Witcher 2 com 4.5 milhões de cópias piratas

CD Projekt afirma que o "DRM não funciona".

Os jogos para o PC são aqueles que mais sofrem com a pirataria, apesar de cnstantes esforços por parte das editoras e produtoras de travar o flagelo.

Apesar de adotarem medidas como o famoso DRM, o CEO do estúdio CD Projekt, Marcin Iwinski, produtores de The Witcher 2: Assassins of Kings, falou em entrevista ao PC Gamer que o seu último jogo foi amplamente pirateado.

Marcin estima que o jogo atingiu o volume de 4.5 milhões de cópias piratas, afirmando, "Estive a verificar com regularidade os atuais downloads em sites de torrents, e nas primeiras seis a oito semanas existiam cerca de 20 a 30 mil pessoas a efetuar o download a mesmo tempo".

Apesar de não serem números certos, Marcin afirma que esta estimativa poderá ser bastante optimista, pois o rácio entre cópias legais, acima do um milhão de unidades para com os 4.5 milhões é bastante positivo. Afirma que a "realidade poderá ser bastante pior".

Sobre as medidas de segurança, nomeadamente o DRM, Marcin afirma que pouco ou nada funcionou, afirmando que os piratas foram a sua próprias concorrência.

"Não importava o que usássemos, era crackado num dia ou dois, copiado de forma massiva e colocado imediatamente nas ruas por uma fracção do nosso preço", comenta Marcin.

Uma das soluções apontadas foi a inclusão de conteúdos físicos de valor nas cópias, como as músicas, os DVDs de making-of, livros e os guias.

Por fim Marcin reconhece que o DRM pouco fez para travar a pirataria, mas ao mesmo tempo prejudica aqueles que honestamente compra os jogos.

Se estão curiosos para com o jogo, não deixem de ler a nossa análise a The Witcher 2: Assassins of Kings.

Publicidade

Salta para os comentários (13)

Sobre o Autor

Jorge Soares

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Conteúdos relacionados

Rumor: Sony prepara novo jogo de terror para a PS5

É uma nova propriedade intelectual.

Rumor: Cyberpunk 2077 adiado devido às actuais consolas

Especialmente devido à qualidade na Xbox One.

Project: Mara é o novo jogo experimental da Ninja Theory

Uma credível representação de terror mental.

Também no site...

Comentários (13)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários