Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Marvel Pinball + DLC

Mesas do Capitão América e Quarteto Fantástico.

Marvel Pinball

Dos mesmos criadores de Zen Pinball surge agora uma versão do clássico dos salões de jogos dedicada em exclusivo à franquia Marvel. O jogo lançado recentemente na Playstation Store vai ao encontro do funcionamento geral do primeiro jogo do estúdio, sendo que a grande diferença é mesmo a dedicatória feita ao mundo dos super-heróis. Assim sendo, ao invés de mesas a percorrer cenários como as planícies africanas ou o mundo dos inspetores, terão aqui uma boa oportunidade para experimentar como seria a vida de um punhado de personagens da Marvel se vivessem dentro de uma caixa vidrada.

A experiência é enriquecedora, principalmente porque as várias mesas conseguem captar o espírito da série a que se referem. Os mundos de Spider-man, Blade, Iron Man e Wolverine são explorados ao máximo, com detalhes aplicados à realidade do Pinball capazes de deixar qualquer fã a chorar por mais. Atrevo-me a dizer que, para algumas das personagens, esta consegue ser a melhor adaptação videojogável desta geração referente aos seus universos. Dentro de cada mesa existe uma panóplia de aventuras a explorar, com inimigos e referências correspondentes a cada série, através das quais conseguirão assim obter mais pontos, seja através de multiplicadores, bolas extra ou tarefas a cumprir.

Em semelhança a Zen Pinball, também esta versão da Marvel aposta forte na comparação de pontuações, seja mundialmente ou referente ao grupo de amigos. Mais ainda que o primeiro jogo, já que serão constantemente confrontados com pontuações de amigos, através de comparações que aparecem mesmo durante a ação do jogo, que incentivam a que os ultrapassem. Introduz ainda o conceito Hero Score, referente a pontuações individuais obtidas nas mesas, e o Team Force Score, que rastreia a pontuação do jogador em combinação com as pontuações dos seus amigos.

Opções multijogador seguem a linha de sucesso do primeiro jogo da Zen Studios, com o modo Lugar Quente a corresponder à opção multijogador com um só comando que roda entre até 4 amigos. Existe ainda a possibilidade de jogar Online com até 4 jogadores, em que o objectivo passa por alcançar uma determinada pontuação primeiro.

A vantagem deste Marvel Pinball para o anterior, à partida, poderá ser a familiaridade com as personagens apresentadas, já que o jogo consegue prestar um bom serviço aos fãs através de pormenores deliciosos. Não será, no entanto, a única vantagem, já que existe realmente uma maior diversidade de atividades a explorar, essencialmente devido à existência de vilões e de uma narrativa a seguir na forma de mesa de Pinball. Quem gosta dos universos supracitados encontrará facilmente um gozo tremendo nesta experiência. Embora a quantidade de 4 mesas não seja tão espantosa, a arquitetura das mesmas e a ação mais intensa fará o jogador voltar por mais.

8/10

Mesa do Capitão América

Disponibilizada como conteúdo adicional após o lançamento de Marvel Pinball, esta mesa pode ser adquirida por 1.99 euros, encaixando-se dentro do perfil respeitante aos conteúdos inicialmente disponibilizados. É uma mesa que, naturalmente, faz uso do universo relativo a este herói. Apresenta um cenário de guerra, com uma música de fundo típica e os vilões do costume. Podem avistar-se trincheiras, armas de fogo e, como é claro, tons referentes às cores da bandeira dos EUA.

É como qualquer uma das outras mesas, personalizada de acordo com o herói, mas sem grandes novidades face ao conteúdo inicial. Tem os seus próprios segredos e aventuras a desvendar, mas nada que fuja àquilo visto nas 4 mesas originais. Aquilo que faz; faz bem – isso não está em questão. Mas a não ser que sejam realmente fãs da personagem, esta mesa tem muito pouco a acrescentar ao jogo principal.

7/10

Mesa do Quarteto Fantástico

Segue a ideia do anterior. Estas mesas, como conteúdo adicional, deveriam ambicionar superar as originais, mas tal não acontece. Considero-as até piores do que o pacote inicial em certa medida. Em qualquer uma das duas a jogabilidade é mais aborrecida do que nas 4 primeiras. E lá está, embora não falhem na medida em que oferecem uma experiência digna do resto do jogo, acabam por fazer muito pouco para justificar a compra por parte daqueles que procuram algo novo.

Quando joguei na mesa adicional Sorcerer's Lair do Zen Pinball fiquei bastante agradado por isso mesmo: a forma como oferecia uma experiência não só diferente, mas também requintada e acessível. Aqui a única diferença é que estão perante um herói diferente. Ou grupo de heróis. A ação procura ir ao encontro das aventuras do quarteto, com uma mesa equipada a rigor, mas nunca chega a ser tão empolgante como as originais.

Sem que estes conteúdos façam algo para desacreditar o conteúdo original, também não fazem muito para o reinventar, ou sequer melhorar. A mesa do quarteto fantástico pode ter 4 heróis, mas continuo a precisar apenas de um para a destronar: Blade. Mesmo sem ser grande fã desse universo, considero-a uma mesa genial e, além do mais, vem no conteúdo original.

7/10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
PS3
Sobre o Autor
Ricardo Madeira avatar

Ricardo Madeira

Contributor

É redator e dá voz à Eurogamer Portugal. É um dos mais antigos membros da equipa, e ao mesmo tempo um dos mais novos. Confusos? É simples.

Comentários