Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

A exigência de Takahashi

Máximo empenho na música de Xenoblade.

Xenoblade Chronicles é um dos jogos do momento. Lançado há um ano no Japão e agora na Europa, para as voltas finais da Nintendo Wii (prestes a passar o testemunho à Nintendo Wii U em 2012), é mais um argumento de peso para renovar a utilidade da máquina.

Como referimos na nossa crítica, Xenoblade é um jogo dirigido por Tetsuya Takahashi, o aclamado produtor da Monolith Soft. Todo o conceito do jogo, design, sistema de combate e guião foram por si desenvolvidos e como é normal nestas grandes produções há sempre um trabalho de correcção e acerto até que o resultado final encaixe na ideia original.

A componente musical foi um dos parâmetros do jogo em que Takahashi pediu bastante dos compositores. Com eles Takahashi foi de uma exigência medonha, especialmente através dos e-mails que lhes fazia chegar. Na recente edição das questões colocadas pelo Iwata a Takahashi e compositores musicais, o autor de Xenoblade revelou que: Neste título, tinha uma ideia definida do que queria alcançar com a música. Com isto em mente, conseguia ser bastante duro e dizia às pessoas: Vais ter de fazer isto de novo. Mas as seis pessoas que estão aqui hoje foram capazes de responder às minhas exigências e sinto que conseguiram mesmo criar uma unidade coesa e cortaram a meta enquanto um só.

A entrevista completa a Takahashi e compositores musicais de Xenoblade pode ser acompanhada através do sítio da Nintendo.pt ou se quiserem já aceder, por aqui.

Informamos ainda que até ao dia 30 de Setembro, a Nintendo está a disponibilizar na secção tesouros do Clube Nintendo a OST do jogo Xenoblade composta pelas doze melhores faixas musicais do jogo, onde se incluem o tema de abertura de Yoko Shimomura e o belo tema final cantado por Sarah Àlainn, composto por Yasunori Mitsuda e escrito pelo próprio Takahashi.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Xenoblade Chronicles

Nintendo Wii

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários