WWE 12 - Antevisão

Superstars, Divas e Lendas no mesmo pote.

Quando um combate de wrestling atinge a fase apoteótica - no momento em que um dos lutadores se prepara para aplicar a estocada final no adversário, já inerte, atordoado e pouco capaz de reverter a espiral negativa de golpes acumulados - a vibração contagiante que perpassa pela multidão assistente faz qualquer espetador ficar convencido sobre a natureza desportiva da modalidade mais ensaiada do mundo e que dali o mais certo é o derrotado seguir para o Hospital. O aspeto teatral e cénico do wrestling está bem patente desde o início. Acima de tudo isto é um convívio e mesmo sabendo que haverá confrontos "controlados" a imprevisibilidade sobre quem sairá vencedor e quem ficará derrotado põe tudo mais interessante.

Nos jogos de vídeo a componente cénica resume-se aos quadros de abertura, porque daí para a frente é puro músculo e aproveitamento dos socos no adversário que moldam a experiência bem ao jeito das televisões. A popularidade deste género continua em alta. A nipónica Yuke's detém um vasto e impressionante currículo em jogos desta natureza, tendo em mãos licenças importantes como WWE ou UFC. Mas não só realiza um aproveitamento das mesmas como em cada nova edição é capaz de incluir novos elementos que, em síntese, renovam motivos para agradar os fãs.

Esta edição de WWE 12 que já nos chegou às mãos está repleta de boas novidades. Bem para lá dos novos modos de jogo que contemplam importantes elementos de personalização que se estendem a importantes domínios, há toda uma representação da modalidade tão fiel, visual e visceral, que nos deixa imediatamente reféns do carácter desportivo e do qual ninguém quer sair derrotado.

O drama, a ação e o desafio

As partidas rápidas através do 1 contra 1, 2 contra 2 ou até thriple threat representam a via mais acessível para penetrar nos meandros do wrestling profissional norte-americano. Escolhem um lutador, selecionam uma de várias arenas disponíveis, definem as regras e avançam para uns minutos de combate tomando contacto com um refrescante sistema de combate assente denominado "predator technology".

Contudo, para a edição 12 do WWE, a Yuke's reformulou o "New Road To Wrestlemania". Até aqui era habitual o jogador escolher uma superstar que haveria de progredir por diversas fases da competição, abrigada por uma estrutura narrativa, desde o Royal Rumble até ao palco primordial da Wrestlemania, sendo que havia um desfecho similar independentemente da escolha ter sido individual, tag team ou diva. Essa estrutura foi substituída por um modo de jogo que contempla mais ação, desafios e uma rivalidade entre os lutadores que porá o jogador perante surpresas e reviravoltas. No fundo poderá evoluir por diferentes caminhos, desde vilão, outsider e herói havendo para cada fase uma temporada de 18 meses de agendamentos e combates.

Trata-se de um método que proporciona novos motivos para voltar a fazer uma temporada suplementar e mais outra. Afinal, com diferentes desfechos na calha, a possibilidade de contemplar os rivais com uma diferente postura torna o processo de evolução mais pertinente.

Outra importante alteração respeita ao WWE Universe 2.0 que tal como o próprio nome sugere é uma evolução de um modo que repousa na criação e personalização de aspetos ligados ao combate. Desde as cenas introdutórias, à música escolhida, passando pelos logótipos e pela aquisição de "momentum" ao arrecadar importantes vitórias consecutivas, há imensas opções que permitem definir uma progressão totalmente enquadrada na exigência e preferência do jogador.

Salta para os comentários (7)

Sobre o Autor

Vítor Alexandre

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (7)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários