Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Kirby Wii

Não se enganem pelas cores.

Kirby está em grande. Depois de uma estreia espetacular na Nintendo Wii com Kirby: Epic Yarn, o personagem mais cor-de-rosa dos videojogos regressará em 2011 para mais aventuras por mundos coloridos. Não só teremos um título para a consola caseira da Nintendo, como também teremos Kirby Mass Attack para a Nintendo DS. Numa visita à Nintendo, a Eurogamer Portugal teve a oportunidade de experimentar ambos os jogos, mas o último abordaremos num outro artigo que chegará em breve.

Falemos então de Kirby Wii, um título originalmente para Gamecube e anunciado há mais de cinco anos. Ao contrário de Epic Yarn, que foi produzido entre o estúdio Good Feel e Hal Laboratory, este Kirby esteve exclusivamente a cargo do Hal Laboratory, responsável pela criação da personagem quando Masahiro Sakurai era um dos seus membros.

A experiência do Hal Laboratory é notável em Kirby Wii, todo o conhecimento ganho a produzir os vários Kirby desde 1992 resulta num jogo fantástico a todos os níveis. O personagem continua com todo o seu carisma e cor-de-rosa habitual, mas agora possui uma nova habilidade que muda por completo a forma de jogar. Neste título Kirby é capaz de engolir praticamente tudo aquilo que encontrar, sejam inimigos ou objetos que bloqueiam a progressão num nível.

Quando engole alguma coisa, o aspeto e movimentação de Kirby altera-se, ficando mais gordo e mais lento. Para voltar ao seu estado normal, Kirby cospe aquilo que engoliu em forma de estrela que se descola a grande velocidade e que destrói o que encontrar no caminho. Quanto maior for o número de coisas de engolir (e para isto é necessário abanar bem o comando), maior será a estrela e o seu poder destrutivo.

Dada a sua baixa estatura, Kirby não salta muito alto, o que lhe impõe um limite de alcançar lugares altos. Aqui entra em ação outra habilidade do nosso amigo cor-de-rosa, ao engolir ar, transforma-se num balão e flutua para onde quiser.

Os elementos que constituem a jogabilidade não acabam por aqui, nos dois níveis a que tive acesso, o jogo apresentou regularmente novas e divertidas maneiras de jogar, como é caso dos poderes de Kirby. Quando engole uma estrelas coloridas, Kirby ganha acesso temporário a poderes extraordinários com capacidade de destruir peças do cenário antes indestrutíveis. Os poderes não são sempre iguais, dependendo da cor da estrela, variam entre fogo, água, gelo, um chicote e folhas.