Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Saints Row: The Third - Antevisão

Steelport em sobressalto armado.

Saints Row. The Third é sobre como um grupo de mafiosos fica lá em cima. Depois de alcançarem a poltrona do poder, vão participar em assaltos e negociações milionárias, registar a patente de uma bebida, qual poção mágica, capaz de transformar o mais incauto e desabrido cidadão de Steelport num super herói, passando pela linha de roupa e acessórios para os fãs. Os Saint sentem-se mais ativos e refrescantes do que nunca e o que esta terceira edição promete é um alargamento dessa natureza visceral e festiva dos meandros e luta de "gangsters" pelo poder num ambiente aberto.

À sua maneira é um jogo de natureza ocidental, replicando paradas de locais comuns e momentos cliché, mas está tudo tão nu e trabalhado para a dose certa de diversão que o mais certo é que este jogo seja levado mais a sério do que o jogador inicialmente possa supor, desde logo por força dos grandes momentos de interatividade com missões diferenciadas e dotadas de particular envolvência.

Basta lembrar que nas primeiras missões terão de efetuar diligências tão distintas como assaltar um banco usando armas e munições que tiverem à mão, sempre com estilo. A iniciativa não correrá pelo melhor, sendo posteriormente detidos e feitos reféns num jacto particular propriedade de Philip Loren, chefe de uma organização secreta criminosa chamada The Syndicate e do qual conseguirão executar um laborioso plano de fuga onde tudo é possível até aos instantes finais.

Saints Raw The Third é avassalador na sequência de missões, disparando para vários lados ao oferecer uma Steelport mais preenchida por grupos rivais, dos quais se destacam os Luchadores e os Deckers, sempre seguidos de perto pelo batalhão de tropas especiais do governo, o STAG. Não levará muito tempo até que o jogador conheça o confronto latente em Steelport. Se as sequências iniciais do jogo apontam para o confronto armado sem grande margem de progressão da personagem, as fases seguintes contemplam o que de melhor oferece o género sandbox; uma exploração praticamente ilimitada da cidade, emergindo toda uma componente social passível de evolução embora integrada e com efeitos no reconhecimento e importância da personagem.

"Volition percebeu que teria de apostar na diferença."

As equiparações com outros "pesos-pesados" do género como GTA IV serão inevitáveis. Felizmente a Volition percebeu que teria de apostar na diferença, criando uma experiência que pudesse separar as águas. Em boa parte isso é conseguido pelo ritmo dinâmico e explosivo das missões. Mas para lá disso, existe um acesso direto, mais rápido e personalizado às características da nossa personagem. Desde torná-la mais balofa, até detentora de um "sex apeal" intocável, entre outros parâmetros, esta ferramenta de personalização será uma das primeiras vias para modelar o jogo consoante as preferências.

Depois, a natureza e variedade de missões secundárias é outro dos pontos fortes do jogo. Steelport é uma cidade de generosa dimensão e nela poderão escolher mini-jogos e atividades com finalidades distintas e até "surreais". Numa delas, fomos à garagem recolher um veículo capaz de absorver os transeuntes e os atirar na direção de alvos pré-assinalados. Depois há sempre a hipótese de ganhar mais território aos "gangsters" rivais, conduzindo ações no seu território que promovam a presença dos Saints, aumentando a reputação deles junto das pessoas.

O objetivo é ganhar dinheiro para obter armas especiais e controlar um pequeno exército altamente eficaz. Os pontos de fornecimento, de armas, roupas e acessórios estão devidamente assinalados no mapa e o uso do telemóvel permite um acesso imediato ao que pretendemos. Percorrer Steelport de automóvel ou a pé dá uma imagem clara da dimensão da cidade, territórios e população. Visualmente apelativa e bastante povoada é o antro perfeito para a luta entre gangs. Nota-se que a Volition trabalhou no sentido imprimir mais alguma densidade ao território e isso é positivo.

A conclusão das missões pode influenciar a progressão dos Saint e aqui importa distinguir entre levar à letra o objetivo pedido, podendo nalguns casos proceder ao extermínio completo de qualquer vivalma, mas também resgatar os inocentes e no caso famigerado das prostituas envia-las para um local específico, o que corresponde a um ato merecedor de reconhecimento.

O modo co-op promete estreitar os laços entre as duas personagens, numa partilha de armas e estratégias para levar de vencida os grupos rivais, com recurso a ataques terrestres e aéreos. Com Saints Row: the Third a Volition regressa ao género "sandbox" com uma firme disposição para entregar um processo interativo dinâmico, explosivo, humorístico e corrosivo, sem descaracterizar a natureza dos jogos anteriores.

Saints Row: The Third será lançado no dia 15 de novembro para PC, Xbox 360 e PS3, por isso esperem pela análise muito em breve.

Read this next