Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

UFC Undisputed 3 - Antevisão

Artes marciais autênticas.

A menos de três semanas do lançamento no nosso território de UFC Undisputed 3, tivemos acesso a uma build, que apesar de limitada nas opções aos combates imediatos, nos permite perceber parte significativa do trabalho desenvolvido pela Yuke's nesta que é a terceira edição da série, especialmente no tocante ao combate. Entretanto desde finais de Janeiro que se encontra disponível uma demonstração do jogo para Xbox 360 e PS3, pelo que poderão ir lá testemunhar algumas das novidades.

Após mais de um ano de ausência (o último jogo foi editado em Maio de 2010), a THQ está esperançada em conseguir um grande regresso. O desporto de combate MMA atinge bons índices de popularidade um pouco por todo o mundo, mas também há os fãs que seguem esta série há bastante tempo. Os adeptos dos jogos anteriores recebem cada nova edição com altas expectativas. De modo a poder satisfazê-las, a THQ vai entregar um produto altamente renovado. A jogabilidade foi amplamente remodelada para satisfazer tanto os veteranos como os jogadores que só agora sentem motivação pela série.

Muitas vezes tudo começa quando os utilizadores seguem os combates pela televisão, sentem o entusiasmo e depois querem prosseguir na consola os mesmos combates, com lutadores por que tenham preferência.

Com efeito, uma das primeiras notas a destacar prende-se com o bom tratamento gráfico. UFC Undisputed 3 exibe um grau de realismo ímpar. A descrição dos lutadores está soberba e há toda uma autenticidade nos seus movimentos, expressões faciais e suores corporais que tornam cada combate algo tão credível e realista quanto um vídeo a correr ao lado. Igualmente impressionante é a estabilidade da frame rate, mesmo quando a perspectiva transita para planos distantes fazendo uma captação abrangente do octágono e do público que assiste, maravilhado, à entrada em cena dos lutadores numa coreografia bem gizada.

Esses são alguns dos detalhes que revelam a dedicação da Yuke's à custa de um ano extra de desenvolvimento. Melhor apresentação, imagem e fluidez do jogo. O que temos é assim uma experiência mais autêntica, desde a entrada em palco até ao fim do combate. Uma das novidades é o feedback lançado pelos treinadores. No final de cada round o nosso lutador é aconselhado a modificar o seu estilo de combate e sobre que golpes poderá aplicar no adversário. Por outro lado o treinador tende a dar indicações no decurso do combate, o que é sempre algo positivo quando se pretende uma maior imersão.

O modo Pride será seguramente bem recebido pelos adeptos. Como já deverão saber por esta altura este modo de jogo é constituído por regras de combate mais abertas. Apesar de existir um domínio da estrutura de combate típica do UFC, por aqui irão aceder a mais lutadores, novas arenas, luminosidades especiais, com influência nos combates ao ar livre, mas talvez o mais interessante seja a hipótese de fazer a vida negra ao adversário, aplicando socos e pontapés com mais violência. Movimentos esses que não são permitidos nos combates UFC têm neste modo ampla cobertura.

Para lá dos lutadores para o modo Pride, há que contar com os lutadores que integram as diversas classes de peso do UFC e aqui é que as opções atingem níveis bem satisfatórios. Ao todo terão perto de centena e meia de lutadores, com muitos deles a marcarem extreia.

Como já dissemos atrás o sistema de combate foi alvo de grandes modificações e entre os aspectos mais salientes a destacar está a possibilidade de escolherem comandos pro que implicam mais exercício no analógico (normalmente rotações de 1/4) para transitar de posição ou então uma opção mais simplificada e adequada aos novatos, que lhes permitirá alterar a posição de combate fazendo movimentos verticais. Por um lado esta subdivisão é bastante útil para quem só agora chega à série. O objectivo passa no entanto por estabelecer uma progressão para a vertente mais completa e complexa do combate, onde reside, com efeito, a verdadeira "fun".

Os diversos lutadores presentes na edição deste ano.

O sistema de socos e pontapés também foi melhorado. Sendo mais rápido o ataque o jogador poderá causar mais danos no adversário, especialmente nas combinações de golpes entre socos e pontapés. Poderá ainda aproximar o adversário à rede para aplicar submissões. Agora há uma particularidade neste caso. Assim que se abre uma oportunidade para fazer uma submissão, uma imagem octogonal surge no ecrã, devendo o jogador premir o analógico na direcção do adversário.

Será possível resguardar a face se estiverem numa posição inferior com o adversário dentro da vossa guarda. Poderão desse modo desviar a cabeça e impedir que sejam socados, ao mesmo tempo que podem aproveitar a posição para aplicar alguns "strikes". Estas são algumas das mais importantes modificações que irão encontrar no jogo.

Para a THQ, UFC Undisputed 3 é uma grande aposta e quer tanto promover a aproximação dos novos jogadores como veteranos. Os primeiros irão apreciar as chamadas de atenção em tempo real para as combinações de golpes a realizar em certos momentos, assim como outras execuções importantes e estruturais. Já os veteranos irão encontrar nas alterações uma forma de aprofundar o estilo de combate. De um modo geral o jogo está mais atraente em termos visuais, realista e apostado em reproduzir fielmente as regras desta modalidade desportiva de combate. Com chegada ao nosso país para breve, aguardem pela nossa crítica.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

UFC Undisputed 3

PS3, Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários