Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sonic Generations

Duas gerações dão a mão.

Sonic foi para muitos, eu incluído, uma das maiores referências no mundo dos videojogos. Muitos certamente recordam com saudosismo o dia, ou noite, em que descobriram os encantos que a estrondosa velocidade deste ouriço azul oferecia. Com o passar dos anos Sonic passou de mero estranho a amigo e companheiro do dia-a-dia. Foi-se tornando numa referência e consagrou-se como um ícone. Quando chegou à adolescência Sonic começou a passar por algumas crises e por alguns problemas, fases diriam alguns. O seu estatuto incontestável de sucesso supremo começou a ser posto em causa e quando chegou à maior idade, Sonic já não tinha o mesmo brilho de outrora.

Pelo contrário, face a tamanha banalização promovida por jogos que iam saindo a um ritmo muito mais alto do que o desejável face à inexistência no aumento da qualidade, a outrora propriedade intelectual da SEGA perdeu completamente o seu mérito. Se os jogos na Megadrive foram bestiais, se os jogos da Dreamcast mostraram algum primor ausente dos derivados Saturn, já os jogos da geração 128 bits deram o primeiro aviso (alguém ainda se quer lembrar que Shadow The Hedgehog existe?) para a catástrofe que chegou na forma de Sonic The Hedgehog em 2006.

Duas gerações: um no passado e o outro no presente unidos para salvar o mundo.

O fundo havia sido alcançado e daqui só se podia subir mas face a um decréscimo imenso na popularidade, as mascote da companhia Japonesa ameaçava a extinção. Sonic tentou redimir a sua imagem através de algumas abordagens diferentes em jogos Wii, tentou mostrar que podia ser igual a si mesmo no seu expoente máximo enquanto acarinhava as plataformas digitais e ainda tentou transformar-se em seres diferentes pelo meio. Enquanto era dado um vislumbre que Sonic poderia regressar à sua forma original, uma pergunta foi sempre persistindo, pode Sonic voltar a ser relevante no mundo dos videojogos?

Nem de perto, nem de longe posso responder a isso, tal só os fãs em uníssono o podem declarar mas primeiro é preciso que a SEGA crie um jogo com estofo para tal. Sonic Generations pode ser o primeiro passo, não diretamente para o estrelato, mas no que pode vir a tornar-se uma agradável escada a percorrer. Mais do que tentar ser o jogo que Sonic merece há quase 10 anos, Generations comemora os 20 anos do lançamento do jogo original e a SEGA tem nas mãos uma oportunidade para relançar a carreira de Sonic.

Para isso conta com Takashi Iizuka que tem no seu currículo jogos como Sonic & Knuckles, NIGHTS into Dreams ou Sonic Adventures 2 e recentemente foi chamado para restituir a glória a Sonic, tendo começado com Sonic The Hedgehog 4 e Sonic Colours para Wii/DS. Agora é a vez de estender o seu produto também à PlayStation 3 e Xbox 360 e para saber o que está a preparar estivemos com ele numa sessão de apresentação de Sonic Generations à porta fechada.

Iizuka começou por explicar que este é um produto que tem na sua génese a comemoração dos 20 anos da personagem e a partir daqui nasceu tudo o que podemos ver no jogo. A ideia foi prestar homenagem ao Sonic ao longo da sua carreira e mostrar como o próprio passado da personagem, mesmo os maus momentos, podem servir como rampa de lançamento para um futuro mais risonho não só nas atuais plataformas e nas que acabaram de chegar, como a 3DS, como também nas que estão para chegar, como a Wii U.

Primeira geração: Jogabilidade 2D atualizada a prestar homenagem ao original.

Como visto no trailer em Sonic Generations vamos comemorar os 20 anos de Sonic percorrendo níveis inspirados nos melhores momentos dos seus mais relevantes jogos lançados durante todos estes anos. Um novo inimigo abriu buracos no tempo e o "velho" Sonic tem que se unir ao "atual" Sonic para salvarem o mundo. Convém salientar que apenas estes dois personagens estão jogáveis, apesar do restante leque de personagens conhecidos da série virem a surgir ocasionalmente.

O que isto significa em termos de jogo é que temos cada nível, versões modificadas e atuais de níveis clássicos de toda a história de jogos Sonic, está dividido em duas versões: uma em 2D por assim dizer, em termos de perspetiva, e outra em 3D, nas costas do personagem. Na primeira parte dos cenários temos uma progressão a lembrar o que vimos recentemente em Sonic Unleashed e Sonic The Hedgehog 4 enquanto na segunda parte dos níveis vamos ter algo mais ao encontro do que vimos em alguns momentos de Unleashed, nas secções diurnas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Sonic Generations

PS3, Xbox 360, PC, Nintendo 3DS

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários