Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Artigo - Caixa postal Nintendo 3DS

Uma forma especial de comunicação entre utilizadores.

A Nintendo 3DS é uma consola portátil cada vez mais multi funcional, especialmente quando ligada à rede através do Spotpass, ao possibilitar uma utilização tanto passiva como ativa para os seus titulares. Em Dezembro último chegou um novo aplicativo do canal Eurosport. Atualizado semanalmente, a aplicação oferece vídeos curtos do selo WATS, onde são exibidas situações caricatas, num belo efeito 3D, seja qual for a modalidade desportiva. Claro que estes vídeos, assim como os do Nintendo Video só podem ser obtidos se a consola permanecer ligada à rede. Pouco antes dos vídeos do canal Eurosport, a possibilidade de gravar vídeos em 3D passou a ser uma realidade.

Mas o aplicativo desse mês que rapidamente se tornou num dos principais motivos de atracão pelos utilizadores foi a caixa postal Nintendo. Este aplicativo gratuito que pode ser descarregado diretamente da eShop, vem oferecer uma solução avançada e bem mais criativa na troca de mensagens instantâneas entre os utilizadores. Graças ao SpotPass as cartas podem ser enviadas através da internet e não mais necessitamos de usar a ligação Wi-Fi da consola como meio exclusivo de comunicação com os utilizadores da mesma plataforma.

Podem enviar receitas aos amigos.

As reacções de entusiasmo pela ferramenta foram imediatas quando o serviço postal ficou disponível e nos primeiros dias começaram a chover as primeiras cartas, com conteúdos varáveis, desde mensagens originais a situações cómicas, todas tinham algo em comum, o potencial do aplicativo. Desde o aproveitamento da via postal para as saudações natalícias até outras comunicações e desideratos, estamos perante mais uma concretização de sucesso e um passo em frente na aproximação que a Nintendo faz ao on-line. Não sendo um sistema totalmente original é a sua particular concretização, bem ao jeito do software Nintendo, que lhe confere uma singularidade quando estamos perante as folhas em branco na 3DS.

O sistema está de tal modo enraizado com o núcleo central da plataforma que permite juntar imagem, som e texto numa mesma carta, sendo que estes elementos podem ser articulados com efeitos 3D ao nível da escrita ou desenho. Por enquanto ficaram de fora os vídeos, no quadro das funções principais da consola, mas não é de excluir que para o futuro a Nintendo possa introduzir modificações ao aplicativo e estou seguro que muitos utilizadores já detetaram algumas limitações cuja superação permitiria um resultado ainda mais eficaz.

Stylus na ponta dos dedos, tinta, tela branca e imaginação

O primeiro contacto com a caixa postal Nintendo revela toda a acessibilidade do aplicativo. Muito simples, directo e fácil de usar, começamos por perceber o funcionamento através das cartas da assistente Nikki, um Mii automático de serviço que no canto inferior esquerdo parece rabiscar alguma coisa, mostrando diferentes expressões faciais. Logo por aí percebemos que podemos enviar as nossas composições ou desenhos para todos os amigos que tenhamos na lista ao mesmo tempo, ou então dirigir uma mensagem para alguém em particular.

A Nintendo colocou neste aplicativo um sistema de incentivo, premiando com novas soluções de personalização da criação de cartas, os utilizadores que enviem para os amigos mensagens e as recebam de volta. Se no princípio estão limitados a caneta e borracha, mais tarde acederão às imagens, sons e fundos que podem servir como postais.

Depois sempre podem desenhar sobre os fundos, acrescentando mais alguma coisa à temática como uma mensagem ou então conjugando-os com uma fotografia que tenham no vosso servidor de imagens. E neste caso poderão recorrer às imagens de realidade aumentada, com efeitos 3D para conseguirem uma conjugação especial. Contudo para enviarem determinados postais ou imagens pré concebidas terão de gastar moedas de jogo. Cada postal custa 5 moedas e outras opções como o efeito relevo também têm um preço em moedas de jogo. Por isso, torna-se útil que circulem bastante com a 3DS em modo repouso de modo a acumularem um sólido fundo de maneio para os temas.

A variedade de temas é louvável. Vão encontrar imensas temáticas enquadradas em momentos especiais e festivos ao longo do ano, pelo que tanto poderão desejar boas festas natalícias, como enviar os parabéns a alguém ou desejar uma boa viagem de férias de verão.

Os sons que tiverem guardados no aplicativo respetivo da 3DS podem ser transferidos para a carta, respeitando, no entanto o critério de 5 segundos no máximo de som. É uma opção algo limitada, porém, permite diversificar e personalizar ainda mais a mensagem.

Para compor uma mensagem podem usar até quatro pequenas folhas ou quadros. A tinta disponível para a caneta é limitada e convém que se mantenham atentos ao indicador de carga disponível. Assim que esta estiver prestes a esgotar escuta-se um indicador sonoro, apontando para a conclusão da carta. Para os amantes das tiras cómicas ou composições gráficas não haverá, por vezes, espaço ou tinta suficientes para concluir certas ideias. Será importante por isso aproveitar cada linha ao máximo ou usar a borracha para apagar o desnecessário a fim de rentabilizar a tinta disponível e não ficar o "trabalho" pela metade. Uma boa precisão na stylus e colocação da 3DS sobre uma superfície dura são elementos essenciais para arriscar o que seja da vossa vertente artística.

O temporizador é a melhor forma de garantir o envio da carta numa data específica.

É pena que no meio de tantas ferramentas para a caixa postal não seja possível recorrer às cores para garantir mais especialidade ao texto ou desenho. Por outro lado, se escreverem uma carta aos vossos amigos podem esperar que eles vos respondam, mas resposta à resposta é que não é possível, o que não vos permite estabelecer uma conversa propriamente dita. Além disso, a resposta dos vossos amigos está limitada a uma folha e a uma carga de tinta é menor.

Não deixa de ser curiosa a receção das cartas. Ao invés de serem apresentadas imediatamente, as páginas remetidas são reveladas através de uma sequência acelerada de criação. Podem sempre pressionar num botão e ver tudo de imediato, mas é preferível ouvir os rabiscos e ir descobrindo, aos poucos, que mensagem é aquela, enquanto que vemos o Mii que subscreveu a missiva esboçar várias expressões faciais que conferem um tom cómico à carta. Existe, contudo, um delay no envio e na receção das cartas. O aplicativo aponta sempre que os envios através de Spotpass só podem ser realizados quando existir uma ligação à rede. Levando mais ou menos tempo, todas as cartas chegam ao seu destino sob a forma de um envelope que contém a novidade.

Este é assim mais um aplicativo de sucesso para a 3DS que irá dinamizar a troca de dados e informações entre os utilizadores da 3DS. A caixa postal Nintendo apresenta um conjunto interessante de ferramentas, sendo muito simples, acessível e divertido e não podemos esquecer a brilhante apresentação graças ao aspeto adorável que preside ao longo das tarefas, assim como a música e design. O envio das cartas manuscritas aos amigos e familiares tem vindo a dar lugar a e-mails e mensagens rápidas de sms. Pode ser que a caixa postal Nintendo reacenda o gosto pelas tradicionais cartas, onde palavras e desenhos se conjugam com fotografia e som para um resultado interessante.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários