Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Concerto The Legend of Zelda 25th Anniversary

Fomos a Londres com um leitor.

The Legend of Zelda é sem sombra de dúvidas, uma das minhas séries favoritas no universo dos videojogos. Possuidor de uma autêntica legião de fãs e títulos que se tornaram verdadeiras referências no seu género, The Legend of Zelda é reconhecidamente uma das séries mais respeitadas da indústria.

Não é minha intenção relembrar-vos todas as características que tornam esta série tão nostálgica, a obra nasceu e afirmou-se graças à inspiração de Shigeru Miyamoto, mas foi tendo também a contribuição de outras mentes brilhantes da Nintendo como Takashi Tezuka, Eiji Aonuma, Yusuke Nakano, Yoshiaki Koizumi, entre outros. Hoje o objetivo é falar sobre uma destas características em particular, que em muito contribui para a força desta série, a música.

Como em qualquer meio de entretenimento, existem ícones, clássicos, exemplos que fizeram/fazem a história do media, e que servem de inspiração para todos. A música de The Legend of Zelda está neste patamar desde o início, e tem conseguido manter-se ao mesmo nível nos últimos 25 anos. Koji Kondo é o principal responsável pelos temas que que fizeram parte fundamental das experiências proporcionadas nos vários jogos da série, sendo também justo referir a contribuição de outros compositores e músicos que trabalharam na série, Toru Minegishi por exemplo.

O som é um verdadeiro despertador de memórias, tive essa certeza na última terça feira em Londres. Como sabem a Eurogamer.pt juntamente com a Nintendo Portugal levou um felizardo leitor a assistir ao The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony em Londres. Este foi o único concerto realizado na Europa, e apenas o terceiro em todo o mundo (os outros dois foram em Tóquio e Los Angeles respetivamente). Assim, tratou-se de uma oportunidade única para os verdadeiros fãs Europeus da série se reunirem para celebrar os vinte e cinco anos de uma das mais adoradas séries da indústria, e ainda por cima para assistir ao poder musical dos temas icónicos de The Legend of Zelda, interpretados por uma imponente orquestra.

O Hammersmith Apollo encheu-se para oferecer uma experiência inesquecível aos fãs, havia pessoas de todas as idades, uns mais discretos, outros que não resistiam em exibir a sua Nintendo 3DS, ou até uma representação de cosplay adequada. O espetáculo abriu em grande, com a aparição do próprio Eiji Aonuma a arrancar uma explosão de aplausos da sala. A hora era para prestar homenagem à série, e assim Aonuma agradeceu a devoção de todos os fãs durante os últimos 25 anos.

Existiram vários momentos altos, a aparição de Zelda Williams para apresentar os temas foi um dos melhores. Como sabem, a filha do Ator Robin Williams (o Peter Pan), e cujo nome é inspirado na própria princesa Zelda da série, é uma confessa fã da série. A convite da Nintendo Zelda Williams foi então uma das anfitriãs da noite, continuamente a interagir com o público durante as pausas, e sempre divertida e visivelmente emocionada.

O The Legend of Zelda Main Theme Medley foi obviamente um dos mais aplaudidos, assim como o The Wind Waker Symphonic Movement. Pessoalmente, adorei ouvir o tema da Great Fairy´s Fountain interpretado de forma soberba. Mas o meu momento favorito foi a atuação surpresa de Koji Kondo em pessoa, a tocar a Grandma´s Theme em piano, lindo (beleza + nostalgia são uma combinação poderosa).

Para fechar tivemos ainda direito a ouvir o tema principal de The Legend of Zelda: Skyward Sword, que levou a sala ao delírio e bom, me deixou com mais antecipação do que nunca pela nova aventura de Link. A boa notícia é que este jogo virá com um CD com todos os temas tocados nos concertos da The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony, e assim todos terão a possibilidade de ouvir estes temas na melhor qualidade.

Fiquem com o relato do nosso leitor "Armandao", vencedor do passatempo, e com algumas fotos da aventura em terras de Sua Majestade.

Testemunho do Armandao:

"Uma experiência irrepetível, comemorar deste modo com os fãs, os 25 anos de uma série que me acompanhou durante estes anos todos como "gamer".

Este concerto faz-nos sentir melancólicos em tudo o que a série foi e expectantes no que ela se irá tornar. Ver também, o quanto é trabalhada a banda sonora de um jogo, seja agora ou que tenha sido há 25 anos. Obrigado Nintendo e Eurogamer Portugal." Armando Sousa.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.
Comentários