Quake comemora 15 anos

Série ajudou a definir o género FPS.

Quake, o jogo clássico de ação na primeira pessoa, faz 15 anos: chegou às lojas no dia 22 de junho de 1996, criado pela id Software, que conseguiu um sucesso, até maior do que o que tinha conseguido com as séries Wolfenstein e Doom.

O jogo foi criado por aqueles que são considerados os grandes nomes da indústria da atualidade como é o caso de John Carmack, que ainda trabalha na companhia, John Romero (que deixou o estúdio anos mais tarde), American McGee (que tem agora o seu próprio estúdio) e Michael Abrash (agora membro da Valve).

Para o desenvolvimento do jogo foram usadas tecnologias inovadoras, como o uso de um mundo completamente em 3D com personagens também em 3D, mapas de luz, funções de rede cliente/servidor, etc.

Carmack relembrou que o desenvolvimento foi muito duro, longo e complexo. "Foi o primeiro projeto em que realmente tive que enfrentar as minhas limitações pessoais. Queria fazer mais do que aquilo que podia com todos os avanços que estávamos a fazer ao mesmo tempo."

A série deu lugar a várias sequelas, jogos derivados, e continuar a atrair os jogadores pela sua experiência de jogo online.

Salta para os comentários (8)

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Conteúdos relacionados

Back 4 Blood recebe trailer dedicado à beta

Já te inscreveste para a luta contra os Ridden?

O que estamos a jogar - 17 de Julho

É tu, a que jogos tens dedicado o teu tempo?

Digital Foundry | Os relatos são verdadeiros - a versão pirata de Resident Evil Village melhora o desempenho

UPDATE: A Capcom diz-nos que devemos aguardar por um patch para resolver o problema.

Também no site...

O que estamos a jogar - 31 de Julho

É tu, a que jogos tens dedicado o teu tempo?

Fortnite é um pesadelo, diz José Mourinho

Os jogadores passam demasiado tempo a jogar.

Parte 2 de Fantasian está quase pronta

Mistwalker promete que será maior que a primeira.

Artigo | Spider-Man: Miles Morales tem algo a ensinar aos jogos em mundo aberto

Insomniac Games ressuscitou uma sensação que pensava perdida.

Comentários (8)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários