Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Diablo III - Antevisão Beta

"Estará pronto, quando estiver pronto".

Se tivesse que ordenar uma lista de todos os videojogos, pelo tempo que esperei por eles, o segundo classificado seria um terceiro KotOR (que vai acabar por ser um MMO), e em primeiro lugar destacado estaria, Diablo III. Onze anos depois do lançamento do seu antecessor Diablo II, a Blizzard prepara-se finalmente para lançar uma sequela, que se tudo correr como esperado, estará cá para o final do ano.

Todos conhecem a atenção que a Blizzard dedica às suas três propriedades intelectuais principais, Diablo, Warcraft e Starcraft. Deixem-me também dizer, não é uma obra do acaso as três serem um exemplo dentro de cada um dos seus géneros. Neste sentido, foi só quando vi o "launcher" da Beta de Diablo III no meu ambiente de trabalho, que acreditei finalmente que a espera está prestes a terminar, o terror está de volta. Esta versão da beta é curta, apenas uma parte do capítulo de abertura do modo campanha, mas permite jogar com qualquer uma das cinco classes do jogo, Barbarian, Demon Hunter, Monk, Witch Doctor e Wizard. Joguei um pouco com todas, mas dediquei maior atenção ao Demon Hunter e ao Witch Doctor respetivamente.

Diablo continua um festim de matança, dentro do estilo RPG point-and-click de ação que ele próprio consagrou, com um ritmo de atividade frenético logo desde o início. Infelizmente apenas temos o ataque normal e duas habilidades especiais até atingirmos o nível seis, mas ainda assim mais do que suficiente para massacres de grande efeito. À medida que vamos subindo de nível novas habilidades vão sendo desbloqueadas, no entanto, não as podemos equipar e utilizar imediatamente. É apenas depois de atingir o nível 6, que podemos escolher equipar mais uma habilidade, dentro das que fomos desbloqueando até então. Em nível 12 temos acesso a mais uma, até que finalmente em 24 conseguimos um conjunto completo de 5 "hotkeys" e os dois botões do rato com as habilidades que fomos elegendo.

As larvas querem um pedaço do nosso Demon Hunter.

Este sistema permite que tenhamos duas personagens da mesma classe, mas completamente diferentes e preparadas para tarefas distintas. Por exemplo, é possível "especializar" um barbarian em combate corpo a corpo, ou se preferirmos, torna-lo especialista em eliminar oponentes "ranged". Ou então especializar um Witch Doctor em venenos e maldições, ou se preferirmos, apostar em "companion pets" que lutam ao nosso lado. Tudo depende das habilidades que escolhermos. Adicionalmente a Blizzard decidiu tornar este sistema bastante flexível, já que é possível mudar a configuração das habilidades se desejarmos ou nos arrependermos de alguma forma.

O importante é conseguir uma sinergia equilibrada entre as nossas escolhas, para que a personagem consiga ser eficaz na tarefa que lhe designamos. Por exemplo se quisermos uma personagem equilibrada podemos optar por um feitiço que consuma poucos recursos e de preferência sem "cooldown", um "snare/stun", um escudo/cura e uma habilidade cara mas com um efeito destruidor. Por outro lado se quisermos construir uma personagem capaz de infligir muito dano rapidamente, podemos escolher cinco habilidades de dano.

Esta versão da beta pode ser terminada por volta de nível 10, antes até se não forem dados à exploração, mas neste caso fiz questão de levar o meu Demon Hunter até nível 12 para que pudesse escolher mais uma habilidade. Esta classe em particular tem habilidades ofensivas que utilizam o recurso Hatred, e habilidades táticas que precisam do recurso Discipline. Assim, faz sentido que as nossas escolhas consigam um equilíbrio entre a utilização dos dois recursos, para além da óbvia sinergia que falei anteriormente.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Diablo III

Video Game

Diablo III: Reaper of Souls

Video Game

Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.

Comentários