurem mais porque ele existe, chama-se DayZ e é um mod para o simulador de guerra, ARMA II Combined Operations (uma coleção que traz o jogo Arma II e a sua expansão ARMA II : Operation Arrowhead).

No DayZ é-nos atribuído o papel de um ser humano no meio de um Apocalipse zombie que esta a ocorrer na nação pós-soviética Chernarus, o jogo começa no meio do nada na ilha de Chernarus, temos 225 km2 para explorar, para encontrar equipamento e para sobreviver neste mundo pós-apocalíptico.

"Decidi então tentar ver se conseguia por o carro a trabalhar, mas infelizmente o carro não tinha gasolina e não tinha nenhum recipiente de gasolina perto de ali para encher e colocar no carro."

DayZ foca-se numa única coisa "sobrevivência". O jogador começa no meio do nada fazendo "spawn" ao calhas no meio do mapa, e a única coisa que temos na mala são ligaduras, analgésicos e uma lanterna com pilhas. Temos que procurar as nossa próprias armas e munição, podemos encontrá-las em casas, celeiros, bombas de gasolina, bases militares, postos de caça ou ate mesmo em igrejas. Mas não é só armas e munição que podemos obter, mas sim também comida, líquidos e peças para reparar os veículos que podemos encontrar.

No DayZ temos que estar atentos a vários fatores da nossa personagem, desde a temperatura, a sede, a fome e a pressão sanguínea, que é a nossa vida. Para encontrar as necessidades temos que visitar as cidades para e palmilhar os supermercados, hospitais ou apartamentos antigos, mas claro que não vamos entrar facilmente, as cidades estão controladas pelos zombies e ao principio a única maneira de entrar é à socapa.

Começamos então o jogo por escolher o sexo que queremos ser, masculino ou feminino. Após escolhermos o nosso sexo aparecemos ao calhas no meio do mapa, neste caso fiz spawn em Solnichniv uma zona Este onde só podemos encontrar uma cidade pequena sem quase nada. De mapa aberto, feito pela comunidade do DayZ no meu outro computador, começo então a tentar localizar onde estou para saber o que é que tenho perto de mim.

A primeira coisa que faço quando comecei a jogar foi ver o que é que tenho à minha volta, destaco logo uma bomba de gasolina onde podemos encontrar recursos mínimos de sobrevivência, gasolina e carros. Com cuidado avancei para a bomba de gasolina, tendo em conta que poderiam estar la Zombies, e assim entrei na pequena casinha da bomba gasolina à procura de recursos básicos de sobrevivência, mas infelizmente só havia latas vazias que nada pouco servem no jogo.

"DayZ é atualmente o melhor survival horror que alguma vez tive a oportunidade de experimentar."

Também temos uma faca de caça que só serve para cortar animais mortos e assim vi que não lhe ia dar uso nenhum e que só vinha a dar peso, portanto decidi nem pó-la na mala. Quando sai da casinha reparei que estava um carro ao lado da bomba de gasolina, decidi entrar dentro do carro por trás para ver se poderia possivelmente encontrar qualquer coisa, mas não havia nada. Decidi então tentar ver se conseguia por o carro a trabalhar, mas infelizmente o carro não tinha gasolina e não tinha nenhum recipiente de gasolina perto de ali para encher e colocar no carro. Isto é sobrevivência no seu estado mais puro.

Estás preparado para sobreviver mais um dia?

Com isto prossegui para a vila mais perto da bomba de gasolina, que se chama Quarry e ao entrar decidi abordar o ambiente deitado no chão. Pois está é a maneira mais apropriada para passar pelos zombies sem ser detetado. Nesta vila podemos ouvir os imensos gritos zombies que começou logo alertar a localização dos outros zombies. Tentei então encontrar uma casa que podia entrar para procurar por armamento, para poder aumentar a minha hipótese de sobrevivência.

Mas nem tudo corre como o esperado e começo a ouvir um som de um "Crawler", um zombie que rasteja pelo chão, sendo o tipo de zombie mais lento do jogo. Aqui é melhorar parar e esperar que a sua patrulha acabasse e avancei para a casa. Já dentro um dos erros do jogo acontece. Não deixa entrar a rastejar, obrigando a entrar de forma agachada. Mas mais uma vez, a busca por conteúdos como armas ou algo que ajude a sobreviver mais tempo deu em nada. Ok, encontrei umas latas de refrigerante.

Este é um pequeno relato daquilo que podemos fazer em Day Z. Têm que ver o vídeo em cima para poderem ter a noção de que a ação e ataques à Rambo não são para aqui chamados. DayZ é atualmente o melhor survival horror que alguma tive a oportunidade de experimentar. E o mod mais famoso do momento e existem varias pessoas que compraram o ARMA só para experimentarem.

O mod ainda esta na sua fase Alpha, com o futuro DayZ poderá se tornar num jogo autónomo sem precisar do ARMA, mas só o tempo e o seu criador Dean "Rocket" Hall o poderá dizer. Day Z ainda esta em Alpha mas até agora o jogo só impressiona tendo ainda uns poucos problemas técnicos em termos de otimização e de alguns bugs e glitches que podemos encontrar pelo o jogo. Aguardem mais artigos e vídeos deste dia a dia a tentar sobreviver aos zombies.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

DayZ

PS4, Xbox One, PC

Related topics
PC
Sobre o Autor

Pedro Relvas

Contributor

Comentários