Street Fighter x Tekken - Antevisão

Uma colisão espetacular entre dois mundos.

Depois da SNK, Marvel e Tatsonoku, a Capcom finalmente aliou-se à Namco Bandai para nos trazer um dos crossovers mais aguardados de sempre: Street Fighter x Tekken. São dois dos nomes mais importantes e influentes no que toca ao género de luta. De um lado temos um jogo com aspeto de desenho animado e jogabilidade clássica em duas dimensões, que embora simples, possui uma grande profundidade. Do outro lado está o oposto, com uma jogabilidade a três dimensões, com lutadores armados com uma variedade de ataques enorme e com gráficos realistas.

Conjugar um com o outro seria impossível, principalmente devido às grandes diferenças entre a jogabilidade. Por isso é que haverá dois jogos: Street Fighter x Tekken e Tekken x Street Fighter, o primeiro usando o motor de Street Fighter e o segundo usando o de Tekken. Para que não haja confusões, fica sublinhado que aqui estamos a tratar apenas do primeiro.

Não há que esconder que Street Fighter x Tekken baseia-se em Street Fighter IV, mas seria errado dizer que é o mesmo jogo apenas com as os lutadores de Tekken à mistura. A semelhança entre os dois fica-se pelos controlos, pelo que quem está familiarizado com Street Fighter IV adapta-se facilmente, mas há algumas novidades importantes neste aspeto.

A primeira impressão que tive mal comecei a jogar é a necessidade de um fightpad ou fightstick. Jogar com o comando da Xbox 360 ou PlayStation 3 será bastante difícil porque mecânicas fundamentais como a troca de parceiro requerem carregar em dois botões ao mesmo tempo, assim como contra-atacar usando o nosso parceiro. Se ainda assim preferirem jogar com os comandos padrão das consolas, é imperativo que mudem o mapeamento dos botões. No caso do contra-ataque usando o parceiro, é necessário carregar no gatilho superior e inferior direito ao mesmo tempo, o que não é muito prático.

Claro que o que foi dito acima apenas se aplica a jogadores que querem "levar o jogo a sério". Na verdade, Street Fighter x Tekken tem um lado mais casual para jogadores que apenas procuram diversão e deixar o lado competitivo de fora. Ao aceder à lista de ataques de cada lutador, em baixo encontramos uma opção para mudar os comandos para "casual" ou "muito casual", tornando a execução de um "Hadouken" tão simples como carregar "X" (versão Xbox 360) e frente.

Algo que tem estado em falta nos jogos de luta da Capcom é a explicação das mecânicas de jogo e o modo "Trial" não cumpre o propósito, ensinando apenas combos com os vários lutadores. Em Street Fighter x Tekken a Capcom finalmente introduziu um tutorial que vos ensinar a jogar, e não apenas a fazer combos. Os jogadores mais experientes certamente não vão sentir necessidade de visitar tal modo, mas Street Fighter x Tekken procura ser um jogo para todos, e não apenas para aqueles em que conhecer pormenorizadamente os frames é quase uma obrigação.

Sendo Tekken um jogo bem diferente de Street Fighter, uma das preocupações é a transição dos lutadores para a jogabilidade deste último. Felizmente a Capcom fez um excelente trabalho neste aspeto e os lutadores permanecem idênticos e com os seus ataques mais carismáticos, mas como seria de esperar, a lista de ataques dos lutadores de Tekken foi encurtada. Apesar disto, de uma forma geral, os lutadores de Tekken tem uma lista de ataques maior que os lutadores de Street Fighter.

Algo benéfico para os jogadores de Tekken é que não precisam de aprender a jogar novamente com os seus lutadores favoritos. Muitas das combinações de ataques em Tekken transitaram para Street Fighter x Tekken. Um exemplo é a combinação "quadrado, triângulo, triângulo" de Kazuya, mas existem mais, e o mesmo se verifica em outras personagens. Claro que há outros ataques que terão que ser efetuados ao jeito de Street Fighter, sendo necessário os "ziguezagues" e rotações de quartos de círculo.

Publicidade

Salta para os comentários (16)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (16)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários