Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Zen Pinball e Sorcerer’s Lair

Dar no tilt.

Zen Pinball

Zen Pinball foi lançado na Playstation Store ainda em 2009, altura em que era rei e senhor da plataforma, controlando todo o monopólio do Pinball para os lados da Playstation. Contando com um total de 4 mesas distintas, não é como se houvesse aqui muito por percorrer, mas os segredos únicos e próprios a cada uma delas fazem com que haja um interesse duplicado em percorrer todas as zonas da mesa. É que se o objetivo é pontuar, então mais vale fazê-lo em estilo, aproveitando todos os bónus que permitirão catapultar a pontuação de forma exponencial. Tais prendem-se normalmente por zonas às quais só terão acesso cumprindo com uma série de critérios.

É um jogo bastante acessível, com um visual único e opções simples. Funciona bem e é suficientemente viciante para que voltem por mais mesmo sem o suporte de grandes incentivos.

Como na maioria dos clássicos – e ainda mais no Pinball – o grande objetivo a retirar desta atividade será a obtenção de pontuações mais altas capazes de figurar entre as melhores. Não existe uma grande variedade em modos de jogo, mas as tabelas de liderança detalhadas e repletas de filtros criam aqui uma evolução bastante interessante no conceito de jogo. São apontadas as pontuações totais em cada nível ou as melhores pontuações no total de um minuto em jogo, de forma a serem comparadas com amigos ou com toda a comunidade Online.

Em alternativa poderão ainda percorrer as opções multijogador, das quais o modo Online é particularmente interessante. Colocando um total de até 4 jogadores que participam simultaneamente e individualmente numa mesma mesa, as suas pontuações são rastreadas de forma a atacar um total anteriormente definido. O primeiro a alcançá-lo ganha. Localmente é possível jogar com um comando apenas, sendo que sempre que uma bola é perdida o jogador passa o comando ao adversário.

Não é um jogo particularmente rico em modos de jogo ainda assim, e mesmo a quantidade de mesas disponíveis inicialmente acaba por não impressionar. Embora exista algum incentivo para descobrir os segredos de cada mesa, tal será sol de pouca dura. As 4 mesas têm todas elas temas distintos, sendo que umas são mais inspiradas que outras. Contudo por um preço de 1.99 euros cada estão disponíveis uma série de novas mesas personalizadas consoante determinados temas, como Marte, Ninja Gaiden Sigma 2 ou aquela que será posteriormente analisada – Sorcerer's Lair.

7/10

Mesa Sorcerer's Lair

Olhando para todas as mesas que vinham no pacote inicial existe uma sensação de satisfação. Mesmo que em quantidade não seja particularmente incrível, o bom funcionamento das primeiras 4 deixa desde logo antever boas possibilidades para futuros conteúdos. Este é o mais recente de uma larga lista composta por outras mesas extra. Em comparação com o pacote inicial a sensação que fica é mesmo a de estarmos a jogar algo diferente – e é assim que deve ser. Não que as primeiras mesas sejam más, mas depois de experimentar Sorcerer's Lair as restantes parecem algo vazias.

É que aqueles segredos de que falei, espalhados pelas mesas, aqui existem em maior escala, e com mais variedade e dinamismo. Sorcerer's Lair coloca-vos num mundo de magia e fantasia, no qual existem uma série de possibilidade e surpresas. Poderão entrar numa zona especial que dá acesso a uma mini-mesa com um objetivo diferente, ou invocar uma série de atividades dentro da mesa principal, como é exemplo a caça aos fantasmas a que terão acesso. Tudo isso faz com que existam muitos motivos de interesse em todo o espaço da mesa.

Visualmente é mais ampla, com muitas zonas a percorrer e uma jogabilidade bem definida. Também é mais fácil alcançar grandes pontuações devido aos vários locais que dão acesso a atividades bónus dentro da própria mesa. Se o objetivo num jogo destes passa por obter pontuações altas, então não há nada como realmente ter uma infinidade de possibilidades em torno de toda a mesa como forma de subir a pontuação.

Aquilo que fica é uma mesa diferente das originais, mais dinâmica e de livre ação. Será mais fácil alcançar pontuações altas nesta mesa e com isso aumenta também a motivação para jogar mais e mais. Até porque se um dos principais atrativos do jogo principal são os segredos a descobrir em cada mesa, então aqui terão realmente um bom motivo para explorar. Se apenas em videojogos é possível explorar e levar a novos patamares certas ideias do Pinball, então esta mesa oferece isso tudo.

8/10

Read this next