Rovio: "A pirataria tem alguns benefícios"

Criador de Angry Birds afirma que espalha a marca.

Apesar da pirataria ser um dos graves problemas a nível mundial na distribuição de videojogos e respetivos lucros, certo é que parece existir um certo benefício em paralelo, pelo menos é assim que pensa Mikael Hed, CEO da Rovio, produtores de Angry Birds.

O executivo afirmou, durante a conferência Midem em Cannes (via The Guardian), que uma das vantagens da pirataria é que espalha a marca ou o conhecimento por parte do público da marca.

Mikael Hed acredita que a indústria dos videojogos deverá aprender da terrível forma que a indústria da música tentou combater a pirataria.

É referido que a pirataria nos videojogos não se resume, pelo menos no seu caso, à aplicação do jogo em si, mas também a todo o merchandise associado, que conforme afirma, "Existem toneladas e toneladas de merchandise, especialmente na Ásia, que não são produtos oficiais e licenciados".

Mikael acredita que uma legislação baseada em força bruta não fará nada para combater, e mais ainda, poderá ter é um efeito negativo na marca.

"Nós tiramos algo da indústria da música, que é parar de tratar os clientes como utilizadores e começar a tratar os clientes como fãs... A pirataria pode não ser uma coisa má: no final de contas poderá trazer ainda mais negócio", comenta Mikael.

Concordam com as suas palavras?

Salta para os comentários (30)

Sobre o Autor

Jorge Soares

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Conteúdos relacionados

ObrigatórioHorizon: Zero Dawn review (PC) - Inquestionável

Guerrilla Games entrega a edição definitiva.

State of Play - Assiste em directo às 21h00 de Portugal

A Sony quer tornar a tua noite mais quente.

PS5 Digital Edition custará 399€, prevê analista

A versão com leitor de discos custará 499€.

Fãs da Xbox pedem boicote a Marvel's Avengers pelos conteúdos exclusivos PlayStation

"Tenham respeito próprio e recusem ser tratados como um consumidor de segunda classe."

Também no site...

Comentários (30)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários