Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Move Fitness - Análise

Vamos Fit nessa?

Não sabem o que fazer depois de uma grande almoçarada quando ainda têm uma jantarada a caminho? Não têm tempo suficiente para se dirigirem ao ginásio e o tempo lá fora simplesmente não permite qualquer tipo de atividade física que vos impeça de parecerem um chouriço enlatado perante os vossos amigos? A resposta pode estar mais perto da sala de estar do que pensam e bem perto da vossa PlayStation 3 com Move fitness.

Desde que os controlos por movimento se tornaram moda entre as massas na Wii, que os jogos em torno das atividades físicas têm ganho enorme fulgor, representados numa panóplia bem diversa de títulos. Este género tem sido também uma das formas de as companhias mostrarem a mais valia para os seus controlos por movimento e de tentar mostrar que os videojogos também se podem assumir como experiências saudáveis. O mais recente é mesmo este Move Fitness da Sony Computer Entertainment Europe e que pretende oferecer uma experiência complementar a todos os desportistas.

Move Fitness propõe-se a um objetivo extremamente simples, fazer com que o exercício diário seja algo acessível e acima de tudo divertido, especialmente para os que por algum motivo não se podem deslocar a um ginásio e até querem criar hábitos saudáveis no seu dia a dia. Ficar em forma com o Move é o lema e um ginásio virtual divertido é o esquema. Juntem um personal trainer e a capacidade de ouvir as vossas músicas favoritas e temos os condimentos principais propostos por Move Fitness. No papel, ou na caixa melhor dizendo, é tudo muito bonito de ver e ler mas a pergunta que se deve aqui colocar é: será que funciona mesmo? A julgar por alguns músculos mais doridos, alguns dos quais que nem sabia que os tinha, diria que sim.

Antes de entrar neste ginásio virtual e conhecer a sua bela/o personal trainer, o jogador vai precisar de dois comandos Move e depois de inserir os seus dados, está pronto para iniciar a sua atividade. No total temos cerca de 25 exercícios, entre os quais alguns são mais para o divertimento, mas outros são bem mais intensos, isto porque a experiência Move Fitness é dinâmica, tal como se desejaria, e ajusta-se ao ritmo de cada um. O jogador pode até mesmo criar planos de treino específicos à sua vontade, ou então deixar reinar a vertente de jogador e simplesmente optar pelos exercícios que mais divertem enquanto jogo. Caso contrário podem optar por um dos vários programas à disposição que se centram no treino de diferentes músculos e com resultados diversos, assim como níveis de esforços variados.

Certamente vão conhecer algumas das vozes aqui presentes neste divertido ginásio virtual.

Se nesta altura de festividades querem mostrar que não têm medo do Bolo-rei ou do Pão de Ló, então podem escolher o programa Queima Gordura (o jogo está completamente em Português, desde o texto às vozes), podem escolher a duração (permitindo que o jogo se ajuste à disponibilidade de cada um) e enfrentar uma série de exercícios escolhidos a pensar nesse propósito. Caso queiram treinar a zona abdominal, as pernas, os ombros ou então recorrer ao treino digno de um boxeur ou esforço cárdio, o jogo permite que o façam de forma altamente simples. A duração do treino é uma boa forma de controlar o desgaste físico e durante todo o treino temos a ajuda da/o personal trainer virtual.

Mais do que um incentivo enquanto jogo, este personal trainer ajuda-nos a perceber os exercícios nas primeiras horas e vai tentando impulsionar o jogador a fazer mais e mais rápido. Imitar o personal trainer é uma boa forma de se começar até que se apanhe o jeito e depois é deixar que a vertente jogo de Move Fitness reine. Isto porque, tal como mencionado, o jogador tem pela frente uma dificuldade dinâmica. Se o jogador está lento ou não consegue boa sintonia com o personal trainer, depende do exercício, o exercício mantém-se lento. Caso consiga acompanhar o PT ou consiga um bom ritmo então a pontuação começa a subir, juntamente com o ritmo cardíaco e o exercício vai ganhando velocidade e torna-se mais difícil e mais duro. Caso o jogador não consiga acompanhar então a dificuldade e a velocidade reduzem-se lentamente.

Tudo está feito para que o jogador se sinta num ambiente divertido e relaxado para que os exercícios sejam motivadores e entusiasmantes. Por falar em exercícios, são 25 que variam entre dar murros em sacos de areia, agachamentos intercalados com saltos, apanha de bolas, fuga a bolas, atirar bolas, e outros pensados especificamente no Fitness. Pelo meio temos tempo para descanso e ainda para uns alongamentos no início e final. Os exercícios são divertidos e a procura de melhor pontuação ajuda a introduzir alguma competitividade no produto, mas inevitavelmente o jogador vai acabar por escolher alguns que mais prefere sobre outros.

Apesar do jogo incutir no jogador a filosofia de quanto mais se aplica melhores e mais resultados consegue obter, a verdade é que rapidamente os exercícios se repetem sobre si demasiadas vezes e enquanto uns vão agradando outros não conseguem o mesmo efeito e quebram a vivacidade no jogador. Move Fitness é um produto que deve ser jogado no dia a dia e por programas de exercícios específicos aos resultados pretendidos e como tal o cansaço físico e mental deve ser variável mas para alguém que se decida mesmo em investir neste ginásio virtual, tem que ter em mente uma postura mais atlética e não tão videojogável.

O PlayStation Move já serviu de plataforma para várias experiências similares, mas dificilmente alguma conseguiu ser tão atrativa quanto este Move Fitness. Apesar da forçosa necessidade de um segundo comando Move, este é um jogo que chega a um preço altamente acessível e com uma premissa bastante simples: oferecer um ginásio virtual divertido cujas atividades são dinâmicas e ajustáveis às necessidades de cada um. Como tal consegue e aqui por casa conseguiu mesmo convencer. Caso no futuro seja alvo de atualizações com novos exercícios e programas de treino então o investimento pode ganhar força e Move Fitness será ainda mais do que já consegue ser.

Move Fitness conseguiu recuperar a diversão nos jogos de exercício físico e desporto como já não vinha a sentir desde Sports Champions e, mesmo sendo um produto relativamente diferente, consegue ser tão divertido quanto este. É altamente competente e amigo da família, que o digam a panóplia de atores bem conhecidos que lhe dão voz, e um grande companheiro para o vosso dia-a-dia, especialmente se não têm grande tempo ou disponibilidade. Os resultados só vão surgir com o tempo mas no aqui e agora, Move Fitness é recomendado para os que veem os comandos por movimentos como uma porta para algo mais do que experiências de jogo. E verdade seja dita, vai-vos por a suar.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Move Fitness

PS3

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários