Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Kirby's Adventure Wii - Análise

A aventura de regresso às origens.

Mais um dia normal por terras de Dream Land, quando um barco voador se despenha pelos prados verdes, deixando peças espalhadas por toda a ilha. Uma criatura misteriosa está, destroçada, dentro do barco, sem saber o que fazer. Sem hesitar, Kirby e amigos vão ao seu auxilio para descobrir o que se passou, ao que esta lhes explica que para poder voltar a utilizar o barco necessitará de todas as peças perdidas, essências para o funcionamento do mesmo. Tanto por uma motivo para revisitar uma vez mais o planeta Popstar e as suas terras misteriosas.

Depois do arrojado Epic Yarn e do inovador Mass Atack lançados ainda no decorrer deste ano, Kirby volta às origens em Adventure Wii, a nova demanda que chega à consola caseira da Nintendo depois de um período de produção conturbado. Passaram seis anos desde a sua data de lançamento originalmente planeada, na altura ainda previsto para a Gamecube. Pelo meio, sucessivos adiamentos e incertezas em relação à sua existência. Mas Kirby's Adventure Wii vive, e com ele o entusiasmo dos fãs que há muito esperam por esta aventura clássica.

Umas das principais novidades passa pela adaptação se uma jogabilidade preparada para até quatro jogadores. É possível a qualquer momento juntar um amigo, pressionando apenas um botão, para que a festa coletiva comece. É possível escolher entre personagens como Waddle Dee, Meta Knight e King Dedede, cada um dos quais com uma jogabilidade e ataques próprios. Em alternativa, é possível jogar ainda com um novo Kirby, até um total de 4 no mesmo ecrã. Quando se fartarem só terão que desativar a utilização da personagem e tudo voltará ao normal.

O objetivo desta aventura passa por ajudar Magolor, a dita criatura misteriosa, a reaver as peças da sua enigmática nave, numa demanda na qual o jogador deverá completar os diversos níveis de cada zona emblemática de Popstar. Cada zona tem uma série de níveis que deverão completar como forma de ganhar acesso ao combate com o Boss final, o qual geralmente esconde uma peça da nave. São seis no total e sempre que entregarem uma nova peça a Magalor serão presenteados com uma animação demonstrativa do progresso de reconstrução.

Mas não é só, espalhados pelos níveis estão também algumas peças, denominadas por esferas de energia, as quais deverão colecionar como forma de obter alguns desbloqueáveis no jogo. Acedendo à nave de Magalor poderão ter acesso a uma diversidade de portas trancadas que, para serem reativadas, necessitam dessas mesmas esferas. Ao cumprirem os requisitos para cada porta poderão desbloquear alguns extras, tais como desafios especiais que colocarão em teste as habilidade do jogador, dois mini-jogos que fazem uso dos controlos por movimento, que são um Shoot'em'Up com robôs e um Dojo Ninja para acertar em alvos e, por último, salas para treino especializado em diversas habilidades.

A utilização de controlos por movimentos no jogo principal é quase sempre nula, se é que abanar o comando pode ser considerado um uso do movimento. Kirby's Adventure Wii adota uma jogabilidade clássica, tão familiar às origens de Kirby, fazendo uso do comando na horizontal numa abordagem de controlos minimalista, mas tão eficaz como sempre. Irão engolir inimigos, ganhar poderes e destruir ainda mais inimigos. O jogo processa-se de forma linear, sem que hajam zonas muito complexas para explorar. Portas escondidas no meio de cada nível darão acesso a artefactos especiais ou níveis com experiências diferentes do normal.

O festim visual é uma vez mais alvo de destaque, não só graças ao ambiente animado e colorido que é imagem de marca da série, mas principalmente devido à utilização das novas habilidades especiais que enchem o ecrã de cor e ação. Além dos poderes normais, como fogo, eletricidade ou utilização da espada, que podem ser obtidos ao engolir inimigos, existe agora a possibilidade de tornar cada um destes poderes em algo ainda mais especial. Sempre que engolirem inimigos com um brilho anormal, ganharão acesso durante um tempo limitado à versão especial das suas habilidades, que permitirão partir o cenário e destruir todos os inimigos do ecrã com o pressionar de apenas um botão.

A sensação aqui obtida é realmente confortante, pois dá acesso a uma forma de progredir no nível muito louca mas, acima de tudo, diferente. Até porque nem sempre serão surpreendidos nesta aventura já que, ao estilo clássico da série, a progressão dá-se de acordo com o esquemas já algo óbvios para fãs de longa data. A narrativa de fundo desenvolve-se a ritmo lento e, por si só, dificilmente será o suficiente para incentivar à progressão. Aquilo com que poderão contar é sim uma aventura bastante acertada, que apresenta constantemente novos argumentos e diversas formas de jogar.

Kirby's Adventure Wii não arrisca muito, mas tende a ser exímio naquilo que faz. A apresentação dos níveis e trilha sonora são muito bem conseguidas, bem como a diversidade de cenários, inimigos e poderes que poderão encontrar. Quem jogou Kirby ao bom estilo clássico saberá o que esperar daqui, e nesse aspeto esta nova inserção na série cumpre. Novos inimigos serão uma constante, acompanhados por novos poderes para empolgar a jogabilidade. Com o estender da aventura, mecânicas mais rebuscadas tornarão o jogo mais difícil, mas nunca muito desafiante.

Aqueles que procuram um verdadeiro desafio, terão particular prazer em encontrar as já mencionadas esferas de energia, pois os níveis a que estas dão acesso apresentam verdadeiros desafios, cronometrados e com pontuações rastreadas. Estes níveis apresentam desafios únicos, em cenários novos e com mecânicas equilibradas, punindo os jogadores ao sofrerem danos e oferecendo bónus de vida e tempo. Não é ao acaso que são apresentadas algumas dicas de profissionais, pois alcançar uma pontuação alta não será fácil, mas será certamente viciante.

Kirby's Adventure Wii é um voltar às origens, capaz de oferecer uma aventura com uma jogabilidade empolgante, tanto para os fãs de sempre, como para novatos. Depois de duas inserções um tanto ou nada alternativas na série, este é o esperado regresso a casa, não só com as mecânicas de sempre, mas também com algumas surpresas na manga. É um jogo bastante completo, contando não só com uma aventura principal que trás ainda a vantagem de poder ser jogada num autêntico festival a quatro, mas também uma série de modos complementares que serão certamente bem recebidos pelos fãs. Numa palavra: clássico.

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Kirby's Return to Dream Land

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Ricardo Madeira avatar

Ricardo Madeira

Contributor

É redator e dá voz à Eurogamer Portugal. É um dos mais antigos membros da equipa, e ao mesmo tempo um dos mais novos. Confusos? É simples.
Comentários