Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

ZombiU - Antevisão

A derradeira experiência com a Nintendo Wii U?

O ZombiU da Ubisoft, apresentado na conferência da companhia é o exclusivo Wii U que mais se aproxima daquilo que os fãs hardcore esperam da nova consola da Nintendo. Aliás, ZombiU tornou-se no jogo da E3 que todos queriam experimentar para comprovar as potencialidades gráficas e do Wii U Gamepad. Gostava também de chamar atenção que ZombiU não é o Killer Freaks que a Ubisoft revelou na E3 de 2011 para a Nintendo Wii U, mas que também metia zombies, neste caso Rabbids meios malucos (mais que o normal).

ZombiU está a ser produzido nos estúdios da Ubisoft Montpellier, e colocará o jogador numa cidade de Londres completamente destruída, onde a população se transformou em zombies. Numa primeira instância o jogo faz lembrar os bons velhos Resident Evil, principalmente na forma mais calma e sufocante do ataque dos zombies. Podemos contar com espaços mais abertos, mas muitas vezes ficamos circunscritos a espaços fechados, como corredores. ZombiU é um FPS que é jogado com o Wii U GamePad, e poderá ser o jogo original que faz melhor uso do comando.

Na demo disponibilizada na E3, tínhamos uma área de ação, onde parecia mais um tutorial sobre como jogar. Joga-se normalmente como um FPS, os gatilhos para disparar e fazer zoom e os analógicos para a movimentação da arma e jogador. Sente-se como um bom FPS, mas sendo muito mais calmo. A personagem é mais lenta que um FPS de ação, e o ataque dos zombies em espaços fechados obriga o jogador a ter uma postura mais estratégica.

O cenário é de total destruição. Podemos aceder ao nosso inventário, bastando para isso deslizar o dedo no ecrã de cima par abaixo para abrir. Lá temos os espaços dedicado a armas, munições e objetos. Podemos inspecionar os zombies mortos em busca de material, e nessa altura a ação passa para a terceira pessoa e o ecrã do GamePad abre o inventário, mostrando que objetos que o cadáver tem. Mas temos que ter atenção ao ecrã da TV, pois isto é feito em tempo real e zombies poderão aproximar-se de nós sem darmos conta.

Este é o perfeito exemplo de como o comando da Wii U vem dar uma nova dimensão aos jogos, quando bem usado. A sensação é que estamos mesmo a olhar para algo no chão, neste caso um cadáver. E estamos sempre constantemente a olhar de canto para a TV a ver se não existe ameaças de perto.

O mesmo acontece com a funcionalidade de analisar objetos e o ambiente à nossa frente. Abrimos a caixa de análise por pressionar o L1, e a ação passa para o Gamepad. Neste momento temos acesso a uma visão de 360º e temos que literalmente andar à volta, olhando para cima e para baixo em busca de objetos ou ameaças. A personagem no ecrã da TV passa para a terceira pessoa e vemos todo o ambiente ao seu redor e novamente temos que ter cuidado com os zombies. Esta ação é fixa, não podemos andar e ao mesmo tempo estar a analisar o ambiente. Seria fantástico, mas que obrigaria a andarmos literalmente dentro de um enorme espaço.

O efeito resulta na perfeição, mas temos que levar em conta a altura que pressionamos o gatilho para iniciar a ação. A melhor forma é apontar o ecrã para a TV, num ângulo de 90º em relação ao nosso tronco, pois o jogo irá ler a posição inicial dos nossos braços. Após isso podemos navegar de forma livre.

Outro exemplo desta ação, mas agora mais livre, é o arco e flecha. Aqui o zoom passa para o ecrã do Gamepad, e temos que literalmente colocar o comando em face com a TV. Funciona bem, prático e de certa forma natura. Mas podemos na mesma usar o arco e flecha sem termos que usar o zoom.

Trailer gameplay E3

Algo engraçado em ZombiU é que se morrermos, quando iniciarmos o jogo novamente iremos poder ver a nossa anterior personagem transformada em zombie e ela irá atacar-nos. Esta opção é no mínimo hilariante. Em modo normal o ecrã do comando mostra o mapa do jogo, os objetivos e onde estão os zombies que poderão estar a aproximar-se de nós.

"ZombiU é um FPS que é jogado com o Wii U GamePad, e poderá ser o jogo original que faz melhor uso do comando."

ZombiU receberá um modo versus, onde o jogador com o Wii U Gamepad controla o Mestre dos Zombies, numa perspetiva de cima e o outro jogador tenta sobreviver usando o comando clássico da Wii.

No trailer de apresentação pudemos ver muitos mais níveis, funcionalidade e cenas de stress. Falta ainda saber muitas mais coisas, a sua história, modos online, como irá funcionar o single-player ou se será apenas por áreas. Também ainda existe algum trabalho a ser feito no que respeita aos ataques corpo a corpo e na velocidade de fuga da personagem. Com tantos zombies à nossa volta o gameplay muitas vezes fica meio confuso.

ZombiU é na verdade, para já, o jogo que mais parece aproveitar todas as funcionalidades da consola e do seu comando. Não obriga o jogador a forçar o seu uso, mas é algo natural, debaixo de um contexto de gameplay. O jogo também brilha a nível gráfico, principalmente no modelo das personagens. Não é nada que já não tenhamos visto em outros jogos, mas um excelente indício do que virá a seguir.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

ZombiU

Nintendo Wii U

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários