Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Football Manager 2012

Quem é o mestre da tática afinal?

Julgo que é mais ou menos uma inevitabilidade gostar-se de Football Manager se gostarmos de futebol. Claro que não existe regra sem exceção, mas penso que dentro dos jogadores de PC que gostam de futebol, não é fácil encontrar quem não simpatize com esta série. Depois dentro daqueles que gostam de Footbal Manager há aqueles que como eu, ficam fartos depois de duas ou três épocas. E aqueles que são obcecados em construir um projeto de longo prazo, jogando durante décadas e controlando ao pormenor todos os aspetos do simulador.

Antes de entrar nas principais novidades a que tivemos acesso neste novo Football Manager 2012 deixem-me fazer algumas considerações sobre este tipo de jogos. Na minha modesta opinião, é muito difícil oferecer elementos suficientes todos os anos que justifiquem o preço de um jogo novidade. Aliás, na maior parte das vezes, as novas versões resumem-se apenas a uma atualização da base de dados e uma estética renovada, raramente introduzindo novos elementos de gameplay relevantes. Sou um fervoroso defensor de que se deve pagar pelo conteúdo quando se gosta, até por respeito pelo trabalho dos produtores e para promover a qualidade dos futuros jogos. Agora também não me convencem a pagar por um jogo completo, quando as únicas novidades que oferece seriam perfeitamente transacionáveis através de DLC ou algo do género. Enfim, é só a minha opinião.

Negociação de contrato.

Neste sentido, importa antes de mais perceber o que traz Footbal Manager 2012 de novo para a série, que justifique que os jogadores mais experientes atualizem o seu jogo antigo por esta nova versão. Mas também o que foi feito para tornar o jogo mais acessível para os novos treinadores virtuais. Football Manager não é conhecido pela sua simplicidade, nem por ser muito amigável com os novos jogadores. Para mudar isto esta versão introduz um sistema de tutoriais renovado, com um tutorial completamente separado do jogo principal, onde os novos jogadores podem aprender as principais mecânicas do jogo, assim como algumas dicas para como tirar o maior proveito das suas equipas. Adicionalmente, o tutorial "in-game" também foi revisto, para explicar em detalhe cada uma das opções do jogo na primeira vez que clicamos nelas.

Se existe algum elogio que se possa dar ao simulador da Sports Interactive é o seu cuidado com o detalhe. Como é da praxe, Football Manager 2012 oferece informação incrivelmente detalhada das maiores ligas do mundo, seus clubes, jogadores, equipas técnicas, historial e até staff médico e observadores de cada clube. Para facilitar o acesso a toda esta informação, a versão de 2012 trará a possibilidade de configurar a interface disponibilizada na página principal através de vários filtros, mas também um sistema que adapta o aspeto da interface do jogo à resolução do ecrã do nosso computador.

Provavelmente a melhor novidade nesta versão é a possibilidade de adicionar e/ou remover ligas à medida que vamos jogando. Tradicionalmente quando começávamos o modo principal, escolhíamos quais as ligas a criar e depois a nossa mobilidade estava para sempre restringida às equipas das ligas que tínhamos escolhido para aquele jogo gravado. Este era um problema sério para quem não tinha memória suficiente no computador para aguentar uma base de dados muito alargada, estando por isso limitado a uma carreira num universo circunscrito de clubes. Agora, se ao fim de algumas épocas quisermos ir treinar o Real Madrid, podemos simplesmente adicionar a liga espanhola ao nosso jogo gravado no inicio de cada época e ela ficará disponível para nosso contento.