5th Cell: Modelo 60 dólares por jogo está ultrapassado

Porque não metade do preço para ter apenas single player?

Segundo a 5th Cell, a insistência da indústria de videojogos em vender os jogos de grande orçamento por 60 dólares por jogo é um modelo que já está gasto e que deveria ser revisto.

Em entrevista com a revista Game Informer, Jeremiah Slaczka, presidente da produtora, argumentou que o aumento dos custos no desenvolvimento e marketing significa que agora apenas uma pequena fatia de jogos têm hipótese de ter lucro.

"O modelo de 60 dólares pelo jogo em caixa está ultrapassado," disse ele. "Esteve sempre, agora está mais porque os jogos custam muito a desenvolver, a produzir e a publicitar."

"Antigamente este modelo era tolerável, porque os custos eram razoáveis o suficiente para permitir que os jogos com vendas medíocres fizessem lucro. Mas agora é uma loucura. Se não fores um mega sucesso a 60 dólares, vais acabar por desistir ainda antes de tentares, porque dezenas de milhares de dólares vão por água abaixo."

Slaczka deu como exemplo o FPS Homefront da THQ, dizendo que comparado com Call of Duty: Black Ops, não era suficientemente bom para justificar o seu preço de 60 dólares.

"Homefront era um bom FPS - não era fantástico, nem era terrível, era apenas bom. Mas como consumidor, porque é que eu iria querer jogar a um FPS bom quando podia jogar a uma série de fantásticos FPS pelo mesmo preço?"

"Enquanto mais de 13 milhões de pessoas compraram Black Ops no ano passado, e apenas nos Estados Unidos, com recordes esmagadores, menos de um milhão compraram Homefront nos Estados Unidos. O consumidor escolheu com o pensamento na sua carteira, certo?"

No entanto ele explicou que se a THQ tivesse tido uma abordagem um pouco diferente na forma de como o seu jogo foi vendido, poderia ter tido uma boa oportunidade de fazer dinheiro.

"Então e se pudesses alugar Homefront por 4.49 dólares por 24 horas a partir da tua consola? E se Homefront custasse apenas 30 dólares pelo single player e se tu gostasses poderias comprar o multiplayer por mais outros 30 dólares?," sugeriu ele.

"Isto não quer dizer que todos os jogos teriam de seguir este caminho," acrescentou ele. "Ainda existe espaço apenas para os AAA, mas muitos títulos deveriam tentar um método diferente. Penso que seria bom para todos."

Estas declarações de Slaczka vão ao encontro dos comentários proferidos por Cliff Bleszinski, criador de Gears of War, durante a GDC onde ele referiu que "os jogos de classe média estão mortos."

O próximo jogo da 5th Cell será Hybrid, um shooter para o XBLA que deverá ser lançado em 2012.

"O género dos shooters é muito difícil porque existe um patamar muito elevado de qualidade. Ainda mais difícil é quando esse patamar é definido pela nuance e subtileza. É um género onde coisas tão simples como apontar e disparar levam meses de trabalho até ficar tudo bem," contou ele à revista.

"Passámos muito tempo apenas a trabalhar para certificarmos que poderás mover facilmente e fluentemente a tua mira e garantir que os combates de curto, médio e longo alcance estivessem corretos. Sabemos que neste género as pessoas estão habituadas ao melhor, e esperam por isso e tu tens de oferecer isso, não interessa se se trata de um jogo XBLA por 15 dólares, ou se se trata de um jogo a um preço completo de 60 dólares."

Salta para os comentários (15)

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Conteúdos relacionados

Microsoft e Facebook criticam políticas da Apple

As duas companhias manifestam o seu desagrado.

Horizon Zero Dawn entre os mais vendidos e jogados no Steam

Mais de 56 mil pessoas estão a jogá-lo.

Remedy prepara novo jogo no universo de Control e Alan Wake

Começa a expandir o seu universo comum.

Persona 4 Golden deixou a SEGA com vontade de mais ports PC

Vai avaliar ports de novos jogos e outros já lançados.

Também no site...

Microsoft e Facebook criticam políticas da Apple

As duas companhias manifestam o seu desagrado.

Remedy prepara novo jogo no universo de Control e Alan Wake

Começa a expandir o seu universo comum.

Persona 4 Golden deixou a SEGA com vontade de mais ports PC

Vai avaliar ports de novos jogos e outros já lançados.

Horizon Zero Dawn entre os mais vendidos e jogados no Steam

Mais de 56 mil pessoas estão a jogá-lo.

Comentários (15)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários