Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sonic Generations - Análise

Conflito de gerações?

A chegada de Sonic Generations solidificou em mim um sentimento que há muito tenho vindo a sentir para com a série do ouriço azul. Por outro lado, vem por em causa a capacidade de nos distanciarmos de um sentimento de saudosismo que premeia muitas das atuais críticas aos videojogos, principalmente a estes tão icónicos.

Em primeiro lugar, e pegando já no primeiro sentimento, tenho agora a certeza que o passado nos videojogos é extremamente importante para a forma que se pensa a atualidade e futuro da indústria, mas fiquei também mais firme na minha opinião que o passado não é mais que isso. Para além disso, o passado é algo não visível para a atualidade. Porque razão terá que uma pessoa de 10, 12, ou treze anos olhar para a era dourada de Sonic e sentir que os atuais jogos lhes falta algo? Sonic Generations é por si só uma razão de conflito de gerações, que de forma harmoniosa apresenta os prós e contras de ambos os formatos. É um reviver de algo que achávamos o supra-sumo, mas que se olharmos friamente para o passado, então julgamos o presente melhor.

Este é o caso. Sonic Generations é melhor que qualquer outro jogo da série, passado e presente. Mas é isso o bastante para ser um jogo de referência, um jogo que simplesmente coloca a barreira da qualidade no seu género numa zona que poucos chegam? Os primeiros Sonics tinham muitos erros, problemas e também conflitos de jogabilidade. Ver o Sonic atual (a personagem) a falar com viva voz e o mais novo, o da década de noventa, apenas a mexer os braços, explica rapidamente que temos que esquecer o passado. Tão simples como isto. Se Sonic Generations não é melhor que todos os anteriores, então é passar um atestado de incompetência a quem produz os atuais.

Não quero com isto afirmar que este jogo é perfeito, pois não o é. Está longe disso. Passado esta introdução de conflito de gerações, debrucemo-nos no jogo propriamente dito. O jogo faz jus ao seu nome. Neste novo Sonic temos acesso a dois "Sonics", um atual, maior, mais rápido, mais poderoso (e fala) e um antigo, mais pequeno, menos poderoso (mudo) e tradicionalmente 2D Side-Scroll. O Sonic e seus amigos estavam no bem-bom a comemorar os anos de Sonic (afinal já tem 20 anos) mas por incrível que pareça, ou até não, são atacados por um ser misterioso que suga os amigos de Sonic para diversos portais do tempo, e consequentemente diferentes ambientes. Como é que iremos salvar os nossos amigos? Quem está por detrás deste ataque? Essa é a nossa missão.

Em cada nível ou ambiente, temos que retirar da prisão de estátua de gelo todos os nossos amigos. Os níveis estão divididos por dois atos, sendo que o Ato 1 dentro de um nível é jogado com o Sonic antigo, em 2D Side-scroll e o Ato 2 é jogado já com o Sonic novo, em 2D Side-scroll polvilhado por secções 3D de profundidade, ou num 2,5D. Completando cada ato, teremos acesso à personagem que estava presa, bem como podemos desbloquear diversos itens da loja associada ao jogo. Esses itens são muitas vezes presentes de diversos jogos da série, como músicas, imagens e artes da série. Também desbloqueamos novos poderes, que poderemos colocar nos slots disponíveis antes de cada nível.

Apesar do jogo ser pequeno em linha reta, existem muitas coisas para fazer e desbloquear. O jogo está construído para agradar a todos os jogadores. Se não gostam de colecionar tudo e desbloquear tudo, não terão que andar horas e horas nas diversas missões e desafios. Por cada três ambientes desbloqueados, com dois atos cada, temos acesso às diversas missões e desafios associados a cada um deles. Esses mesmos desafios, dentro de cada ambiente, poderão ser jogados também eles por dois atos. Novamente, cada ato representa uma forma de abordar o nível, antigo e moderno.

Ao cumprir pelo menos com um desafio, teremos acesso a uma chave. São assim necessárias as três chaves, uma de cada ambiente, para podermos desbloquear o nível final, a luta contra o boss dessa mesma série de ambientes. Associado a cada ambiente temos também as Esmeraldas, que são ao todo sete. As esmeraldas representam uma das maiores conquistas no jogo, pois estão associadas à sua finalização.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Sonic Generations

PS3, Xbox 360, PC, Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários